Comunicação na sala de aula do PROFMAT e os princípios que regulam as produções textuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Flávia Cristina de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Porto, Moíses Fábio Porto e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22572
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar como os princípios do discurso pedagógico do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) regulam as pro­duções textuais, dando especial atenção à comunicação que se desenvolve em sala de aula. Para tanto, mobilizamos algumas ferramentas conceituais propostas por Basil Bernstein. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, operacionalizada por meio da observação de aulas de três disciplinas do PROFMAT, as quais nos deram indícios dos padrões de comunicação presentes no curso de formação. Para analisar os dados, usamos como postura metodológica a linguagem de descrição em investigação sociológica de Basil Bernstein. Tomamos como referência o ‘que’ e o ‘como’ a comuni­cação era mobilizada para construir nossa análise que foi retroalimentada pela teoria e pela empiria. Os resultados indicam que há a necessidade de refletirmos sobre as formas de comunicação que são instauradas em salas de aula do PROFMAT de forma a contemplar demandas advindas da matemática escolar. Isto não significa que o Programa deve se restringir aos textos que já circulam no contexto escolar, mas que deve tomá-los como ponto de partida para problematização e ampliação, sem perder a vinculação com o saber-fazer na Educação Básica. Para isso, faz-se necessário considerar a comunicação colaborativa e transversal no contexto de formação.
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