Capacitar professores para o uso da gamificação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11976 |
Resumo: | A gamificação surgiu na educação criando grandes expectativas sobre os seus efeitos na motivação dos alunos. Mas a falta de ferramentas digitais, as dificuldades na planificação e o pouco conhecimento disponível levou a que a euforia inicial desse lugar a algum ceticismo. Atualmente existem já algumas ferramentas digitais adequadas para a implementação da gamificação em contexto educativo e muitas outras encontram-se a realizar a sua adaptação. Mas é necessário preparar os professores para que efetivamente esta metodologia possa ser introduzida na sala de aula. Este artigo apresenta uma oficina de formação que foi implementada com o intuito de capacitar professores para integrar a gamificação nas suas práticas. |
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Capacitar professores para o uso da gamificaçãoGamificaçãoFerramentas digitaisFormação de professoresOficina de formaçãoModelo octalysisGamificationDigital toolsTeachers trainingOctalysis frameworkA gamificação surgiu na educação criando grandes expectativas sobre os seus efeitos na motivação dos alunos. Mas a falta de ferramentas digitais, as dificuldades na planificação e o pouco conhecimento disponível levou a que a euforia inicial desse lugar a algum ceticismo. Atualmente existem já algumas ferramentas digitais adequadas para a implementação da gamificação em contexto educativo e muitas outras encontram-se a realizar a sua adaptação. Mas é necessário preparar os professores para que efetivamente esta metodologia possa ser introduzida na sala de aula. Este artigo apresenta uma oficina de formação que foi implementada com o intuito de capacitar professores para integrar a gamificação nas suas práticas.When gamification emerged in education created high expectations about its effects on student motivation. But the lack of digital tools, the planning difficulties, and the limited knowledge available, led to some skepticism after the initial euphoria. Currently, available digital tools are now suitable for the implementation of gamification in the educational context. But it is necessary to train teachers, to introduce this methodology in the classroom effectively. This paper presents a teachers training about gamification.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLAraújo, InêsCarvalho, Ana Amélia2020-07-02T08:06:09Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11976porAraújo, I., Carvalho, A. (2017) Capacitar professores para o uso da gamificação in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (264-269) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:09.338066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A gamificação surgiu na educação criando grandes expectativas sobre os seus efeitos na motivação dos alunos. Mas a falta de ferramentas digitais, as dificuldades na planificação e o pouco conhecimento disponível levou a que a euforia inicial desse lugar a algum ceticismo. Atualmente existem já algumas ferramentas digitais adequadas para a implementação da gamificação em contexto educativo e muitas outras encontram-se a realizar a sua adaptação. Mas é necessário preparar os professores para que efetivamente esta metodologia possa ser introduzida na sala de aula. Este artigo apresenta uma oficina de formação que foi implementada com o intuito de capacitar professores para integrar a gamificação nas suas práticas. |
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