Alunos migrantes na UA: enquadramento e integração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10628 |
Resumo: | O presente projeto pretende analisar a integração e enquadramento dos alunos migrantes na Universidade de Aveiro no âmbito da mobilidade internacional. Trata-se de uma realidade que assume cada vez mais relevância no ensino superior. Tanto mais que esta mobilidade tem sido particularmente impulsionada por diversos processos, nomeadamente, o Processo de Bolonha que tem como princípio o incentivo à deslocação temporária para outros países por parte dos alunos universitários como forma de enriquecimento dos estudos por eles cursados. Os alunos migrantes, realidade cada vez mais testemunhada no ensino superior português, são estudantes que ingressam nas universidades frequentemente através do regime nacional normal levando as instituições de ensino a assumirem-nos como alunos portugueses já integrados na sociedade portuguesa e familiarizados com a língua. No entanto, não é o que acontece muitas vezes, o que significa que têm bastantes dificuldades em integrar-se, por oposição aos alunos estrangeiros inseridos nos programas de mobilidade internacional, que são orientados pelos gabinetes de relações internacionais, organismo de apoio aos mesmos. Deste modo, a questão que se coloca diz respeito à importância que os programas de mobilidade ou a sua ausência exercem na integração dos alunos migrantes. O objetivo desta investigação é, assim, o de analisar o funcionamento das estruturas da universidade no acompanhamento/ integração dos alunos e a presença ou ausência de processos de integração académica e social de alunos migrantes. Além disso, pretende também identificar as dificuldades percecionadas pelos alunos estrangeiros, sugerir mecanismos alternativos ou complementares de integração e perceber quais os interesses manifestados pelos alunos estrangeiros fora dos programas de intercâmbio na escolha da Universidade de Aveiro como continuidade de um percurso de formação. |
id |
RCAP_6cd5e04635dbe2213e77c9c3710ddba7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10628 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alunos migrantes na UA: enquadramento e integraçãoEnsino superiorAlunos do superior - Aveiro (Portugal)Mobilidade dos estudantesO presente projeto pretende analisar a integração e enquadramento dos alunos migrantes na Universidade de Aveiro no âmbito da mobilidade internacional. Trata-se de uma realidade que assume cada vez mais relevância no ensino superior. Tanto mais que esta mobilidade tem sido particularmente impulsionada por diversos processos, nomeadamente, o Processo de Bolonha que tem como princípio o incentivo à deslocação temporária para outros países por parte dos alunos universitários como forma de enriquecimento dos estudos por eles cursados. Os alunos migrantes, realidade cada vez mais testemunhada no ensino superior português, são estudantes que ingressam nas universidades frequentemente através do regime nacional normal levando as instituições de ensino a assumirem-nos como alunos portugueses já integrados na sociedade portuguesa e familiarizados com a língua. No entanto, não é o que acontece muitas vezes, o que significa que têm bastantes dificuldades em integrar-se, por oposição aos alunos estrangeiros inseridos nos programas de mobilidade internacional, que são orientados pelos gabinetes de relações internacionais, organismo de apoio aos mesmos. Deste modo, a questão que se coloca diz respeito à importância que os programas de mobilidade ou a sua ausência exercem na integração dos alunos migrantes. O objetivo desta investigação é, assim, o de analisar o funcionamento das estruturas da universidade no acompanhamento/ integração dos alunos e a presença ou ausência de processos de integração académica e social de alunos migrantes. Além disso, pretende também identificar as dificuldades percecionadas pelos alunos estrangeiros, sugerir mecanismos alternativos ou complementares de integração e perceber quais os interesses manifestados pelos alunos estrangeiros fora dos programas de intercâmbio na escolha da Universidade de Aveiro como continuidade de um percurso de formação.This project aims to analyze the integration and framework of the migrants students in the University of Aveiro in the context of international mobility. It is a reality increasingly important in higher education. This modality has been particularly driven by several processes, namely the Bologna Process, whose principle is encouraging the temporary movement to other countries by university students as a way of enriching the studies they attended. Migrant students, reality increasingly witnessed in Portuguese higher education, are students who enroll in universities often through the normal national scheme leading education institutions to take them as Portuguese students already integrated into Portuguese society and familiar with the language. However, it is not what often happens, which means that they have many difficulties in their adaptation process, as opposed to foreign students from the international mobility programs, that are guided by the international relations’ office, structure that supports these students. Thus, the question that arises concerns to the importance that mobility programs or the lack of them engaged in the integration of migrant pupils. The goal of this research is thus to analyze the functioning of the university structures in the students’ integration and the presence or absence of academic and social integration processes of migrant pupils. In addition, this project also aims to identify the difficulties perceived by international students, suggest alternative or complementary mechanisms of integration and understand what are the interests expressed by students outside the foreign exchange programs in choosing the University of Aveiro as continuity of a training course.Universidade de Aveiro2013-06-24T14:26:57Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10628porAlves, Stephanie Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:37Zoai:ria.ua.pt:10773/10628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:10.010395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos migrantes na UA: enquadramento e integração |
title |
Alunos migrantes na UA: enquadramento e integração |
spellingShingle |
Alunos migrantes na UA: enquadramento e integração Alves, Stephanie Silva Ensino superior Alunos do superior - Aveiro (Portugal) Mobilidade dos estudantes |
title_short |
Alunos migrantes na UA: enquadramento e integração |
title_full |
Alunos migrantes na UA: enquadramento e integração |
title_fullStr |
Alunos migrantes na UA: enquadramento e integração |
title_full_unstemmed |
Alunos migrantes na UA: enquadramento e integração |
title_sort |
Alunos migrantes na UA: enquadramento e integração |
author |
Alves, Stephanie Silva |
author_facet |
Alves, Stephanie Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Stephanie Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Alunos do superior - Aveiro (Portugal) Mobilidade dos estudantes |
topic |
Ensino superior Alunos do superior - Aveiro (Portugal) Mobilidade dos estudantes |
description |
O presente projeto pretende analisar a integração e enquadramento dos alunos migrantes na Universidade de Aveiro no âmbito da mobilidade internacional. Trata-se de uma realidade que assume cada vez mais relevância no ensino superior. Tanto mais que esta mobilidade tem sido particularmente impulsionada por diversos processos, nomeadamente, o Processo de Bolonha que tem como princípio o incentivo à deslocação temporária para outros países por parte dos alunos universitários como forma de enriquecimento dos estudos por eles cursados. Os alunos migrantes, realidade cada vez mais testemunhada no ensino superior português, são estudantes que ingressam nas universidades frequentemente através do regime nacional normal levando as instituições de ensino a assumirem-nos como alunos portugueses já integrados na sociedade portuguesa e familiarizados com a língua. No entanto, não é o que acontece muitas vezes, o que significa que têm bastantes dificuldades em integrar-se, por oposição aos alunos estrangeiros inseridos nos programas de mobilidade internacional, que são orientados pelos gabinetes de relações internacionais, organismo de apoio aos mesmos. Deste modo, a questão que se coloca diz respeito à importância que os programas de mobilidade ou a sua ausência exercem na integração dos alunos migrantes. O objetivo desta investigação é, assim, o de analisar o funcionamento das estruturas da universidade no acompanhamento/ integração dos alunos e a presença ou ausência de processos de integração académica e social de alunos migrantes. Além disso, pretende também identificar as dificuldades percecionadas pelos alunos estrangeiros, sugerir mecanismos alternativos ou complementares de integração e perceber quais os interesses manifestados pelos alunos estrangeiros fora dos programas de intercâmbio na escolha da Universidade de Aveiro como continuidade de um percurso de formação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-06-24T14:26:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10628 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137523096616960 |