Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato Marista de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13666 |
Resumo: | Este relatório de estágio foi realizado no Externato Marista de Lisboa (EML), no ano letivo de 2020/2021, incindindo sobre 4 áreas de intervenção: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Lecionei uma turma de 10º ano. O processo pedagógico de estágio tem como objetivo a proximidade à realidade da nossa profissão. Com esta experiência e vivência no EML e, com orientação específica, pude colocar em prática os conhecimentos adquiridos da formação inicial. Neste ano letivo houve um forte reforço dos projetos específicos em relação às áreas da Lecionação, Direção de Turma e Desporto Escolar. A Lecionação foi desafiante, mesmo seguindo os Programas Nacionais de Educação Física (PNEF), a pandemia originada pelo Covid-19, laminou a nossa intervenção neste estágio. Procurei realizar a atividade do Professor a Tempo Inteiro e aplicar, o meu Projeto Específico referente ao desenvolvimento de capacidades físicas dos alunos, nomeadamente da força e da flexibilidade, resultando numa melhora da condição física dos alunos, bem como alcançarem a zona saudável, usando a bateria de testes do FitEscola como forma de avaliação deste projeto específico. Na Direção de Turma, procurei debater vários assuntos com os alunos, de modo a promover um projeto, focado na alimentação, nos benefícios da Atividade Física e, nas doenças associadas à ausência de hábitos ativos e saudáveis (Projeto Específico), tendo por base a análise e discussão de resultados obtidos das fichas autobiográficas aplicadas no início do ano. Face à pandemia Covid-19 as visitas de estudo foram canceladas, contudo toda uma reflexão crítica sobre a importância das mesmas, da educação ambiental e de atividades de exploração da natureza foram realizadas. Na área do Desporto Escolar, escolhi a modalidade de natação, na Associação Desportiva e Cultural Marista, lançando o Projeto Específico de treinos a seco, estes treinos consistiram no aumento dos níveis de força, flexibilidade e resistência. Aliando aos treinos a seco, desenvolvidos em tempo de quarentena, a fomentação pelo gosto da prática de natação, espírito de equipa e outros valores bem enraizados no EML foram desenvolvidos. A área do Seminário, incidiu sobre a elaboração de uma proposta de implementação do Regime de Opções no ensino secundário tal como é sugerido nos PNEF. Neste projeto a escolha dos alunos, a autonomia do mesmo, os critérios de avaliação, e as matérias a serem desenvolvidas foram fatores aos quais procurei responder. Palavras-chave: Flexibilidade, Alimentação Saudável, Natação, Regime de Opções. |
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Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato Marista de LisboaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICADIRETORES DE TURMAALIMENTAÇÃO SAUDÁVELFLEXIBILIDADE MUSCULARNATAÇÃOSPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGFORM TEACHERSHEALTHY NUTRITIONMUSCULAR FLEXIBILITYSWIMMINGEste relatório de estágio foi realizado no Externato Marista de Lisboa (EML), no ano letivo de 2020/2021, incindindo sobre 4 áreas de intervenção: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Lecionei uma turma de 10º ano. O processo pedagógico de estágio tem como objetivo a proximidade à realidade da nossa profissão. Com esta experiência e vivência no EML e, com orientação específica, pude colocar em prática os conhecimentos adquiridos da formação inicial. Neste ano letivo houve um forte reforço dos projetos específicos em relação às áreas da Lecionação, Direção de Turma e Desporto Escolar. A Lecionação foi desafiante, mesmo seguindo os Programas Nacionais de Educação Física (PNEF), a pandemia originada pelo Covid-19, laminou a nossa intervenção neste estágio. Procurei realizar a atividade do Professor a Tempo Inteiro e aplicar, o meu Projeto Específico referente ao desenvolvimento de capacidades físicas dos alunos, nomeadamente da força e da flexibilidade, resultando numa melhora da condição física dos alunos, bem como alcançarem a zona saudável, usando a bateria de testes do FitEscola como forma de avaliação deste projeto específico. Na Direção de Turma, procurei debater vários assuntos com os alunos, de modo a promover um projeto, focado na alimentação, nos benefícios da Atividade Física e, nas doenças associadas à ausência de hábitos ativos e saudáveis (Projeto Específico), tendo por base a análise e discussão de resultados obtidos das fichas autobiográficas aplicadas no início do ano. Face à pandemia Covid-19 as visitas de estudo foram canceladas, contudo toda uma reflexão crítica sobre a importância das mesmas, da educação ambiental e de atividades de exploração da natureza foram realizadas. Na área do Desporto Escolar, escolhi a modalidade de natação, na Associação Desportiva e Cultural Marista, lançando o Projeto Específico de treinos a seco, estes treinos consistiram no aumento dos níveis de força, flexibilidade e resistência. Aliando aos treinos a seco, desenvolvidos em tempo de quarentena, a fomentação pelo gosto da prática de natação, espírito de equipa e outros valores bem enraizados no EML foram desenvolvidos. A área do Seminário, incidiu sobre a elaboração de uma proposta de implementação do Regime de Opções no ensino secundário tal como é sugerido nos PNEF. Neste projeto a escolha dos alunos, a autonomia do mesmo, os critérios de avaliação, e as matérias a serem desenvolvidas foram fatores aos quais procurei responder. Palavras-chave: Flexibilidade, Alimentação Saudável, Natação, Regime de Opções.My pedagogic internship was carried out at the Externato Marista de Lisboa (EML), in the academic year of 2020/2021, covered 4 areas of intervention: Teaching, Class Direction, School Sports and Seminar. I was responsable for a 10th grade class. The main objetive of this pedagogical process was the proximity to the reality of our profession. With this experience and, with a specific guidance, I was able to put into practice the knowledge that I acquired in my initial formation. To reinforce the Specific Project, related to the areas of Teaching, Class Direction and School Sports in this school year, there was a restructuration of the documents, in order to differentiate them. The area of Teaching was challenging, even following the PNEF, the pandemic caused by Covid-19, undermined our intervention in this process. I tried to carry out the activity of PTI and apply, my Specific Project regarding the development of physical abilities of the students, namely in strength and flexibility, resulting in an improvement in the physical condition of the students, as well as in reaching the healthy zone, using the FitEscola battery of tests as a way of evaluating this specific project. In the Class Direction, I tried to promote a specific project that would encourage the students to manage an active and healthy life, focused on healthy food, on the benefits of Physical Activity and, on diseases associated with absence of these habits, based on the analysis and discussion of results obtained from the autobiographical files applied at the beginning of the year. Due to the Covid-19 pandemic, study visits were cancelled, however, a whole critical reflection on the importance, of environmental education and of activities of exploration of nature were carried out. In the area of School Sports, my intervention was focused in swimming, at Associação Desportiva e Cultural Marista, where I was launching the Specific Project referring to dry training, these workouts consist of increasing levels of strength, flexibility and endurance. Combining dry training, developed during quarantine, the promotion of the taste of swimming, team spirit and other values well rooted in EML were developed. The area of Seminar was focused on the implementation of the Options Regime (RO) in secondary education as suggested in the PNEF. In this project, the choice of students, their autonomy, and the subjects to be developed were factors to which I tried to respond. Key Words: Flexibility, Healthy Eating, Swimming, Options Regime.2023-03-16T13:31:00Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13666TID:203246225porFernandes, Inês Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:44.430571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato Marista de Lisboa Fernandes, Inês Rodrigues MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DIRETORES DE TURMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL FLEXIBILIDADE MUSCULAR NATAÇÃO SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING FORM TEACHERS HEALTHY NUTRITION MUSCULAR FLEXIBILITY SWIMMING |
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Este relatório de estágio foi realizado no Externato Marista de Lisboa (EML), no ano letivo de 2020/2021, incindindo sobre 4 áreas de intervenção: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Lecionei uma turma de 10º ano. O processo pedagógico de estágio tem como objetivo a proximidade à realidade da nossa profissão. Com esta experiência e vivência no EML e, com orientação específica, pude colocar em prática os conhecimentos adquiridos da formação inicial. Neste ano letivo houve um forte reforço dos projetos específicos em relação às áreas da Lecionação, Direção de Turma e Desporto Escolar. A Lecionação foi desafiante, mesmo seguindo os Programas Nacionais de Educação Física (PNEF), a pandemia originada pelo Covid-19, laminou a nossa intervenção neste estágio. Procurei realizar a atividade do Professor a Tempo Inteiro e aplicar, o meu Projeto Específico referente ao desenvolvimento de capacidades físicas dos alunos, nomeadamente da força e da flexibilidade, resultando numa melhora da condição física dos alunos, bem como alcançarem a zona saudável, usando a bateria de testes do FitEscola como forma de avaliação deste projeto específico. Na Direção de Turma, procurei debater vários assuntos com os alunos, de modo a promover um projeto, focado na alimentação, nos benefícios da Atividade Física e, nas doenças associadas à ausência de hábitos ativos e saudáveis (Projeto Específico), tendo por base a análise e discussão de resultados obtidos das fichas autobiográficas aplicadas no início do ano. Face à pandemia Covid-19 as visitas de estudo foram canceladas, contudo toda uma reflexão crítica sobre a importância das mesmas, da educação ambiental e de atividades de exploração da natureza foram realizadas. Na área do Desporto Escolar, escolhi a modalidade de natação, na Associação Desportiva e Cultural Marista, lançando o Projeto Específico de treinos a seco, estes treinos consistiram no aumento dos níveis de força, flexibilidade e resistência. Aliando aos treinos a seco, desenvolvidos em tempo de quarentena, a fomentação pelo gosto da prática de natação, espírito de equipa e outros valores bem enraizados no EML foram desenvolvidos. A área do Seminário, incidiu sobre a elaboração de uma proposta de implementação do Regime de Opções no ensino secundário tal como é sugerido nos PNEF. Neste projeto a escolha dos alunos, a autonomia do mesmo, os critérios de avaliação, e as matérias a serem desenvolvidas foram fatores aos quais procurei responder. Palavras-chave: Flexibilidade, Alimentação Saudável, Natação, Regime de Opções. |
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