Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lee, Patricia Pui Yue
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-111600/
Resumo: Esta dissertação procura identificar, em duas empresas nacionais, atividades, estruturas, processos e estratégias de internacionalização que possam caracterizar estágios de internacionalização de seus negócios. O estudo realizado cingiu-se a empresas nacionais de bens de consumo do setor de bebidas, nas quais procurou-se avaliar o estágio de internacionalização. Para isto, recorreu-se a modelos teóricos que descrevem os diferentes estágios de evolução no processo de internacionalização mercadológico, estabelecendo, comparações entre modelos e empresas. Cada modelo teórico se baseia no pensamento de um determinado autor, ou grupo de autores, sobre os elementos caracterizadores de cada um dos estágios pelos quais uma empresa passa em seu processo de internacionalização mercadológico. Assim sendo, estes modelos serão compostos por elementos que tipificam o processo de internacionalização mercadológico. Através de verificação empírica, realizada por meio de estudos de casos, os elementos do modelo serão comparados com os indicadores de internacionalização da empresa em questão. O estudo, de natureza exploratória, analisa dados primários, obtidos através de entrevistas pessoais semi-estruturadas e não-disfarçadas. Dados secundários obtidos em levantamento bibliográfico sobre as empresas estudadas, em publicações internas e/ou publicações especializadas, foram também utilizados para a contextualização das organizações estudadas
id USP_61096be69bc20427b64a790413701e88
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18052023-111600
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no BrasilInternationalization internship evaluation: one case studies in companies in the health sector drinks in BrazilCase studyCompany internationalizationCompetitive advantageEmpresas multinacionaisEstudo de casoInternacionalização de empresasMultinational companiesVantagem competitivaEsta dissertação procura identificar, em duas empresas nacionais, atividades, estruturas, processos e estratégias de internacionalização que possam caracterizar estágios de internacionalização de seus negócios. O estudo realizado cingiu-se a empresas nacionais de bens de consumo do setor de bebidas, nas quais procurou-se avaliar o estágio de internacionalização. Para isto, recorreu-se a modelos teóricos que descrevem os diferentes estágios de evolução no processo de internacionalização mercadológico, estabelecendo, comparações entre modelos e empresas. Cada modelo teórico se baseia no pensamento de um determinado autor, ou grupo de autores, sobre os elementos caracterizadores de cada um dos estágios pelos quais uma empresa passa em seu processo de internacionalização mercadológico. Assim sendo, estes modelos serão compostos por elementos que tipificam o processo de internacionalização mercadológico. Através de verificação empírica, realizada por meio de estudos de casos, os elementos do modelo serão comparados com os indicadores de internacionalização da empresa em questão. O estudo, de natureza exploratória, analisa dados primários, obtidos através de entrevistas pessoais semi-estruturadas e não-disfarçadas. Dados secundários obtidos em levantamento bibliográfico sobre as empresas estudadas, em publicações internas e/ou publicações especializadas, foram também utilizados para a contextualização das organizações estudadasThis dissertation seeks to identify, in two national companies, activities, structures, processes and internationalization strategies that may characterize stages of internationalization of their businesses. The study carried out was limited to national consumer goods companies in the beverage sector, in which an attempt was made to assess the stage of internationalization. For this, theoretical models were used that describe the different stages of evolution in the market internationalization process, establishing comparisons between models and companies. Each theoretical model is based on the thinking of a particular author, or group of authors, on the characterizing elements of each of the stages a company goes through in its market internationalization process. Therefore, these models will be composed of elements that typify the market internationalization process. Through empirical verification, carried out through case studies, the elements of the model will be compared with the internationalization indicators of the company in question. The study, of an exploratory nature, analyzes primary data, obtained through semi-structured and undisguised personal interviews. Secondary data obtained from a bibliographic survey on the companies studied, from internal publications and/or specialized publications, were also used to contextualize the organizations studiedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGrisi, Celso Claudio de Hildebrand eLee, Patricia Pui Yue2000-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-111600/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-23T20:53:48Zoai:teses.usp.br:tde-18052023-111600Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-23T20:53:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil
Internationalization internship evaluation: one case studies in companies in the health sector drinks in Brazil
title Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil
spellingShingle Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil
Lee, Patricia Pui Yue
Case study
Company internationalization
Competitive advantage
Empresas multinacionais
Estudo de caso
Internacionalização de empresas
Multinational companies
Vantagem competitiva
title_short Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil
title_full Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil
title_fullStr Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil
title_full_unstemmed Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil
title_sort Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil
author Lee, Patricia Pui Yue
author_facet Lee, Patricia Pui Yue
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e
dc.contributor.author.fl_str_mv Lee, Patricia Pui Yue
dc.subject.por.fl_str_mv Case study
Company internationalization
Competitive advantage
Empresas multinacionais
Estudo de caso
Internacionalização de empresas
Multinational companies
Vantagem competitiva
topic Case study
Company internationalization
Competitive advantage
Empresas multinacionais
Estudo de caso
Internacionalização de empresas
Multinational companies
Vantagem competitiva
description Esta dissertação procura identificar, em duas empresas nacionais, atividades, estruturas, processos e estratégias de internacionalização que possam caracterizar estágios de internacionalização de seus negócios. O estudo realizado cingiu-se a empresas nacionais de bens de consumo do setor de bebidas, nas quais procurou-se avaliar o estágio de internacionalização. Para isto, recorreu-se a modelos teóricos que descrevem os diferentes estágios de evolução no processo de internacionalização mercadológico, estabelecendo, comparações entre modelos e empresas. Cada modelo teórico se baseia no pensamento de um determinado autor, ou grupo de autores, sobre os elementos caracterizadores de cada um dos estágios pelos quais uma empresa passa em seu processo de internacionalização mercadológico. Assim sendo, estes modelos serão compostos por elementos que tipificam o processo de internacionalização mercadológico. Através de verificação empírica, realizada por meio de estudos de casos, os elementos do modelo serão comparados com os indicadores de internacionalização da empresa em questão. O estudo, de natureza exploratória, analisa dados primários, obtidos através de entrevistas pessoais semi-estruturadas e não-disfarçadas. Dados secundários obtidos em levantamento bibliográfico sobre as empresas estudadas, em publicações internas e/ou publicações especializadas, foram também utilizados para a contextualização das organizações estudadas
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-111600/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-111600/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257099858345984