Comunicação na sala de aula do PROFMAT e os princípios que regulam as produções textuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22572 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar como os princípios do discurso pedagógico do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) regulam as produções textuais, dando especial atenção à comunicação que se desenvolve em sala de aula. Para tanto, mobilizamos algumas ferramentas conceituais propostas por Basil Bernstein. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, operacionalizada por meio da observação de aulas de três disciplinas do PROFMAT, as quais nos deram indícios dos padrões de comunicação presentes no curso de formação. Para analisar os dados, usamos como postura metodológica a linguagem de descrição em investigação sociológica de Basil Bernstein. Tomamos como referência o ‘que’ e o ‘como’ a comunicação era mobilizada para construir nossa análise que foi retroalimentada pela teoria e pela empiria. Os resultados indicam que há a necessidade de refletirmos sobre as formas de comunicação que são instauradas em salas de aula do PROFMAT de forma a contemplar demandas advindas da matemática escolar. Isto não significa que o Programa deve se restringir aos textos que já circulam no contexto escolar, mas que deve tomá-los como ponto de partida para problematização e ampliação, sem perder a vinculação com o saber-fazer na Educação Básica. Para isso, faz-se necessário considerar a comunicação colaborativa e transversal no contexto de formação. |
id |
RCAP_6d482626949c94f723625a9b5fa77e5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22572 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação na sala de aula do PROFMAT e os princípios que regulam as produções textuaisComunicação na sala de aula do PROFMAT e os princípios que regulam as produções textuaisArtigosEste artigo tem por objetivo analisar como os princípios do discurso pedagógico do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) regulam as produções textuais, dando especial atenção à comunicação que se desenvolve em sala de aula. Para tanto, mobilizamos algumas ferramentas conceituais propostas por Basil Bernstein. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, operacionalizada por meio da observação de aulas de três disciplinas do PROFMAT, as quais nos deram indícios dos padrões de comunicação presentes no curso de formação. Para analisar os dados, usamos como postura metodológica a linguagem de descrição em investigação sociológica de Basil Bernstein. Tomamos como referência o ‘que’ e o ‘como’ a comunicação era mobilizada para construir nossa análise que foi retroalimentada pela teoria e pela empiria. Os resultados indicam que há a necessidade de refletirmos sobre as formas de comunicação que são instauradas em salas de aula do PROFMAT de forma a contemplar demandas advindas da matemática escolar. Isto não significa que o Programa deve se restringir aos textos que já circulam no contexto escolar, mas que deve tomá-los como ponto de partida para problematização e ampliação, sem perder a vinculação com o saber-fazer na Educação Básica. Para isso, faz-se necessário considerar a comunicação colaborativa e transversal no contexto de formação.This article aims to analyze how the principles of the pedagogical discourse of the Professional Master's Program in National Network in Mathematics (PROFMAT) regulate textual productions, paying special attention to the communication that develops in the classroom. For that, we mobilized some conceptual tools proposed by Basil Bernstein. The study followed a qualitative approach, operationalized by observing classes from three PROFMAT disciplines, which gave us evidence of the communication patterns present in the training course. To analyze the data, we used Basil Bernstein's description language in sociological investigation as methodological posture. We took as a reference the ‘what’ and ‘how’ communication was mobilized to build our analysis that was fed back by theory and empiricism. The results indicate that there is a need to reflect on the forms of communication that are established in PROFMAT classrooms in order to contemplate demands arising from school mathematics. That does not mean that the Program should be restricted to texts that already circulate in the school context, but that should take them as a starting point for problematization and expansion, without losing the link with the know-how in Basic Education. For this, it is necessary to consider collaborative and transversal communication in the context of training.APM - Associação de Professores de Matemática2020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22572por2183-28380872-3915Santana, Flávia Cristina dePorto, Moíses Fábio Porto einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:35Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:01.333209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação na sala de aula do PROFMAT e os princípios que regulam as produções textuais Comunicação na sala de aula do PROFMAT e os princípios que regulam as produções textuais |
title |
Comunicação na sala de aula do PROFMAT e os princípios que regulam as produções textuais |
spellingShingle |
Comunicação na sala de aula do PROFMAT e os princípios que regulam as produções textuais Santana, Flávia Cristina de Artigos |
title_short |
Comunicação na sala de aula do PROFMAT e os princípios que regulam as produções textuais |
title_full |
Comunicação na sala de aula do PROFMAT e os princípios que regulam as produções textuais |
title_fullStr |
Comunicação na sala de aula do PROFMAT e os princípios que regulam as produções textuais |
title_full_unstemmed |
Comunicação na sala de aula do PROFMAT e os princípios que regulam as produções textuais |
title_sort |
Comunicação na sala de aula do PROFMAT e os princípios que regulam as produções textuais |
author |
Santana, Flávia Cristina de |
author_facet |
Santana, Flávia Cristina de Porto, Moíses Fábio Porto e |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Moíses Fábio Porto e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Flávia Cristina de Porto, Moíses Fábio Porto e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar como os princípios do discurso pedagógico do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) regulam as produções textuais, dando especial atenção à comunicação que se desenvolve em sala de aula. Para tanto, mobilizamos algumas ferramentas conceituais propostas por Basil Bernstein. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, operacionalizada por meio da observação de aulas de três disciplinas do PROFMAT, as quais nos deram indícios dos padrões de comunicação presentes no curso de formação. Para analisar os dados, usamos como postura metodológica a linguagem de descrição em investigação sociológica de Basil Bernstein. Tomamos como referência o ‘que’ e o ‘como’ a comunicação era mobilizada para construir nossa análise que foi retroalimentada pela teoria e pela empiria. Os resultados indicam que há a necessidade de refletirmos sobre as formas de comunicação que são instauradas em salas de aula do PROFMAT de forma a contemplar demandas advindas da matemática escolar. Isto não significa que o Programa deve se restringir aos textos que já circulam no contexto escolar, mas que deve tomá-los como ponto de partida para problematização e ampliação, sem perder a vinculação com o saber-fazer na Educação Básica. Para isso, faz-se necessário considerar a comunicação colaborativa e transversal no contexto de formação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22572 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130475507220481 |