Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27982 |
Resumo: | Este relatório tem o propósito de refletir criticamente sobre o processo de formação realizado no meu estágio, no ano letivo de 2021/2022, na Escola Secundária do Pinhal Novo. Neste relatório abordo todas as áreas de intervenção que um professor estagiário deverá ter em consideração, tendo em conta o guia de estágio, abrangendo ainda reflexões sobre determinados comportamentos e pensamentos, bem como sobre o processo de formação e ensino aos alunos do 12º ano. Cada área de intervenção é explicada para que o leitor perceba o trabalho realizado durante o ano letivo, querendo com isto que o leitor compreenda a importância de conhecermos o nosso contexto escolar, o porquê de planearmos o nosso ensino, que tipo de estratégias de ensino é que devemos ter em consideração quando damos uma aula, o momento de avaliação e o papel que um professor pode ter na sua escola, pois o foco não é apenas naquilo que é denominado dar aulas. É difícil descrever com exatidão todos os procedimentos realizados para cada uma das áreas, no entanto, procurei analisar e refletir sobre os momentos que considero essenciais durante o meu estágio. De salientar que termino o meu relatório com uma reflexão que poderá servir de exemplo para futuros professores estagiários, ajudando-os a serem melhores profissionais. |
id |
RCAP_60a62bc1bfc6d4ce95caf3bb917b14d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27982 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal NovoEducação FísicaEstágio PedagógicoÁreas de IntervençãoEnvolvimento com a EscolaEstratégias de EnsinoAvaliaçãoPlaneamentoCondução do EnsinoInvestigação PedagógicaParticipação na EscolaPhysical educationPedagogical InternshipIntervention areasInvolvement with the SchoolTeaching StrategiesAssessmentPlanningTeaching ConductPedagogical ResearchParticipation in the SchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório tem o propósito de refletir criticamente sobre o processo de formação realizado no meu estágio, no ano letivo de 2021/2022, na Escola Secundária do Pinhal Novo. Neste relatório abordo todas as áreas de intervenção que um professor estagiário deverá ter em consideração, tendo em conta o guia de estágio, abrangendo ainda reflexões sobre determinados comportamentos e pensamentos, bem como sobre o processo de formação e ensino aos alunos do 12º ano. Cada área de intervenção é explicada para que o leitor perceba o trabalho realizado durante o ano letivo, querendo com isto que o leitor compreenda a importância de conhecermos o nosso contexto escolar, o porquê de planearmos o nosso ensino, que tipo de estratégias de ensino é que devemos ter em consideração quando damos uma aula, o momento de avaliação e o papel que um professor pode ter na sua escola, pois o foco não é apenas naquilo que é denominado dar aulas. É difícil descrever com exatidão todos os procedimentos realizados para cada uma das áreas, no entanto, procurei analisar e refletir sobre os momentos que considero essenciais durante o meu estágio. De salientar que termino o meu relatório com uma reflexão que poderá servir de exemplo para futuros professores estagiários, ajudando-os a serem melhores profissionais.This report aims to critically reflect on the training process carried out during my internship, in the academic year 2021/2022, at Escola Secundária do Pinhal Novo. In this report I address all the areas of intervention that a trainee teacher should take into account, taking into account the internship guide, as reflections on certain behaviors and thoughts, on the training and teaching process for 12th grade students. Each intervention area is explained so that the reader understands the work carried out during the school year, with this wanting the reader to understand the importance of knowing our school context, why we plan our teaching, what kind of teaching strategies are that we should take into account when we teach a class, the moment of evaluation and the role that a teacher can play in his school and not just focus on what it is to teach. It is difficult to accurately describe all the procedures performed for each of the areas, however, I tried to analyze and reflect on moments that I consider essential during my internship. Ending my report with a reflection trying to aim to serve as an example for future trainee teachers helping them to be better professionals.Martins, João Filipe da Silva FigueiraRepositório da Universidade de LisboaBonito, Alexandre Miguel Pinheiro2023-07-11T10:45:44Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27982TID:203322673porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-16T01:30:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:49.647854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo Bonito, Alexandre Miguel Pinheiro Educação Física Estágio Pedagógico Áreas de Intervenção Envolvimento com a Escola Estratégias de Ensino Avaliação Planeamento Condução do Ensino Investigação Pedagógica Participação na Escola Physical education Pedagogical Internship Intervention areas Involvement with the School Teaching Strategies Assessment Planning Teaching Conduct Pedagogical Research Participation in the School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo |
author |
Bonito, Alexandre Miguel Pinheiro |
author_facet |
Bonito, Alexandre Miguel Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, João Filipe da Silva Figueira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonito, Alexandre Miguel Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Estágio Pedagógico Áreas de Intervenção Envolvimento com a Escola Estratégias de Ensino Avaliação Planeamento Condução do Ensino Investigação Pedagógica Participação na Escola Physical education Pedagogical Internship Intervention areas Involvement with the School Teaching Strategies Assessment Planning Teaching Conduct Pedagogical Research Participation in the School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Física Estágio Pedagógico Áreas de Intervenção Envolvimento com a Escola Estratégias de Ensino Avaliação Planeamento Condução do Ensino Investigação Pedagógica Participação na Escola Physical education Pedagogical Internship Intervention areas Involvement with the School Teaching Strategies Assessment Planning Teaching Conduct Pedagogical Research Participation in the School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório tem o propósito de refletir criticamente sobre o processo de formação realizado no meu estágio, no ano letivo de 2021/2022, na Escola Secundária do Pinhal Novo. Neste relatório abordo todas as áreas de intervenção que um professor estagiário deverá ter em consideração, tendo em conta o guia de estágio, abrangendo ainda reflexões sobre determinados comportamentos e pensamentos, bem como sobre o processo de formação e ensino aos alunos do 12º ano. Cada área de intervenção é explicada para que o leitor perceba o trabalho realizado durante o ano letivo, querendo com isto que o leitor compreenda a importância de conhecermos o nosso contexto escolar, o porquê de planearmos o nosso ensino, que tipo de estratégias de ensino é que devemos ter em consideração quando damos uma aula, o momento de avaliação e o papel que um professor pode ter na sua escola, pois o foco não é apenas naquilo que é denominado dar aulas. É difícil descrever com exatidão todos os procedimentos realizados para cada uma das áreas, no entanto, procurei analisar e refletir sobre os momentos que considero essenciais durante o meu estágio. De salientar que termino o meu relatório com uma reflexão que poderá servir de exemplo para futuros professores estagiários, ajudando-os a serem melhores profissionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-11T10:45:44Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/27982 TID:203322673 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/27982 |
identifier_str_mv |
TID:203322673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132074520608768 |