A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cebolais, Rita Isabel Duarte
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3316
Resumo: Dissertação de Mestrado em Política Social
id RCAP_6d334dc057b525345f6db9775afe7d6c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3316
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'AndradeEscolaFamíliaAlunoRelação Escola-FamíliaParceriaParticipaçãoComunicaçãoSchoolFamilyStudentSchool-Family relationshipParticipationCommunicationDissertação de Mestrado em Política SocialEste trabalho pretende contribuir para o estudo da Relação Família-Escola, sob o ponto de vista de Alunos, Enc. Educação e Directores de Turma. Da análise das leituras exploratórias resultou um enquadramento teórico em que é apresentado o conceito “Relação Escola-Família”; as abordagens teóricas ao tema; a comunicação Família-Escola e Escola-Família; a participação da Família na Escola; a participação da Escola no incentivo à relação com a Família; as dificuldades na relação Família-Escola e Escola-Família, e o papel da criança nesta relação. A Escola E. B. 2, 3 Dr. Ruy d‟Andrade faz parte do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância Alpha, que tem características e necessidades específicas. Porque o concelho em que se insere tem características especiais, é feita uma breve caracterização. O Estudo Empírico foi realizado através de questionários auto-administrados. As principais conclusões são:  Existe uma fraca relação Família-Escola;  Falta formação aos Professores sobre este tema;  Deficientecomunicação entre Escola e Família;  Reduzida participação dos Enc. Educação na Escola;  As características sociais dos alunos e das famílias podem influenciar a relação;  As ideias pré-concebidas e os “vícios” dos Directores de Turma podem influenciar a relação;  As características sociais e demográficas do concelho podem condicionar a relaçãoThis work aims to contribute to the study of Family-School relationship, from the point of view of Students, Parents and the Directors of Class. The exploratory analysis of the readings yielded a theoretical framework in which the concept is presented "School-Family relationship"; theoretical approaches to this theme; communication Family-School and School-Family, Family participation in School, School's participation in encouraging relationship with the family, the difficulties in the Family-School and School-Family relationship, and the role child‟s role in this relation The School E. B. 2, 3 Dr. Ruy d„Andrade is part of “Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância Alpha”, which has characteristics and needs. Because the municipality where is inserted has special characteristics, is made a brief characterization. The empirical study was conducted through self-administered questionnaires. The main conclusions are:  There is a weak Family-School relationship;  Lack training of teachers on this subject;  Poor communication between school and family;  Low participation of Parents in School;  The social characteristics of students and families may influence the relationship;  The pre-conceived ideas and the "vices" of the Directors of the Class may influence the relationship;  The social and demographic characteristics of the municipality may condition the relationshipInstituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasNúncio, Maria José da SilveiraRepositório da Universidade de LisboaCebolais, Rita Isabel Duarte2011-05-28T15:16:08Z2010-05-032010-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3316porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:12.058560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade
title A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade
spellingShingle A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade
Cebolais, Rita Isabel Duarte
Escola
Família
Aluno
Relação Escola-Família
Parceria
Participação
Comunicação
School
Family
Student
School-Family relationship
Participation
Communication
title_short A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade
title_full A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade
title_fullStr A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade
title_full_unstemmed A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade
title_sort A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade
author Cebolais, Rita Isabel Duarte
author_facet Cebolais, Rita Isabel Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Núncio, Maria José da Silveira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cebolais, Rita Isabel Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Família
Aluno
Relação Escola-Família
Parceria
Participação
Comunicação
School
Family
Student
School-Family relationship
Participation
Communication
topic Escola
Família
Aluno
Relação Escola-Família
Parceria
Participação
Comunicação
School
Family
Student
School-Family relationship
Participation
Communication
description Dissertação de Mestrado em Política Social
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-03
2010-05-03T00:00:00Z
2011-05-28T15:16:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3316
url http://hdl.handle.net/10400.5/3316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130988234670080