O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Ana Sofia Carreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/24547
Resumo: Dissertação de Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
id RCAP_6d2b63307891bcb4bfadfa777fe1673b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/24547
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema portuguêsCinemaTurismo CriativoTurismo CinematográficoRepresentações sociaisEspaço RuralDissertação de Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de CoimbraO setor do Turismo tem sido alvo de grandes desenvolvimentos nas últimas décadas e hoje em dia é um dos poucos a conseguir resistir, revelando valores positivos, perante a conjuntura económica menos favorável pela qual estamos a atravessar. O mercado turístico é extremamente competitivo, o que faz com que os agentes responsáveis pela promoção dos destinos, tenham que estar atentos e que criem novas estratégias de divulgação dos territórios. Isto porque, os turistas estão cada vez mais exigentes, informados e as suas decisões tendem a ser individualizadas, o que marca um afastamento da oferta massificada que tantas vezes se sente no turismo. O facto das fontes utilizadas na promoção dos destinos e do turismo serem cada vez mais difusas e multifuncionais, também desempenha um papel importante na atual situação do setor. É neste sentido, que o cinema se integra nesta investigação. Por um lado, surge como condicionador da imagem dos territórios – ao estar associado a estratégias de marketing territorial; e por outro, o cinema como construtor de territórios turísticos – uma vez que cria fluxos turísticos em territórios que aparecem no ecrã e é uma tipologia que vai ao encontro das novas tendências do setor, como o turismo criativo. Esta tipologia de turismo encaixa-se na tentativa da inovação da oferta e da fuga à massificação, pois permite aos turistas o desenvolvimento das suas capacidades criativas, integrando-os em atividades que vão além da observação passiva de um lugar ou objeto. A componente prática do documento consiste na análise de duas obras cinematográficas portuguesas, realizadas no meio rural. O que se pretende averiguar são as representações sociais associadas ao espaço rural português.Tourism has developed a lot in recent decades and nowadays it is one of the few sectors that is able to resist, revealing positive values, in view of the less favorable economic environment in which we are going through. The tourism market is extremely competitive, which causes the agents responsible for the promotion of destinations having to be vigilant and to create outreach strategies for the territories. Because tourists are increasingly demanding, informed and their decisions tend to be individualized, marks a departure from the massification offer that you often feel in tourism. The fact that sources used in the promotion of destinations and tourism are increasingly diffuse and multifunctional, also plays an important role in the current situation of the sector. It is in this way that cinema is part of this investigation. In one hand, cinema emerges as an image conditioner of the territories – associated with territorial marketing strategies; on the other hand, as a builder of touristic territories – it creates tourist flows in territories that appear on the screen and is a typology that meets the new industry trends, like creative tourism. This kind of tourism fits as an attempt of innovation of supply and to escape the masses. At the same time it allows tourists to develop their creative abilities, integrating them in activities that go beyond passive observation of a place or object. The practical component of this document consists in the analysis of two Portuguese movies, filmed in rural areas. The intention is to find out what are the social representations associated with the Portuguese countryside.FCT (PTDC/CS-GEO/117967/2010), COMPETE, QREN e FEDER2013-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDUQUE, Ana Sofia Carreira - O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português [em linha]. Coimbra : [s.n], 2013. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/24547>http://hdl.handle.net/10316/24547DUQUE, Ana Sofia Carreira - O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português [em linha]. Coimbra : [s.n], 2013. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/24547>http://hdl.handle.net/10316/24547TID:201517221porDuque, Ana Sofia Carreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:21Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:39.646152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português
title O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português
spellingShingle O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português
Duque, Ana Sofia Carreira
Cinema
Turismo Criativo
Turismo Cinematográfico
Representações sociais
Espaço Rural
title_short O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português
title_full O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português
title_fullStr O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português
title_full_unstemmed O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português
title_sort O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português
author Duque, Ana Sofia Carreira
author_facet Duque, Ana Sofia Carreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque, Ana Sofia Carreira
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Turismo Criativo
Turismo Cinematográfico
Representações sociais
Espaço Rural
topic Cinema
Turismo Criativo
Turismo Cinematográfico
Representações sociais
Espaço Rural
description Dissertação de Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUQUE, Ana Sofia Carreira - O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português [em linha]. Coimbra : [s.n], 2013. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/24547>
http://hdl.handle.net/10316/24547
DUQUE, Ana Sofia Carreira - O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português [em linha]. Coimbra : [s.n], 2013. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/24547>
http://hdl.handle.net/10316/24547
TID:201517221
identifier_str_mv DUQUE, Ana Sofia Carreira - O cinema na construção e promoção de territórios turísticos : a imagem do rural no cinema português [em linha]. Coimbra : [s.n], 2013. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/24547>
TID:201517221
url http://hdl.handle.net/10316/24547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133684051214336