A importância da motivação dos colaboradores em hotelaria. O caso do Hotel D. Luís
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/93737 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentado à Faculdade de Letras |
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A importância da motivação dos colaboradores em hotelaria. O caso do Hotel D. LuísThe importance of employees motivation in hotels. The case of Hotel D. LuísGestão dos Recursos HumanosMotivaçãoSistema de RecompensasRecompensas monetáriasRecompensas não monetáriasHuman Resources ManagementMotivationRewards SystemMonetary rewardsNon-monetary RewardsRelatório de Estágio do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentado à Faculdade de LetrasA motivação e o sistema de recompensas são dois pontos fulcrais para a empresa, uma vez que influenciam o desempenho dos colaboradores e auxilia na concretização dos objetivos pessoais e profissionais e o consecutivo sucesso da empresa. A motivação pode ser influenciada pela própria pessoa, mas também por situações que aconteçam, colegas ou pela empresa.Este estudo analisa o nível de motivação dos funcionários do Hotel D. Luís e os fatores que a influenciam. O trabalho tem como propósito adquirir mais conhecimentos sobre estes temas e como é que eles se interligam, analisar os vários motivos para a motivação e o sistema de recompensas proporcionado pelo hotel.A amostra de estudo é constituída por 30 funcionários do Hotel D. Luís, que receberam pessoalmente o questionário. Este tinha a informação adicional a explicar a sua finalidade, para que fosse mais fácil de interpretar no preenchimento do mesmo.Os resultados permitiram verificar que mais de 50% dos Funcionários do hotel D. Luís se sentem motivados no local de trabalho. Entre todos os fatores apresentados, os três com maior percentagem escolhidos pela grande maioria da amostra para explicar essa motivação foram: o ambiente com os colegas (100%), as recompensas não monetárias (93.3%) e os superiores hierárquicos (86.7%).Quanto ao sistema de recompensas, 33.3% da amostra concorda (nível 4 e 5) que o hotel oferece um sistema de recompensas proporcional ao trabalho, apesar da percentagem de escolha do “Indiferente” ter sido a mesma. No entanto, os fatores apresentados para justificar o sistema de recompensas foram preenchidos com discordância.Apenas em dois fatores é que as respostas positivas superaram as negativas, sendo eles as oportunidades de formação (86.7%) e a oportunidade de evolução na carreira (33.3%), apesar de nesta última o indiferente ter sido a resposta que mais se destacou. Perceber quais são as recompensas que os funcionários mais valorizam a nível pessoal, é uma maneira de contornar os valores negativos apresentados anteriormente, dentro das possibilidades da organização. Nesse seguimento, as três escolhas com maior aderência por parte dos funcionários são as recompensas monetárias (22.2%), por exemplo prémios de desempenho, efetividade/estabilidade (21.1%) e autonomia profissional (15.6%).Dessa forma, urge a pertinência na atuação da direção do hotel na reformulação do sistema de recompensas, segundo as suas capacidades e preferências dos funcionários, e consequentemente melhore a motivação e desempenho dos funcionários.The motivation and the reward system are two key points for the company, as they influence the performance of employees and help in the achievement of personal and professional objectives and the subsequent success of the company. Motivation can be influenced by the person himself, but also by situations that happen, colleagues or by the company.This study analyzes the level of motivation of the employees of Hotel D. Luís and the factors that influence it. The purpose of the work is to acquire more knowledge about these topics and how they are interconnected, to analyze the various reasons for the motivation and the system of rewards provided by the hotel.The study sample consists of 30 employees from Hotel D. Luís, who received the questionnaire in person. This had additional information explaining its purpose, so that it would be easier to interpret when filling it out.The results showed that more than 50% of the D. Luís hotel employees feel motivated in the workplace. Among all the factors presented, the three with the highest percentage chosen by the vast majority of the sample to explain this motivation were: the environment with colleagues (100%), the non-monetary rewards (93.3%) and the hierarchical superiors (86.7%).Regarding the reward system, 33.3% of the sample agree (levels 4 and 5) that the hotel offers a reward system proportional to the work, although the percentage of choice for the "Indifferent" was the same. However, the factors presented to justify the reward system were filled with disagreement.Only in two factors did the positive responses overcome the negative ones, being them the opportunities of training (86.7%) and the opportunity of career development (33.3%), although in this last one the indifferent was the answer that stood out the most. To understand what are the rewards that employees value most at a personal level, is a way to circumvent the negative values previously presented, within the possibilities of the organization. In this follow-up, the three choices with greater adherence by employees are monetary rewards (22.2%), for example performance awards, effectiveness/stability (21.1%) and professional autonomy (15.6%).In this way, there is an urgent need to be relevant in the actions of the hotel management in the reformulation of the rewards system, according to their abilities and preferences of the employees, and consequently improve the motivation and performance of the employees.2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93737http://hdl.handle.net/10316/93737TID:202674487porPereira, Ana Gabriela da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:10:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:38.640295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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