Crianças e jovens institucionalizadas: visitas a casa e impacto emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eira, Sandra Sofia Ferreira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/694
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar o impacto emocional que as visitas a casa têm nas crianças e jovens institucionalizadas.Neste âmbito, visa analisar em que medida o tipo de emoções (positivas e negativas) sentidas pelos educandos e o comportamento dos mesmos se altera em função das visitas a casa e a influência que o comportamento tem no seu aproveitamento escolar. Participaram neste estudo 38 crianças e 16 funcionários do Centro de Educação e Desenvolvimento de Santa Catarina e Santa Clara da Casa Pia de Lisboa, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos. Os dados foram recolhidos através de um Questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e do Positive and Negative Affect Schedule(PANAS-N). Os resultados obtidos revelam que a afetividade positiva e negativa sentida pelos educandos não se se altera em função das idas a casa. Por outro lado, o comportamento encontra-se inversamente associado com as visitas, o que nos leva a afirmar que quanto mais vezes os educandos vão a casa, menores serão as alterações no seu comportamento tanto na residência de acolhimento, como na escola e nas atividades extracurriculares.
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