Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-111600/ |
Resumo: | Esta dissertação procura identificar, em duas empresas nacionais, atividades, estruturas, processos e estratégias de internacionalização que possam caracterizar estágios de internacionalização de seus negócios. O estudo realizado cingiu-se a empresas nacionais de bens de consumo do setor de bebidas, nas quais procurou-se avaliar o estágio de internacionalização. Para isto, recorreu-se a modelos teóricos que descrevem os diferentes estágios de evolução no processo de internacionalização mercadológico, estabelecendo, comparações entre modelos e empresas. Cada modelo teórico se baseia no pensamento de um determinado autor, ou grupo de autores, sobre os elementos caracterizadores de cada um dos estágios pelos quais uma empresa passa em seu processo de internacionalização mercadológico. Assim sendo, estes modelos serão compostos por elementos que tipificam o processo de internacionalização mercadológico. Através de verificação empírica, realizada por meio de estudos de casos, os elementos do modelo serão comparados com os indicadores de internacionalização da empresa em questão. O estudo, de natureza exploratória, analisa dados primários, obtidos através de entrevistas pessoais semi-estruturadas e não-disfarçadas. Dados secundários obtidos em levantamento bibliográfico sobre as empresas estudadas, em publicações internas e/ou publicações especializadas, foram também utilizados para a contextualização das organizações estudadas |
id |
USP_61096be69bc20427b64a790413701e88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18052023-111600 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no BrasilInternationalization internship evaluation: one case studies in companies in the health sector drinks in BrazilCase studyCompany internationalizationCompetitive advantageEmpresas multinacionaisEstudo de casoInternacionalização de empresasMultinational companiesVantagem competitivaEsta dissertação procura identificar, em duas empresas nacionais, atividades, estruturas, processos e estratégias de internacionalização que possam caracterizar estágios de internacionalização de seus negócios. O estudo realizado cingiu-se a empresas nacionais de bens de consumo do setor de bebidas, nas quais procurou-se avaliar o estágio de internacionalização. Para isto, recorreu-se a modelos teóricos que descrevem os diferentes estágios de evolução no processo de internacionalização mercadológico, estabelecendo, comparações entre modelos e empresas. Cada modelo teórico se baseia no pensamento de um determinado autor, ou grupo de autores, sobre os elementos caracterizadores de cada um dos estágios pelos quais uma empresa passa em seu processo de internacionalização mercadológico. Assim sendo, estes modelos serão compostos por elementos que tipificam o processo de internacionalização mercadológico. Através de verificação empírica, realizada por meio de estudos de casos, os elementos do modelo serão comparados com os indicadores de internacionalização da empresa em questão. O estudo, de natureza exploratória, analisa dados primários, obtidos através de entrevistas pessoais semi-estruturadas e não-disfarçadas. Dados secundários obtidos em levantamento bibliográfico sobre as empresas estudadas, em publicações internas e/ou publicações especializadas, foram também utilizados para a contextualização das organizações estudadasThis dissertation seeks to identify, in two national companies, activities, structures, processes and internationalization strategies that may characterize stages of internationalization of their businesses. The study carried out was limited to national consumer goods companies in the beverage sector, in which an attempt was made to assess the stage of internationalization. For this, theoretical models were used that describe the different stages of evolution in the market internationalization process, establishing comparisons between models and companies. Each theoretical model is based on the thinking of a particular author, or group of authors, on the characterizing elements of each of the stages a company goes through in its market internationalization process. Therefore, these models will be composed of elements that typify the market internationalization process. Through empirical verification, carried out through case studies, the elements of the model will be compared with the internationalization indicators of the company in question. The study, of an exploratory nature, analyzes primary data, obtained through semi-structured and undisguised personal interviews. Secondary data obtained from a bibliographic survey on the companies studied, from internal publications and/or specialized publications, were also used to contextualize the organizations studiedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGrisi, Celso Claudio de Hildebrand eLee, Patricia Pui Yue2000-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-111600/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-23T20:53:48Zoai:teses.usp.br:tde-18052023-111600Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-23T20:53:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil Internationalization internship evaluation: one case studies in companies in the health sector drinks in Brazil |
title |
Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil |
spellingShingle |
Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil Lee, Patricia Pui Yue Case study Company internationalization Competitive advantage Empresas multinacionais Estudo de caso Internacionalização de empresas Multinational companies Vantagem competitiva |
title_short |
Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil |
title_full |
Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil |
title_fullStr |
Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil |
title_full_unstemmed |
Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil |
title_sort |
Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil |
author |
Lee, Patricia Pui Yue |
author_facet |
Lee, Patricia Pui Yue |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lee, Patricia Pui Yue |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Case study Company internationalization Competitive advantage Empresas multinacionais Estudo de caso Internacionalização de empresas Multinational companies Vantagem competitiva |
topic |
Case study Company internationalization Competitive advantage Empresas multinacionais Estudo de caso Internacionalização de empresas Multinational companies Vantagem competitiva |
description |
Esta dissertação procura identificar, em duas empresas nacionais, atividades, estruturas, processos e estratégias de internacionalização que possam caracterizar estágios de internacionalização de seus negócios. O estudo realizado cingiu-se a empresas nacionais de bens de consumo do setor de bebidas, nas quais procurou-se avaliar o estágio de internacionalização. Para isto, recorreu-se a modelos teóricos que descrevem os diferentes estágios de evolução no processo de internacionalização mercadológico, estabelecendo, comparações entre modelos e empresas. Cada modelo teórico se baseia no pensamento de um determinado autor, ou grupo de autores, sobre os elementos caracterizadores de cada um dos estágios pelos quais uma empresa passa em seu processo de internacionalização mercadológico. Assim sendo, estes modelos serão compostos por elementos que tipificam o processo de internacionalização mercadológico. Através de verificação empírica, realizada por meio de estudos de casos, os elementos do modelo serão comparados com os indicadores de internacionalização da empresa em questão. O estudo, de natureza exploratória, analisa dados primários, obtidos através de entrevistas pessoais semi-estruturadas e não-disfarçadas. Dados secundários obtidos em levantamento bibliográfico sobre as empresas estudadas, em publicações internas e/ou publicações especializadas, foram também utilizados para a contextualização das organizações estudadas |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-111600/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-111600/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257099858345984 |