Necessidades educativas especiais: uma análise de vídeos do YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Isabel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Yola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38373
Resumo: A Internet impulsionou a diversidade e multiplicidade de informações, bem como possibilitou a qualquer pessoa publicar e partilhar informações, que se traduz num local privilegiado como um vasto e caótico reservatório de conteúdos. A plataforma YouTube é uma de entre muitas ferramentas de comunicação disponibilizadas na Internet, com dados potenciais a serem analisados e tratados no campo da investigação científica. Neste trabalho é analisado um conjunto de vídeos publicados no YouTube sobre as necessidades educativas especiais (NEE). As estratégias metodológicas utilizadas para a recolha e tratamento do corpus de dados caraterizou-se pela identificação de termos de pesquisa, critérios de inclusão/exclusão e pela análise qualitativa descritiva e interpretativa dos conteúdos abordados nesse corpus de dados. Na análise efetuada apresentam-se os tipos de vídeos mais visualizados, os tipos de tipologias de NEE que são retratadas e os tipos de conteúdos abordados nesse conjunto de vídeos que constitui o corpus de dados. Os resultados alcançados sugerem que o tipo de vídeos com mais visualizações são trabalhos académicos e de carácter noticioso e têm como pretensão a sensibilização, divulgação e motivação para a construção de uma sociedade inclusiva.
id RCAP_83fffb24c7fcbc9a02b2c12712090d90
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Necessidades educativas especiais: uma análise de vídeos do YouTubeYouTubeNecessidades educativas especiaisVídeosA Internet impulsionou a diversidade e multiplicidade de informações, bem como possibilitou a qualquer pessoa publicar e partilhar informações, que se traduz num local privilegiado como um vasto e caótico reservatório de conteúdos. A plataforma YouTube é uma de entre muitas ferramentas de comunicação disponibilizadas na Internet, com dados potenciais a serem analisados e tratados no campo da investigação científica. Neste trabalho é analisado um conjunto de vídeos publicados no YouTube sobre as necessidades educativas especiais (NEE). As estratégias metodológicas utilizadas para a recolha e tratamento do corpus de dados caraterizou-se pela identificação de termos de pesquisa, critérios de inclusão/exclusão e pela análise qualitativa descritiva e interpretativa dos conteúdos abordados nesse corpus de dados. Na análise efetuada apresentam-se os tipos de vídeos mais visualizados, os tipos de tipologias de NEE que são retratadas e os tipos de conteúdos abordados nesse conjunto de vídeos que constitui o corpus de dados. Os resultados alcançados sugerem que o tipo de vídeos com mais visualizações são trabalhos académicos e de carácter noticioso e têm como pretensão a sensibilização, divulgação e motivação para a construção de uma sociedade inclusiva.The Internet boosted the diversity and multiplicity of information, as well as making it possible for anyone to publish and share information, which translates asa prime location with a vast and chaotic depositof contents. The YouTubeplatform is one among many communication tools made available on the Internet, with potential data to be analyzed and addressed in research. In this document we analyze a set of videos posted on YouTubeon special educational needs(SEN). The methodological strategies used for collecting and processing corpusdata featured the identification of search terms, inclusion/exclusion criteria and descriptive and interpretative qualitative analysis of the content covered in that corpus. In the performed analysis the most viewed types of videos, the types of typology of SENthateare portrayed and the types of content covered in the set of videos thatconstitute the corpus data are presented. The results obtained suggest that the type of videos with more views are academic work and news and have the ambition of generating awareness, dissemination and motivation for building an inclusive society.Universidade de Aveiro2023-07-05T11:44:13Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38373por1647-730810.34624/ilcj.v6i1.14674Santos, Maria IsabelLima, Yolainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:55Zoai:ria.ua.pt:10773/38373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:50.633033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades educativas especiais: uma análise de vídeos do YouTube
title Necessidades educativas especiais: uma análise de vídeos do YouTube
spellingShingle Necessidades educativas especiais: uma análise de vídeos do YouTube
Santos, Maria Isabel
YouTube
Necessidades educativas especiais
Vídeos
title_short Necessidades educativas especiais: uma análise de vídeos do YouTube
title_full Necessidades educativas especiais: uma análise de vídeos do YouTube
title_fullStr Necessidades educativas especiais: uma análise de vídeos do YouTube
title_full_unstemmed Necessidades educativas especiais: uma análise de vídeos do YouTube
title_sort Necessidades educativas especiais: uma análise de vídeos do YouTube
author Santos, Maria Isabel
author_facet Santos, Maria Isabel
Lima, Yola
author_role author
author2 Lima, Yola
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Isabel
Lima, Yola
dc.subject.por.fl_str_mv YouTube
Necessidades educativas especiais
Vídeos
topic YouTube
Necessidades educativas especiais
Vídeos
description A Internet impulsionou a diversidade e multiplicidade de informações, bem como possibilitou a qualquer pessoa publicar e partilhar informações, que se traduz num local privilegiado como um vasto e caótico reservatório de conteúdos. A plataforma YouTube é uma de entre muitas ferramentas de comunicação disponibilizadas na Internet, com dados potenciais a serem analisados e tratados no campo da investigação científica. Neste trabalho é analisado um conjunto de vídeos publicados no YouTube sobre as necessidades educativas especiais (NEE). As estratégias metodológicas utilizadas para a recolha e tratamento do corpus de dados caraterizou-se pela identificação de termos de pesquisa, critérios de inclusão/exclusão e pela análise qualitativa descritiva e interpretativa dos conteúdos abordados nesse corpus de dados. Na análise efetuada apresentam-se os tipos de vídeos mais visualizados, os tipos de tipologias de NEE que são retratadas e os tipos de conteúdos abordados nesse conjunto de vídeos que constitui o corpus de dados. Os resultados alcançados sugerem que o tipo de vídeos com mais visualizações são trabalhos académicos e de carácter noticioso e têm como pretensão a sensibilização, divulgação e motivação para a construção de uma sociedade inclusiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016-01-01
2023-07-05T11:44:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38373
url http://hdl.handle.net/10773/38373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
10.34624/ilcj.v6i1.14674
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137740364709888