Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Carolina Sofia Belo Tavares Pireza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30394
Resumo: Com o presente relatório final de estágio pedagógico pretendo refletir sobre a minha formação inicial e a experiência como professora estagiária. Neste relatório procurei dar a conhecer a minha evolução enquanto professora estagiária e todo o trabalho que desenvolvi ao longo do ano letivo 2022/2023. De acordo com o plano de formação de estágio foi organizado todo o processo de trabalho, distribuídos por quatro áreas de formação, nomeadamente: Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem; Área 2 – Investigação e inovação pedagógica; Área 3 – Participação na escola; Área 4 – Relação com a comunidade. Na área 1 foram abordadas questões relacionadas com o planeamento, objetivos e atividades da condução do ensino e a avaliação nas aulas de educação física. Na área 2 realizei um trabalho de investigação coordenado pelo meu núcleo de estágio sobre a utilização de meios audiovisuais e o seu auxílio no desenvolvimento e melhoria da autoperceção do aluno e autoavaliação nas aulas de educação física. Na área 3 acompanhei a equipa de desporto escolar e organizei uma atividade de contato com a natureza com o objetivo dar a conhecer aos alunos um novo leque de experiências, nomeadamente as atividades desportivas náuticas. O meu envolvimento enquanto professora estagiária teve por finalidade dinamizar atividades onde houvesse um maior envolvimento por parte dos alunos conjuntamente com o pessoal docente e os encarregados de educação. Através do desporto tive a certeza que a profissão de docente não se resume apenas a lecionar aulas dentro de um ginásio ou de uma sala. Na área 4 acompanhei o trabalho do diretor de turma, uma vez que estes possuem um papel central na organização das atividades letivas e comunicação entre os diversos interlocutores do processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos, professores e encarregados de educação. Pretendo com este relatório para além de descrever toda a minha atividade profissional enquanto professora estagiária também partilhar a minha experiência pessoal neste estágio pedagógico. Em síntese gostaria que todo o trabalho desenvolvido e a minha aprendizagem fosse ao encontro da ideia de Paulo Freire (1996) de que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
id RCAP_6cd2ae41a51916111696af0f0c627193
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30394
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal NovoEducação FísicaAprendizagemEnsinoCriar conhecimentoComunidade educativaEscolaEstágio pedagógicoPlaneamentoCondução do ensinoAvaliaçãoPhysical EducationLearningTeachingCreating knowledgeEducational communitySchoolPedagogical learningTeachingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCom o presente relatório final de estágio pedagógico pretendo refletir sobre a minha formação inicial e a experiência como professora estagiária. Neste relatório procurei dar a conhecer a minha evolução enquanto professora estagiária e todo o trabalho que desenvolvi ao longo do ano letivo 2022/2023. De acordo com o plano de formação de estágio foi organizado todo o processo de trabalho, distribuídos por quatro áreas de formação, nomeadamente: Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem; Área 2 – Investigação e inovação pedagógica; Área 3 – Participação na escola; Área 4 – Relação com a comunidade. Na área 1 foram abordadas questões relacionadas com o planeamento, objetivos e atividades da condução do ensino e a avaliação nas aulas de educação física. Na área 2 realizei um trabalho de investigação coordenado pelo meu núcleo de estágio sobre a utilização de meios audiovisuais e o seu auxílio no desenvolvimento e melhoria da autoperceção do aluno e autoavaliação nas aulas de educação física. Na área 3 acompanhei a equipa de desporto escolar e organizei uma atividade de contato com a natureza com o objetivo dar a conhecer aos alunos um novo leque de experiências, nomeadamente as atividades desportivas náuticas. O meu envolvimento enquanto professora estagiária teve por finalidade dinamizar atividades onde houvesse um maior envolvimento por parte dos alunos conjuntamente com o pessoal docente e os encarregados de educação. Através do desporto tive a certeza que a profissão de docente não se resume apenas a lecionar aulas dentro de um ginásio ou de uma sala. Na área 4 acompanhei o trabalho do diretor de turma, uma vez que estes possuem um papel central na organização das atividades letivas e comunicação entre os diversos interlocutores do processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos, professores e encarregados de educação. Pretendo com este relatório para além de descrever toda a minha atividade profissional enquanto professora estagiária também partilhar a minha experiência pessoal neste estágio pedagógico. Em síntese gostaria que todo o trabalho desenvolvido e a minha aprendizagem fosse ao encontro da ideia de Paulo Freire (1996) de que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”With this final pedagogical internship report I intend to reflect on my initial training and experience as a trainee teacher. In this report I sought to highlight my evolution as a trainee teacher and all the work that was carried out throughout the 2022/2023 academic year. In accordance with the internship training plan, the entire work process was organized, distributed across four training areas, namely: Area 1 – Organization and management of teaching and learning; Area 2 – Research and pedagogical innovation; Area 3 – Participation in school; Area 4 – Relationship with the community. In area 1, issues related to the planning, objectives and activities of teaching and assessment in physical education classes were addressed. In area 2, I carried out research work coordinated by my internship group on the use of audiovisual media and their assistance in developing and improving student self-perception and self-assessment in physical education classes. In area 3, I accompanied the school sports team and organized an activity to get in touch with nature with the aim of introducing students to a new range of experiences, namely water sports activities. My involvement as a trainee teacher aimed to stimulate activities where there was greater involvement on the part of students together with teaching staff and guardians. Through sport, you can be sure that the teaching profession is not just limited to teaching classes in a gymnasium or a classroom. In area 4, I followed the work of the class director, as they play a central role in organizing teaching activities and in communication between the various interlocutors in the teaching-learning process, namely students, teachers and guardians. I intend with this report to not only describe all my professional activity as the trainee teacher, but also to share my personal experience in this pedagogical internship. In short, I would like all the work developed and my learning to meet Paulo Freire's (1996) idea that “teaching is not transferring knowledge, but creating possibilities for its own production or construction.”Duarte, António Pedro AraújoRepositório da Universidade de LisboaMatos, Carolina Sofia Belo Tavares Pireza2024-03-14T15:03:01Z20242024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30394TID:203550510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T01:34:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:50.152090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo
title Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo
Matos, Carolina Sofia Belo Tavares Pireza
Educação Física
Aprendizagem
Ensino
Criar conhecimento
Comunidade educativa
Escola
Estágio pedagógico
Planeamento
Condução do ensino
Avaliação
Physical Education
Learning
Teaching
Creating knowledge
Educational community
School
Pedagogical learning
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo
title_full Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo
title_sort Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo
author Matos, Carolina Sofia Belo Tavares Pireza
author_facet Matos, Carolina Sofia Belo Tavares Pireza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, António Pedro Araújo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Carolina Sofia Belo Tavares Pireza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Aprendizagem
Ensino
Criar conhecimento
Comunidade educativa
Escola
Estágio pedagógico
Planeamento
Condução do ensino
Avaliação
Physical Education
Learning
Teaching
Creating knowledge
Educational community
School
Pedagogical learning
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Aprendizagem
Ensino
Criar conhecimento
Comunidade educativa
Escola
Estágio pedagógico
Planeamento
Condução do ensino
Avaliação
Physical Education
Learning
Teaching
Creating knowledge
Educational community
School
Pedagogical learning
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Com o presente relatório final de estágio pedagógico pretendo refletir sobre a minha formação inicial e a experiência como professora estagiária. Neste relatório procurei dar a conhecer a minha evolução enquanto professora estagiária e todo o trabalho que desenvolvi ao longo do ano letivo 2022/2023. De acordo com o plano de formação de estágio foi organizado todo o processo de trabalho, distribuídos por quatro áreas de formação, nomeadamente: Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem; Área 2 – Investigação e inovação pedagógica; Área 3 – Participação na escola; Área 4 – Relação com a comunidade. Na área 1 foram abordadas questões relacionadas com o planeamento, objetivos e atividades da condução do ensino e a avaliação nas aulas de educação física. Na área 2 realizei um trabalho de investigação coordenado pelo meu núcleo de estágio sobre a utilização de meios audiovisuais e o seu auxílio no desenvolvimento e melhoria da autoperceção do aluno e autoavaliação nas aulas de educação física. Na área 3 acompanhei a equipa de desporto escolar e organizei uma atividade de contato com a natureza com o objetivo dar a conhecer aos alunos um novo leque de experiências, nomeadamente as atividades desportivas náuticas. O meu envolvimento enquanto professora estagiária teve por finalidade dinamizar atividades onde houvesse um maior envolvimento por parte dos alunos conjuntamente com o pessoal docente e os encarregados de educação. Através do desporto tive a certeza que a profissão de docente não se resume apenas a lecionar aulas dentro de um ginásio ou de uma sala. Na área 4 acompanhei o trabalho do diretor de turma, uma vez que estes possuem um papel central na organização das atividades letivas e comunicação entre os diversos interlocutores do processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos, professores e encarregados de educação. Pretendo com este relatório para além de descrever toda a minha atividade profissional enquanto professora estagiária também partilhar a minha experiência pessoal neste estágio pedagógico. Em síntese gostaria que todo o trabalho desenvolvido e a minha aprendizagem fosse ao encontro da ideia de Paulo Freire (1996) de que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-14T15:03:01Z
2024
2024-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30394
TID:203550510
url http://hdl.handle.net/10400.5/30394
identifier_str_mv TID:203550510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138190903214080