Valores profissionais família e grupo de pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4885
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
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De igual modo, pareceu-nos, pertinente perceber como variam os valores profissionais, também, em função das variáveis demográficas usuais, tais como o género e o estatuto socioeconómico. A amostra é constituída por 447 adolescentes a frequentarem 11º ano de escolariedade, de Várias Escolas Secundárias públicas da Margem Sul. A média total das idades dos alunos é 16.71. Sendo que, dos 447 adolescentes, 262 dos participantes são do sexo feminino e 185 são do sexo masculino. São três os instrumentos utilizados a Escala de Valores WIS, a Escala de Percepção de Relação com a Família, e a Escala de Suporte e Imagem Social do Grupo de Pares. Nos resultados verificou-se, relativamente à primeira hipótese, que os adolescentes com uma percepção positiva da sua relação com a família atribuem uma concessão de maior importância a valores profissionais, característicos do pósmaterialismo. Verificou-se, também, no que se refere à segunda hipótese, que os adolescentes com uma percepção positiva do suporte e imagem social do grupo de pares atribuem uma concessão de maior importância a valores profissionais, de índole pósmaterialistas. No que concerne à terceira hipótese, foi ainda possível constatar que existem diferenças significativas em alguns dos valores defendidos pelos adolescentes que mantém, simultaneamente, uma relação positiva com a família e com os pares e os que apenas apresentam relação positiva com um destes contextos sociais. Encontraram-se ainda diferenças significativas, para a quarta hipótese, no que diz respeito ao género, relativamente aos valores profissionais defendidos, nomeadamente a nível dos valores altruísmo e actividades física. E, por fim, para a quinta hipótese, encontraram-se, também, algumas diferenças significativas entre os valores profissionais defendidos e os estatutos socioculturais da família.The actual society is constantly in change, that constant change involved culture, values, ideas and needs, with implication in the development of the individuals. The present study came from the need of understanding the actual situation, like the way some of these phenomenon act on the individuals, specifically in Portuguese society. This way, we believe that is important understand, how the Portuguese teenager, with ages between 15 and 20 year old, express they work values, in the same way, that is important to us, understand, either, the possible association of this values with the perception that, this teenagers, had about their relationship whit their on families and friends. For a richer understanding, we try to understand, too, how the work values associate with the demographic variable, like gender and socio cultural status. Participants were students enrolled in public high schools in South Margin. A total of 447 students completed the questionnaires, 262 are females and 185 are males. The mean age of the participants was 16.71 years. Data were obtained from tree instruments, the Scale of Values WIS, Scale of Perception about the Relationship with the Family and the scale of Support and Social Image about the Friends. The results showed, relatively to the first hypothesis, that the teenagers with a good perception about their relationship with their family, had given much more importance to work values, characteristic of post-materialism. Likely, in consideration with the second hypothesis, the teenagers with a good perception of the support and social image about their friends had given, also, much more importance to work values, characteristic of post-materialism. The results showed, as well, in response to the third hypothesis that significant differences exist, between work values defend by the teenagers with a good relationship, towards family and friends, comparatively, with the teenagers that only perceive a good relationship towards one of this context. Finally, the present study, found, for the fourth hypothesis, differences among gender for the work value defended, specifically for values like altruism and physic activity, and for, the fifth hypothesis, differences were found too, for the work values defend by different socio cultural status.Carita, AnaRepositório do ISPACorreia, Ana Cláudia2016-09-14T16:20:28Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:37Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:43.244032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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