A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/3316 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Política Social |
id |
RCAP_6d334dc057b525345f6db9775afe7d6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3316 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'AndradeEscolaFamíliaAlunoRelação Escola-FamíliaParceriaParticipaçãoComunicaçãoSchoolFamilyStudentSchool-Family relationshipParticipationCommunicationDissertação de Mestrado em Política SocialEste trabalho pretende contribuir para o estudo da Relação Família-Escola, sob o ponto de vista de Alunos, Enc. Educação e Directores de Turma. Da análise das leituras exploratórias resultou um enquadramento teórico em que é apresentado o conceito “Relação Escola-Família”; as abordagens teóricas ao tema; a comunicação Família-Escola e Escola-Família; a participação da Família na Escola; a participação da Escola no incentivo à relação com a Família; as dificuldades na relação Família-Escola e Escola-Família, e o papel da criança nesta relação. A Escola E. B. 2, 3 Dr. Ruy d‟Andrade faz parte do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância Alpha, que tem características e necessidades específicas. Porque o concelho em que se insere tem características especiais, é feita uma breve caracterização. O Estudo Empírico foi realizado através de questionários auto-administrados. As principais conclusões são: Existe uma fraca relação Família-Escola; Falta formação aos Professores sobre este tema; Deficientecomunicação entre Escola e Família; Reduzida participação dos Enc. Educação na Escola; As características sociais dos alunos e das famílias podem influenciar a relação; As ideias pré-concebidas e os “vícios” dos Directores de Turma podem influenciar a relação; As características sociais e demográficas do concelho podem condicionar a relaçãoThis work aims to contribute to the study of Family-School relationship, from the point of view of Students, Parents and the Directors of Class. The exploratory analysis of the readings yielded a theoretical framework in which the concept is presented "School-Family relationship"; theoretical approaches to this theme; communication Family-School and School-Family, Family participation in School, School's participation in encouraging relationship with the family, the difficulties in the Family-School and School-Family relationship, and the role child‟s role in this relation The School E. B. 2, 3 Dr. Ruy d„Andrade is part of “Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância Alpha”, which has characteristics and needs. Because the municipality where is inserted has special characteristics, is made a brief characterization. The empirical study was conducted through self-administered questionnaires. The main conclusions are: There is a weak Family-School relationship; Lack training of teachers on this subject; Poor communication between school and family; Low participation of Parents in School; The social characteristics of students and families may influence the relationship; The pre-conceived ideas and the "vices" of the Directors of the Class may influence the relationship; The social and demographic characteristics of the municipality may condition the relationshipInstituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasNúncio, Maria José da SilveiraRepositório da Universidade de LisboaCebolais, Rita Isabel Duarte2011-05-28T15:16:08Z2010-05-032010-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3316porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:12.058560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade |
title |
A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade |
spellingShingle |
A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade Cebolais, Rita Isabel Duarte Escola Família Aluno Relação Escola-Família Parceria Participação Comunicação School Family Student School-Family relationship Participation Communication |
title_short |
A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade |
title_full |
A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade |
title_fullStr |
A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade |
title_full_unstemmed |
A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade |
title_sort |
A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade |
author |
Cebolais, Rita Isabel Duarte |
author_facet |
Cebolais, Rita Isabel Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Núncio, Maria José da Silveira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cebolais, Rita Isabel Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Família Aluno Relação Escola-Família Parceria Participação Comunicação School Family Student School-Family relationship Participation Communication |
topic |
Escola Família Aluno Relação Escola-Família Parceria Participação Comunicação School Family Student School-Family relationship Participation Communication |
description |
Dissertação de Mestrado em Política Social |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-03 2010-05-03T00:00:00Z 2011-05-28T15:16:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/3316 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/3316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130988234670080 |