Análise das potencialidades do iPad® visualizadas nos vídeos do YouTube™ no âmbito das Necessidades Educativas Especiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/ilcj.v2i2.14863 |
Resumo: | The dissemination of the Internet, especially the Web 2.0 communication tools, has increased the establishment of social web based communities and user generated content sharing. YouTube’s user generated content constitutes data with great potential on the research field. The present study leans upon corpus latente to unveil iPad’s potential over Special Educational Needs. The methodological options are sustained by a qualitative paradigm on an exploratory approach to the problem. The video analysis made with WebQDA software suggests that the iPad ® has the potential to increase autonomy and learning opportunities in children with Special Educational Needs. |
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Análise das potencialidades do iPad® visualizadas nos vídeos do YouTube™ no âmbito das Necessidades Educativas EspeciaisThe dissemination of the Internet, especially the Web 2.0 communication tools, has increased the establishment of social web based communities and user generated content sharing. YouTube’s user generated content constitutes data with great potential on the research field. The present study leans upon corpus latente to unveil iPad’s potential over Special Educational Needs. The methodological options are sustained by a qualitative paradigm on an exploratory approach to the problem. The video analysis made with WebQDA software suggests that the iPad ® has the potential to increase autonomy and learning opportunities in children with Special Educational Needs.A disseminação da internet e, particularmente, das ferramentas de comunicação da Web 2.0, veio reforçar a criação de comunidades baseadas na partilha e na produção de conteúdos. A plataforma YouTube™ é um exemplo claro de partilha que mobiliza comunidades com interesses comuns. Os conteúdos produzidos pelos utilizadores, aí disponibilizados, constituem dados com grande potencial no campo da investigação. É neste contexto que se situa o presente estudo, o qual visa aferir as potencialidades do iPad® no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, tendo por base o corpus latente existente na plataforma YouTube™. As opções metodológicas sustentam-se num paradigma qualitativo e assumem uma abordagem exploratória ao problema. A análise dos vídeos efetuada, com recurso ao software WebQDA, indicia que o iPad® tem potencial para aumentar o nível de autonomia e fomentar as aprendizagens dos sujeitos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).Universidade de Aveiro2012-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v2i2.14863oai:proa.ua.pt:article/14863Internet Latent Corpus Journal; Vol 2 No 2 (2012); 5-18Internet Latent Corpus Journal; Vol. 2 Núm. 2 (2012); 5-18Internet Latent Corpus Journal; Vol. 2 No 2 (2012); 5-18Internet Latent Corpus Journal; vol. 2 n.º 2 (2012); 5-181647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14863https://doi.org/10.34624/ilcj.v2i2.14863https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14863/10216Direitos de Autor (c) 2012 Internet Latent Corpus Journalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, AdrianaFerreira, SimoneReis, Sofia2022-09-05T15:21:39Zoai:proa.ua.pt:article/14863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:47.449992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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