Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30394 |
Resumo: | Com o presente relatório final de estágio pedagógico pretendo refletir sobre a minha formação inicial e a experiência como professora estagiária. Neste relatório procurei dar a conhecer a minha evolução enquanto professora estagiária e todo o trabalho que desenvolvi ao longo do ano letivo 2022/2023. De acordo com o plano de formação de estágio foi organizado todo o processo de trabalho, distribuídos por quatro áreas de formação, nomeadamente: Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem; Área 2 – Investigação e inovação pedagógica; Área 3 – Participação na escola; Área 4 – Relação com a comunidade. Na área 1 foram abordadas questões relacionadas com o planeamento, objetivos e atividades da condução do ensino e a avaliação nas aulas de educação física. Na área 2 realizei um trabalho de investigação coordenado pelo meu núcleo de estágio sobre a utilização de meios audiovisuais e o seu auxílio no desenvolvimento e melhoria da autoperceção do aluno e autoavaliação nas aulas de educação física. Na área 3 acompanhei a equipa de desporto escolar e organizei uma atividade de contato com a natureza com o objetivo dar a conhecer aos alunos um novo leque de experiências, nomeadamente as atividades desportivas náuticas. O meu envolvimento enquanto professora estagiária teve por finalidade dinamizar atividades onde houvesse um maior envolvimento por parte dos alunos conjuntamente com o pessoal docente e os encarregados de educação. Através do desporto tive a certeza que a profissão de docente não se resume apenas a lecionar aulas dentro de um ginásio ou de uma sala. Na área 4 acompanhei o trabalho do diretor de turma, uma vez que estes possuem um papel central na organização das atividades letivas e comunicação entre os diversos interlocutores do processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos, professores e encarregados de educação. Pretendo com este relatório para além de descrever toda a minha atividade profissional enquanto professora estagiária também partilhar a minha experiência pessoal neste estágio pedagógico. Em síntese gostaria que todo o trabalho desenvolvido e a minha aprendizagem fosse ao encontro da ideia de Paulo Freire (1996) de que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” |
id |
RCAP_6cd2ae41a51916111696af0f0c627193 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30394 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal NovoEducação FísicaAprendizagemEnsinoCriar conhecimentoComunidade educativaEscolaEstágio pedagógicoPlaneamentoCondução do ensinoAvaliaçãoPhysical EducationLearningTeachingCreating knowledgeEducational communitySchoolPedagogical learningTeachingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCom o presente relatório final de estágio pedagógico pretendo refletir sobre a minha formação inicial e a experiência como professora estagiária. Neste relatório procurei dar a conhecer a minha evolução enquanto professora estagiária e todo o trabalho que desenvolvi ao longo do ano letivo 2022/2023. De acordo com o plano de formação de estágio foi organizado todo o processo de trabalho, distribuídos por quatro áreas de formação, nomeadamente: Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem; Área 2 – Investigação e inovação pedagógica; Área 3 – Participação na escola; Área 4 – Relação com a comunidade. Na área 1 foram abordadas questões relacionadas com o planeamento, objetivos e atividades da condução do ensino e a avaliação nas aulas de educação física. Na área 2 realizei um trabalho de investigação coordenado pelo meu núcleo de estágio sobre a utilização de meios audiovisuais e o seu auxílio no desenvolvimento e melhoria da autoperceção do aluno e autoavaliação nas aulas de educação física. Na área 3 acompanhei a equipa de desporto escolar e organizei uma atividade de contato com a natureza com o objetivo dar a conhecer aos alunos um novo leque de experiências, nomeadamente as atividades desportivas náuticas. O meu envolvimento enquanto professora estagiária teve por finalidade dinamizar atividades onde houvesse um maior envolvimento por parte dos alunos conjuntamente com o pessoal docente e os encarregados de educação. Através do desporto tive a certeza que a profissão de docente não se resume apenas a lecionar aulas dentro de um ginásio ou de uma sala. Na área 4 acompanhei o trabalho do diretor de turma, uma vez que estes possuem um papel central na organização das atividades letivas e comunicação entre os diversos interlocutores do processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos, professores e encarregados de educação. Pretendo com este relatório para além de descrever toda a minha atividade profissional enquanto professora estagiária também partilhar a minha experiência pessoal neste estágio pedagógico. Em síntese gostaria que todo o trabalho desenvolvido e a minha aprendizagem fosse ao encontro da ideia de Paulo Freire (1996) de que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”With this final pedagogical internship report I intend to reflect on my initial training and experience as a trainee teacher. In this report I sought to highlight my evolution as a trainee teacher and all the work that was carried out throughout the 2022/2023 academic year. In accordance with the internship training plan, the entire work process was organized, distributed across four training areas, namely: Area 1 – Organization and management of teaching and learning; Area 2 – Research and pedagogical innovation; Area 3 – Participation in school; Area 4 – Relationship with the community. In area 1, issues related to the planning, objectives and activities of teaching and assessment in physical education classes were addressed. In area 2, I carried out research work coordinated by my internship group on the use of audiovisual media and their assistance in developing and improving student self-perception and self-assessment in physical education classes. In area 3, I accompanied the school sports team and organized an activity to get in touch with nature with the aim of introducing students to a new range of experiences, namely water sports activities. My involvement as a trainee teacher aimed to stimulate activities where there was greater involvement on the part of students together with teaching staff and guardians. Through sport, you can be sure that the teaching profession is not just limited to teaching classes in a gymnasium or a classroom. In area 4, I followed the work of the class director, as they play a central role in organizing teaching activities and in communication between the various interlocutors in the teaching-learning process, namely students, teachers and guardians. I intend with this report to not only describe all my professional activity as the trainee teacher, but also to share my personal experience in this pedagogical internship. In short, I would like all the work developed and my learning to meet Paulo Freire's (1996) idea that “teaching is not transferring knowledge, but creating possibilities for its own production or construction.”Duarte, António Pedro AraújoRepositório da Universidade de LisboaMatos, Carolina Sofia Belo Tavares Pireza2024-03-14T15:03:01Z20242024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30394TID:203550510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T01:34:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:50.152090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo |
title |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo |
spellingShingle |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo Matos, Carolina Sofia Belo Tavares Pireza Educação Física Aprendizagem Ensino Criar conhecimento Comunidade educativa Escola Estágio pedagógico Planeamento Condução do ensino Avaliação Physical Education Learning Teaching Creating knowledge Educational community School Pedagogical learning Teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo |
title_full |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo |
title_fullStr |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo |
title_sort |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Pinhal Novo |
author |
Matos, Carolina Sofia Belo Tavares Pireza |
author_facet |
Matos, Carolina Sofia Belo Tavares Pireza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, António Pedro Araújo Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Carolina Sofia Belo Tavares Pireza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Aprendizagem Ensino Criar conhecimento Comunidade educativa Escola Estágio pedagógico Planeamento Condução do ensino Avaliação Physical Education Learning Teaching Creating knowledge Educational community School Pedagogical learning Teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Física Aprendizagem Ensino Criar conhecimento Comunidade educativa Escola Estágio pedagógico Planeamento Condução do ensino Avaliação Physical Education Learning Teaching Creating knowledge Educational community School Pedagogical learning Teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Com o presente relatório final de estágio pedagógico pretendo refletir sobre a minha formação inicial e a experiência como professora estagiária. Neste relatório procurei dar a conhecer a minha evolução enquanto professora estagiária e todo o trabalho que desenvolvi ao longo do ano letivo 2022/2023. De acordo com o plano de formação de estágio foi organizado todo o processo de trabalho, distribuídos por quatro áreas de formação, nomeadamente: Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem; Área 2 – Investigação e inovação pedagógica; Área 3 – Participação na escola; Área 4 – Relação com a comunidade. Na área 1 foram abordadas questões relacionadas com o planeamento, objetivos e atividades da condução do ensino e a avaliação nas aulas de educação física. Na área 2 realizei um trabalho de investigação coordenado pelo meu núcleo de estágio sobre a utilização de meios audiovisuais e o seu auxílio no desenvolvimento e melhoria da autoperceção do aluno e autoavaliação nas aulas de educação física. Na área 3 acompanhei a equipa de desporto escolar e organizei uma atividade de contato com a natureza com o objetivo dar a conhecer aos alunos um novo leque de experiências, nomeadamente as atividades desportivas náuticas. O meu envolvimento enquanto professora estagiária teve por finalidade dinamizar atividades onde houvesse um maior envolvimento por parte dos alunos conjuntamente com o pessoal docente e os encarregados de educação. Através do desporto tive a certeza que a profissão de docente não se resume apenas a lecionar aulas dentro de um ginásio ou de uma sala. Na área 4 acompanhei o trabalho do diretor de turma, uma vez que estes possuem um papel central na organização das atividades letivas e comunicação entre os diversos interlocutores do processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos, professores e encarregados de educação. Pretendo com este relatório para além de descrever toda a minha atividade profissional enquanto professora estagiária também partilhar a minha experiência pessoal neste estágio pedagógico. Em síntese gostaria que todo o trabalho desenvolvido e a minha aprendizagem fosse ao encontro da ideia de Paulo Freire (1996) de que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-14T15:03:01Z 2024 2024-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/30394 TID:203550510 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/30394 |
identifier_str_mv |
TID:203550510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138190903214080 |