O envolvimento familiar na educação especial de crianças e adolescentes com NEE: como se dá a participação dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Kamila Galvão Barreto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7805
Resumo: O presente estudo tratou sobre o envolvimento familiar na educação especial de crianças e adolescentes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) a fim de compreender como ocorre a participação dos pais. O envolvimento parental no âmbito escolar é uma temática relevante e tem sido discutida amplamente, visto a necessidade de ações conjuntas entre pais e escola, a fim de potencializar o desenvolvimento dos alunos. No entanto esta proposta traz desafios para a política educacional que precisa se adequar e aprimorar sua atuação para cumprir o que a legislação já prevê no que tange a participação familiar no processo educacional, respeitando os novos formatos familiares e suas especificidades. Para a realização deste estudo foi feita uma revisão bibliográfica e posteriormente uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários, que contou com a participação de trinta familiares de alunos de quatro a dezessete anos com NEE. Mediante a realização da pesquisa, foi possível perceber que as famílias realizam ações que evidenciam preocupação sobre a importância de sua participação no processo educacional dos filhos. No geral, a maior parte dos pais ou responsáveis responderam que realizam com grande frequência a maioria das atividades que foram questionadas. Porem ficou sinalizado que algumas atividades importantes não estão sendo realizadas com tanta constância. Uma delas é a participação oral dos pais por iniciativa própria em reuniões, onde grande parte comparece, mas não expressa suas opiniões, dúvidas, elogios e reclamações. Também ficou evidenciado que menos da metade dos inquiridos sempre costuma oferecer ajuda a escola quando toma conhecimento que acontecerá alguma atividade festiva. A partir dos dados recolhidos verificamos também que a maior parte das famílias nem sempre realiza atividades que não são exigidas pelas escolas. O outro ponto que chamou atenção foi à frequência que os pais incentivam seus filhos a terem contato com seus colegas de escola em outros ambientes, pois não foi alto o índice de familiares que faz isso com grande frequência. Conclui-se que os familiares têm se inteirado e assumido seu papel fundamental e complementar na educação de seus filhos, no entanto existem factores que precisam ser trabalhados, aprimorados e repensados para que o envolvimento parental seja efetivo e contínuo.
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No entanto esta proposta traz desafios para a política educacional que precisa se adequar e aprimorar sua atuação para cumprir o que a legislação já prevê no que tange a participação familiar no processo educacional, respeitando os novos formatos familiares e suas especificidades. Para a realização deste estudo foi feita uma revisão bibliográfica e posteriormente uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários, que contou com a participação de trinta familiares de alunos de quatro a dezessete anos com NEE. Mediante a realização da pesquisa, foi possível perceber que as famílias realizam ações que evidenciam preocupação sobre a importância de sua participação no processo educacional dos filhos. No geral, a maior parte dos pais ou responsáveis responderam que realizam com grande frequência a maioria das atividades que foram questionadas. Porem ficou sinalizado que algumas atividades importantes não estão sendo realizadas com tanta constância. Uma delas é a participação oral dos pais por iniciativa própria em reuniões, onde grande parte comparece, mas não expressa suas opiniões, dúvidas, elogios e reclamações. Também ficou evidenciado que menos da metade dos inquiridos sempre costuma oferecer ajuda a escola quando toma conhecimento que acontecerá alguma atividade festiva. A partir dos dados recolhidos verificamos também que a maior parte das famílias nem sempre realiza atividades que não são exigidas pelas escolas. O outro ponto que chamou atenção foi à frequência que os pais incentivam seus filhos a terem contato com seus colegas de escola em outros ambientes, pois não foi alto o índice de familiares que faz isso com grande frequência. Conclui-se que os familiares têm se inteirado e assumido seu papel fundamental e complementar na educação de seus filhos, no entanto existem factores que precisam ser trabalhados, aprimorados e repensados para que o envolvimento parental seja efetivo e contínuo.The present study dealt with family involvement in special education of children with special educational needs (SEN), in order to understand how the participation of parents happens. Parental involvement in the school context is a relevant theme and has been discussed widely, taking into consideration the need of joint actions between parents and school, in order to enhance the development of students. However this suggestion brings challenges to the educational policy that need to fit and enhance your practice to comply with what the law already provides with respect to family participation in the educational process, respecting the new family formats and their specificities. To accomplish this study, a bibliographical review and a field research were carried out by means of applying questionnaires , and through the participation of thirty relatives of pupils from four to seventeen years with SEN. Upon the completion of the survey, it was possible to perceive that families accomplish actions that show concern about the importance of their participation in the educational process of their children. In General, most of the parents or guardians responded that they performed, at high frequency most activities that were questioned. But it was signaled that some important activities are not being accomplished so often. One of them is the oral participation of parents on their own initiative in meetings, where a large number of them appears, but they do not express their opinions, concerns, compliments or complaints. It was also shown that less than half of respondents always tend to offer help to school when they know that some festive activity will happen. From the data collected we also noted that most families don't always carry out activities that aren’t demanded by schools. The other factor that drew attention was the frequency that parents encourage their children to have contact with their classmates in other environments as the index of family members who do that with great frequency wasn’t high. It is concluded that the family members have found out and assumed their vital and complementary role in the education of their children, however there are factors that need to be worked on, enhanced and rethought of so that parental involvement be effective and continuous.Alves, Ana Paula AntunesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFerreira, Kamila Galvão Barreto2019-08-21T09:08:29Z2019-07-252019-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7805TID:203009541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:17Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:42.691030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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