Avaliação de crianças com disfluência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3300 |
Resumo: | Este trabalho consiste na elaboração de um protocolo de Anamnese de Gaguez, um conjunto de Perguntas Específicas para a criança com gaguez e um Protocolo de Avaliação da Severidade da Gaguez, justificados pelo facto da não existência de materiais que permitam ao Terapeuta da Fala realizar um registo sistemático da informação clínica proveniente do processo de avaliação de uma criança com gaguez. Pretende-se, ainda, a obtenção de dados experimentais sobre as características de fala das crianças com gaguez. Os materiais elaborados foram aplicados a um grupo de crianças com gaguez, tendo sido igualmente aplicado o Protocolo de Avaliação da Severidade da Gaguez a um grupo de crianças sem gaguez. Os dados obtidos sugerem que os parâmetros frequência de disfluência e comportamentos secundários são determinantes para a diferenciação entre crianças com gaguez e crianças sem gaguez, ao contrário do parâmetro duração, cujos valores não são significativamente diferentes entre os grupos considerados. ABSTRACT: This study focuses on the development of a Standard Stuttering Case History Form, a set of specific questions for the child who stutters and a Stuttering Severity Protocol, justified by the fact that there are no materials to support Speech Language Therapists’ systematic record of the clinical information obtained from the evaluation process of a child who stutters. The aim is also to obtain experimental data on the speech characteristics of children who stutter. The materials prepared were applied to a group of children who stutter, and the Stuttering Severity Protocol was also applied to a group of children who do not stutter. The data suggest that frequency of disfluency and secondary behaviours are essential to differentiate between children who stutter and who do not stutter, unlike the duration parameter, whose values are not significantly different between the groups. |
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