Desenvolvimento de um guia de atividades para intervenção com crianças que gaguejam em idade escolar (GAIGA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costeira, Maria João Côrte-Real Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40300
Resumo: Enquadramento: Segundo a bibliografia consultada, não existe em Portugal um programa estruturado, multidimensional, flexível e validado para a intervenção em gaguez com crianças em idade escolar. Assim, tornou-se pertinente o desenvolvimento de um guia de atividades para intervenção com crianças em idade escolar que gaguejam, baseado em diversos programas internacionais de intervenção. O guia apresenta validade de conteúdo embora ainda não tenha sido sujeito a um estudo de aceitabilidade. Objetivos: Com este trabalho pretendeu-se desenvolver um guia estruturado de intervenção em gaguez para crianças em idade escolar com base em critérios pré-definidos e validar o conteúdo do guia através de um Painel de Peritos (PP) por determinação do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Método: No guia de atividades para intervenção com crianças que gaguejam em idade escolar (GAIGA) foram incluídas atividades em diferentes áreas com pertinência para o tratamento da gaguez como a educação, fluência, sentimentos e atitudes e bullying. Foi efetuada a validação de conteúdo desta ferramenta recorrendo a um Painel de Peritos (PP) composto por três peritos com formação específica na área da gaguez e com experiência profissional igual ou superior a 5 anos. Foi preenchido um inquérito desenvolvido para avaliar especificamente esta ferramenta. Resultados: O resultado obtido através do preenchimento do questionário pelo PP demonstrou haver um elevado índice de concordância inter-avaliadores, tendo-se obtido um IVC de 1 global. Conclusão: Conclui-se que o GAIGA apresenta validade de conteúdo e que é uma ferramenta válida para a intervenção terapêutica com crianças que gaguejam em idade escolar.
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