O perfil de liderança do professor do ensino fundamental I e suas influências nas atitudes inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Fernanda Cristina Guedes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11500
Resumo: A inclusão tem sido um tema amplamente discutido na atualidade. Porém, alguns estudos mostram que obstáculos precisam ser superados para que a escola possa ser um ambiente inclusivo, de forma efetiva (Schmit et al., 2016, Pereira, 2009 e Toyoda, 2011, cit. in Thesing e Costas, 2018). Nesse momento a figura do professor surge como protagonista deste processo, mas sem as ferramentas necessárias para que possa efetivá-lo. Atualmente, transformar a sala de aula em um ambiente favorável ao processo de aprendizagem tornou-se um grande desafio. Diante do quadro atual o professor deixa de ser alguém que apenas transmite conhecimento, sendo necessário que empregue outras habilidades, como o Espírito de Liderança, sendo capaz de motivar, agregar, acolher, incluir e transformar a sala de aula em um ambiente propício ao processo de aprendizagem e formação de cidadãos. O perfil de liderança do professor influencia a capacidade de inclusão de alunos com necessidades especiais? A partir desta pergunta esse estudo começou a ser desenvolvido, visando identificar se há um perfil de liderança associado à melhor prática inclusiva. Esta pesquisa de abordagem quantitativa, cumpriu os princípios éticos necessários e foi realizada através da aplicação de dois questionários enviados através do Google Docs pelo período de um mês, tendo como público-alvo professores do ensino fundamental I. A amostra foi de 54 entrevistados. O primeiro instrumento utilizado visa identificar os estilos de liderança dos professores através de seis grupos de afirmações em que o avaliado teve que escolher a opção que melhor reflete seu modo de pensar e atuar (Cunha e Rego, 2007). Este instrumento abordou as seguintes áreas: Decisões, Convicções, Conflito, Emoções, Senso de humor e Empenho. Através da análise dos dados foi possível enquadrá-los em um dos cinco perfis de liderança apresentados: Laissez-Faire, Simpático, Intermédio, Directivo/Autocrático e Integrador. O segundo questionário, foi uma adaptação do questionário de Gomes (2016) em que foram utilizadas perguntas relacionadas às atitudes inclusivas na sala de aula, formação dos docentes, facilidades e dificuldades face à inclusão. Foi realizada uma correlação entre os que apresentavam maior atitude inclusiva e os perfis de liderança, visando avaliar se algum perfil específico foi mais frequente no grupo de professores com maior capacidade inclusiva.
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Diante do quadro atual o professor deixa de ser alguém que apenas transmite conhecimento, sendo necessário que empregue outras habilidades, como o Espírito de Liderança, sendo capaz de motivar, agregar, acolher, incluir e transformar a sala de aula em um ambiente propício ao processo de aprendizagem e formação de cidadãos. O perfil de liderança do professor influencia a capacidade de inclusão de alunos com necessidades especiais? A partir desta pergunta esse estudo começou a ser desenvolvido, visando identificar se há um perfil de liderança associado à melhor prática inclusiva. Esta pesquisa de abordagem quantitativa, cumpriu os princípios éticos necessários e foi realizada através da aplicação de dois questionários enviados através do Google Docs pelo período de um mês, tendo como público-alvo professores do ensino fundamental I. A amostra foi de 54 entrevistados. O primeiro instrumento utilizado visa identificar os estilos de liderança dos professores através de seis grupos de afirmações em que o avaliado teve que escolher a opção que melhor reflete seu modo de pensar e atuar (Cunha e Rego, 2007). Este instrumento abordou as seguintes áreas: Decisões, Convicções, Conflito, Emoções, Senso de humor e Empenho. Através da análise dos dados foi possível enquadrá-los em um dos cinco perfis de liderança apresentados: Laissez-Faire, Simpático, Intermédio, Directivo/Autocrático e Integrador. O segundo questionário, foi uma adaptação do questionário de Gomes (2016) em que foram utilizadas perguntas relacionadas às atitudes inclusivas na sala de aula, formação dos docentes, facilidades e dificuldades face à inclusão. Foi realizada uma correlação entre os que apresentavam maior atitude inclusiva e os perfis de liderança, visando avaliar se algum perfil específico foi mais frequente no grupo de professores com maior capacidade inclusiva.Inclusion has been a widely discussed topic today. However, some studies show that obstacles need to be overcome so that the school can be an inclusive environment, effectively (Schmit et al., 2016, Pereira, 2009 e Toyoda, 2011, cit. in Thesing e Costas, 2018). At that moment, the figure of the teacher appears as the protagonist of this process, but without the necessary tools to carry it out. Currently, transforming the classroom into a favorable environment for the learning process has become a major challenge. In view of the current situation, the teacher is no longer someone who only transmits knowledge, and it is necessary to employ other skills, such as the Spirit of Leadership, being able to motivate, aggregate, welcome, include and transform the classroom into an environment conducive to the process. of learning and training of citizens. Does the teacher's leadership profile influence the ability to include students with special needs? From this question, this study began to be developed, aiming to identify if there is a leadership profile associated with the best inclusive practice. This research, with a quantitative approach, complied with the necessary ethical principles and was carried out through the application of two questionnaires sent through google docs for a period of one month, having elementary school teachers as the target audience. The sample consisted of 54 respondents. The first instrument used aims to identify the teachers' leadership styles through six groups of statements in which the evaluated had to choose the option that best reflects their way of thinking and acting (Cunha e Rego, 2007). This instrument addressed the following areas: Decisions, Convictions, Conflict, Emotions, Sense of Humor and Commitment. Through data analysis, it was possible to fit them into one of the five leadership profiles presented: Laissez-Faire, Sympathetic, Intermediate, Directive/Autocratic and Integrator. The second questionnaire was an adaptation of the questionnaire by Gomes (2016) in which questions related to inclusive attitudes in the classroom, teacher training, facilities and difficulties facing inclusion were used. A correlation was made between those with a greater inclusive attitude and the leadership profiles, in order to assess whether any specific profile was more frequent in the group of teachers with greater inclusive capacity.Almeida, João deRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMorgado, Fernanda Cristina Guedes2023-01-20T15:54:37Z2022-10-272022-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11500TID:203261461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:44Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:35.241170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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