A influência do cinema hollywoodiano no desenvolvimento da imagem turística do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanha, Natascha Menezes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1550
Resumo: O turismo é um bem de consumo de caráter predominantemente intangível, por se tratar de um processo onde o turista não pode provar o produto antes da compra. Assim, ele é apresentado aos consumidores por meio de descrições, narrações, mídias, dentre outros. Nesse contexto o cinema como um dos primeiros meios de comunicação a utilizar imagem e sons tem grande influência no desenvolvimento na imagem de destinos turísticos. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com fontes previamente selecionadas, o presente estudo pretende estabelecer a relação entre os filmes produzidos por Hollywood que possuíam a cidade do Rio de Janeiro como cenário, com o desenvolvimento da imagem turística da cidade. Para isso, destacam-se as décadas de 1930 e 1940, na política de boa vizinhança, por ser um período de aproximação política entre Estados Unidos e Brasil, em que se intensificou a produção cinematográfica sobre a cidade e cujos interesses se traduziram, em parte, nos filmes produzidos, estabelecendo uma imagem do Rio de Janeiro como uma cidade exótica, onde a diversão está acima de tudo e com poucas restrições da lei
id UFF-2_eb5c0fa0a8503c5afb23a54fe05d0b1e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1550
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A influência do cinema hollywoodiano no desenvolvimento da imagem turística do Rio de JaneiroImagem turísticaCinemaRio de JaneiroEstereótiposTurismoTurismo cinematográficoCinema americanoImage touristiqueCinemaRio de JaneiroStéréotypeO turismo é um bem de consumo de caráter predominantemente intangível, por se tratar de um processo onde o turista não pode provar o produto antes da compra. Assim, ele é apresentado aos consumidores por meio de descrições, narrações, mídias, dentre outros. Nesse contexto o cinema como um dos primeiros meios de comunicação a utilizar imagem e sons tem grande influência no desenvolvimento na imagem de destinos turísticos. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com fontes previamente selecionadas, o presente estudo pretende estabelecer a relação entre os filmes produzidos por Hollywood que possuíam a cidade do Rio de Janeiro como cenário, com o desenvolvimento da imagem turística da cidade. Para isso, destacam-se as décadas de 1930 e 1940, na política de boa vizinhança, por ser um período de aproximação política entre Estados Unidos e Brasil, em que se intensificou a produção cinematográfica sobre a cidade e cujos interesses se traduziram, em parte, nos filmes produzidos, estabelecendo uma imagem do Rio de Janeiro como uma cidade exótica, onde a diversão está acima de tudo e com poucas restrições da leiLe tourisme est un bien de consommation principalement intangible, car il s'agit d'un processus où le visiteur ne peut pas essayer le produit avant de l'acheter. Ainsi, il est présenté aux consommateurs a travers des descriptions, des histoires, des médias, entre autres. Dans ce contexte, le cinéma, comme le premier moyen de communication qui a utilisé les images et les sons, a une grande influence dans le développement de l'image des destinations touristiques. Par le biais d’une recherche bibliographique et des documents, s’établie le lien entre des films produits par Hollywood qui avait la ville de Rio de Janeiro comme scenario, avec le développement de l'image touristique de la ville. Pour cela, nous avons choisi les années 1930 et 1940, pendant la politique de bonne voisinage, soit une période de rapprochement politique entre les États-Unis et le Brésil, dont la production cinématographique de la ville s'est intensifiée et dont les intérêts politiques ont influencées le contenu des films a été etablie une image de Rio de Janeiro comme une ville exotique où le plaisir est avant tout et avec peu de restrictions de la loiMachado, Marcello de Barros ToméGuimarães, Valéria LimaCheibub, Bernardo LazaryCastanha, Natascha Menezes2016-03-23T15:20:10Z2016-03-23T15:20:10Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1550CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-20T18:07:23Zoai:app.uff.br:1/1550Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-20T18:07:23Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do cinema hollywoodiano no desenvolvimento da imagem turística do Rio de Janeiro
title A influência do cinema hollywoodiano no desenvolvimento da imagem turística do Rio de Janeiro
spellingShingle A influência do cinema hollywoodiano no desenvolvimento da imagem turística do Rio de Janeiro
Castanha, Natascha Menezes
Imagem turística
Cinema
Rio de Janeiro
Estereótipos
Turismo
Turismo cinematográfico
Cinema americano
Image touristique
Cinema
Rio de Janeiro
Stéréotype
title_short A influência do cinema hollywoodiano no desenvolvimento da imagem turística do Rio de Janeiro
title_full A influência do cinema hollywoodiano no desenvolvimento da imagem turística do Rio de Janeiro
title_fullStr A influência do cinema hollywoodiano no desenvolvimento da imagem turística do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed A influência do cinema hollywoodiano no desenvolvimento da imagem turística do Rio de Janeiro
title_sort A influência do cinema hollywoodiano no desenvolvimento da imagem turística do Rio de Janeiro
author Castanha, Natascha Menezes
author_facet Castanha, Natascha Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Marcello de Barros Tomé
Guimarães, Valéria Lima
Cheibub, Bernardo Lazary
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanha, Natascha Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem turística
Cinema
Rio de Janeiro
Estereótipos
Turismo
Turismo cinematográfico
Cinema americano
Image touristique
Cinema
Rio de Janeiro
Stéréotype
topic Imagem turística
Cinema
Rio de Janeiro
Estereótipos
Turismo
Turismo cinematográfico
Cinema americano
Image touristique
Cinema
Rio de Janeiro
Stéréotype
description O turismo é um bem de consumo de caráter predominantemente intangível, por se tratar de um processo onde o turista não pode provar o produto antes da compra. Assim, ele é apresentado aos consumidores por meio de descrições, narrações, mídias, dentre outros. Nesse contexto o cinema como um dos primeiros meios de comunicação a utilizar imagem e sons tem grande influência no desenvolvimento na imagem de destinos turísticos. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com fontes previamente selecionadas, o presente estudo pretende estabelecer a relação entre os filmes produzidos por Hollywood que possuíam a cidade do Rio de Janeiro como cenário, com o desenvolvimento da imagem turística da cidade. Para isso, destacam-se as décadas de 1930 e 1940, na política de boa vizinhança, por ser um período de aproximação política entre Estados Unidos e Brasil, em que se intensificou a produção cinematográfica sobre a cidade e cujos interesses se traduziram, em parte, nos filmes produzidos, estabelecendo uma imagem do Rio de Janeiro como uma cidade exótica, onde a diversão está acima de tudo e com poucas restrições da lei
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-03-23T15:20:10Z
2016-03-23T15:20:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1550
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838717052715008