As conceções das famílias sobre a educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Ana Marisa de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12828
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling As conceções das famílias sobre a educação de infânciaEducação de infânciaFamíliasConceito de qualidadeCriançasRepresentaçõesFamiliesChildrenChildhood educationQuality conceptRepresentationsRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarNo âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, o presente relatório tem como objetivo apresentar de forma reflexiva e fundamentada a Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) que decorreu em contexto de Jardim de Infância (JI). No desenvolvimento da PPS I e II pude observar as relações desenvolvidas entre as famílias e as educadoras cooperantes, verificando a sua importância para as práticas educativas. Nesse sentido, pude constatar algumas dificuldades quer na comunicação quer no relacionamento entre as referidas partes. Deste modo, procurei compreender a opinião das famílias sobre a educação de infância e os contextos educativos, aprofundando o meu conhecimento sobre o tema, pois considero que poderá vir a beneficiar a minha futura prática educativa no âmbito do trabalho com as famílias. Para este efeito, desenvolvi um estudo de natureza híbrida, através de um questionário às famílias da creche e do JI com o objetivo de compreender a motivação das famílias nas escolhas do contexto socioeducativo e assim aferir o seu conceito de educação de qualidade. Após recolhidos e analisados os dados, procedeu-se à realização de um focus group (adaptado na sua aplicação face às condições da pandemia) com a participação de quatro profissionais da área da educação que refletiram sobre os resultados do estudo quantitativo. Pretendeu-se deste modo identificar a divergência de opiniões entre as famílias e as profissionais de educação. Os dados recolhidos mostram que os aspetos que as famílias da creche e do JI mais valorizaram foram a segurança e organização, a higiene e o ambiente afetivo e a atenção dada às crianças. As participantes do focus group revelaram a sua surpresa com o facto de as famílias valorizarem menos a qualificação profissional, a relação da equipa educativa com as famílias e o número de crianças por sala, comparativamente com outros aspetos formais, considerando que estes são imprescindíveis na educação de infância.ABSTRACT Within the scope of the Master of Pre-School Education this report aims to present the Supervised Professional Practice II (SPP II) in a reflective and grounded manner that took place in the of Kindergarten. In the development of SPP I and II, I was able to observe the relationships developed between families and cooperating educators, verifying their importance for educational practices. In this sense, I was able to observe some difficulties either in communication and in relationship between both parts. In this way, I tried to understand families opinion about childhood education and educational contexts, deepening my knowledge on the subject, believing that it can benefit my future educational practice in the context of working with families. For this purpose, I developed a study of a quantitative nature through a questionnaire to the families of the day care center and of Kindergarten with the objective of understanding the motivation of the families in the choices of the educational context and perceiving their concept of quality education. After the data were collected and analyzed, a focus group (adapted in its application in view of the conditions of the pandemic) was carried out, with the participation of four professionals in the field of education who reflected on the results of the quantitative study. In this way, it was intended to identify the divergence of opinions between families and education professionals. The data collected shows that the aspects that the day care and Kindergarten families most value were safety and organization, hygiene and the affective environment and attention given to children. The focus group participants expressed their surprise at the fact that the families devalue professional qualification, relationship of the educational team with families and the number of children per room, compared to other formal aspects, considering that these are essential in early childhood education.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaFuertes, MarinaRCIPLFerraz, Ana Marisa de Sousa2021-02-12T09:35:34Z2020-06-042020-06-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12828TID:202628507porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:50.863943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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