Estudantes migrantes na UA: motivações e necessidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Catarina Filipa Correia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10412
Resumo: O ser humano ao longo da sua vida está sujeito a várias mudanças que podem causar muito transtorno. A mudança do ensino secundário para o ensino superior pode representar, por si só, um processo doloroso. Se a esta juntarmos a mudança de país, de ambiente familiar e de cultura, podemos estar perante um choque cultural de grandes dimensões. Daí surge a importância de se perceber em que pontos as instituições podem prestar apoio de modo a minimizar os danos que podem advir da nova realidade que se impõe a estes estudantes. Neste contexto, pretende-se recolher informações de um determinado grupos de estudantes da Universidade de Aveiro e tentar verificar as motivações por detrás das suas escolhas, os problemas com que estes se deparam no contexto académico e social e posteriormente tentar formular algumas soluções que permitam que a passagem destes estudantes por esta instituição seja a mais harmoniosa possível.
id RCAP_96c6ebe6fc31b9b38ee01a21c97f580c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudantes migrantes na UA: motivações e necessidadesEnsino superiorMigraçõesAlunos do superiorMobilidade dos estudantesAdaptação dos alunosO ser humano ao longo da sua vida está sujeito a várias mudanças que podem causar muito transtorno. A mudança do ensino secundário para o ensino superior pode representar, por si só, um processo doloroso. Se a esta juntarmos a mudança de país, de ambiente familiar e de cultura, podemos estar perante um choque cultural de grandes dimensões. Daí surge a importância de se perceber em que pontos as instituições podem prestar apoio de modo a minimizar os danos que podem advir da nova realidade que se impõe a estes estudantes. Neste contexto, pretende-se recolher informações de um determinado grupos de estudantes da Universidade de Aveiro e tentar verificar as motivações por detrás das suas escolhas, os problemas com que estes se deparam no contexto académico e social e posteriormente tentar formular algumas soluções que permitam que a passagem destes estudantes por esta instituição seja a mais harmoniosa possível.Throughout his life the human being has been subject to several inconvenient changes. The transition from secondary to higher education can represent, by itself, a painful process. If we add a change of country, family environment and culture, we may be facing a cultural shock of large dimensions. Therefore it is important to realize that there are certain aspects that the institutions may provide support in order to facilitate the integration of these new students. In this context, we intend to collect information from a certain group of students of the University of Aveiro and try to verify the reasons behind their choices, the problems that they encounter in the academic and social context and subsequently try to formulate some solutions that allow an harmonious passage of these students by the institution.Universidade de Aveiro2013-05-14T13:50:11Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10412porOliveira, Catarina Filipa Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:13Zoai:ria.ua.pt:10773/10412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:01.342996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes migrantes na UA: motivações e necessidades
title Estudantes migrantes na UA: motivações e necessidades
spellingShingle Estudantes migrantes na UA: motivações e necessidades
Oliveira, Catarina Filipa Correia
Ensino superior
Migrações
Alunos do superior
Mobilidade dos estudantes
Adaptação dos alunos
title_short Estudantes migrantes na UA: motivações e necessidades
title_full Estudantes migrantes na UA: motivações e necessidades
title_fullStr Estudantes migrantes na UA: motivações e necessidades
title_full_unstemmed Estudantes migrantes na UA: motivações e necessidades
title_sort Estudantes migrantes na UA: motivações e necessidades
author Oliveira, Catarina Filipa Correia
author_facet Oliveira, Catarina Filipa Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Catarina Filipa Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Migrações
Alunos do superior
Mobilidade dos estudantes
Adaptação dos alunos
topic Ensino superior
Migrações
Alunos do superior
Mobilidade dos estudantes
Adaptação dos alunos
description O ser humano ao longo da sua vida está sujeito a várias mudanças que podem causar muito transtorno. A mudança do ensino secundário para o ensino superior pode representar, por si só, um processo doloroso. Se a esta juntarmos a mudança de país, de ambiente familiar e de cultura, podemos estar perante um choque cultural de grandes dimensões. Daí surge a importância de se perceber em que pontos as instituições podem prestar apoio de modo a minimizar os danos que podem advir da nova realidade que se impõe a estes estudantes. Neste contexto, pretende-se recolher informações de um determinado grupos de estudantes da Universidade de Aveiro e tentar verificar as motivações por detrás das suas escolhas, os problemas com que estes se deparam no contexto académico e social e posteriormente tentar formular algumas soluções que permitam que a passagem destes estudantes por esta instituição seja a mais harmoniosa possível.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-14T13:50:11Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10412
url http://hdl.handle.net/10773/10412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137521600299008