Internacionalização de uma microempresa familiar brasileira: um estudo da Laggmar Jóias e Relógios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Larissa Carneiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17421
Resumo: O processo de internacionalização de uma empresa, é um processo complexo, que envolve riscos, obstáculos e desafios. No contexto de uma empresa familiar, com particularidades próprias decorrentes de falta de recursos, financeiros e humanos, falta de objetivos e planeamento estratégico, conflitos entre sucessores e resistência à mudança de líderes, o processo de crescimento e internacionalização da empresa poderá tornar-se ainda mais difícil e desafiante. Este trabalho tem como objetivo fundamental analisar e estudar, a possibilidade de definir o processo de internacionalização de uma microempresa familiar brasileira e, desse modo, contribuir para a compreensão dos problemas enfrentados por empresas familiares brasileiras que desejam principiar um processo de internacionalização. Nesta pesquisa optou-se por seguir uma metodologia qualitativa, utilizando o método do estudo de caso pela combinação de três técnicas diferentes: a realização e uma entrevista estruturada para recolha de dados primários; recolha e análise de dados secundários (provenientes de várias fontes) e observação participante. A triangulação destas diferentes fontes de informação, associada ao rigor e validade da literatura utilizada, possibilitou elaborar algumas conclusões sobre o modelo de gestão da empresa e contribuir para as soluções de um plano de ação. Da análise em profundidade do caso foi possível concluir que a empresa necessita melhorar a sua estrutura organizacional em termos de gestão. Para isso os proprietários devem atentar para fatores como planeamento, organização e controlo. Foi possível perceber que a empresa tem um grande potencial, vantagens competitivas, porém, não há poder económico ou estrutural para suportar esta mudança e sua expansão no mercado.
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