Value co-creation in sharing systems: Airbnb guests' participation in value co-creation practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Poças Reis da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/54172
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing and Strategy
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spelling Value co-creation in sharing systems: Airbnb guests' participation in value co-creation practicesCocriação de valor em sistemas de partilha: a participação de hóspedes do Airbnb em práticas de cocriação de valorValue co-creationPracticesValue co-destructionAirbnbGuestsSharing economyCollaborative consumptionSatisfactionMarketingService marketingService-dominant logicService designCocriação de valorPráticasCodestruição de valorHóspedesEconomia da partilhaConsumo colaborativoSatisfaçãoMarketing de serviçosDesign do serviçoCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing and StrategySharing systems, i.e., systems of economic actors who participate in a flow of exchange enabled or managed by a physical or virtual platform, have captured the interest of the industry and academia, for its disruptive innovation, growth curves, flexible supply and potential to extract value from underused resources. Given its novelty, marketing research on such systems is underwhelming. Timely, marketing researchers, have been expressing a growing interest in the active role that a consumer plays in his/her own value creation. The notion of consumer value co-creation and its ground on SD-logic has propelled researchers into a new marketing paradigm, that reveals itself to be an adequate lens to study a new breed of business models and markets such as sharing systems. This dissertation explores the marketing implications of guests participating in value co-creation for the Airbnb system. As such, it aims at meeting the following research goals: 1. Evaluate the participation of guests in value co-creation in Airbnb experiences; 2. Evaluate the participation of guests in value co-destruction in Airbnb experiences. We conducted an online questionnaire to Portuguese Airbnb’ guests and obtained 101 valid answers. We found that though guests participate in some value co-creation processes and practices, and to some extent, value co-destruction, participation in isolated practices/processes has an insignificant relationship with satisfaction and the likelihood of choosing a sharing system again constructs. We also found participation in co-creation to be relatively homogenous across age, gender, duration and house sharing, and found small differences among group size and travel goal. We conduct a critical analysis of our results and comparing them with existing literature for further elaboration. This study finds that single practices alone or all-encompassing processes may hold poor significance in value determination for the consumer and the firm. It also includes a practice and processes approach and suggests practices may hold more analytical power for marketers. As such, it provides the academia with suggestions and directions for conducting research on this topic. For the industry, this study informs decision makers, practitioners and entrepreneurs on the idiosyncrasies of designing, managing and promoting sharing systems with value co-creation in mind. The study endures the limitation of the infancy state of research in value co-creation (namely the lack of problem-focused developed scales), the use of a convenience sample and consumer bias.Os sistemas de partilha, constituídos por agentes económicos que participam num fluxo de trocas permitido ou gerido por uma plataforma física ou virtual, captaram a atenção da indústria e da academia, pela sua inovação disruptiva, curvas de crescimento, fornecimento flexível e potencial para criar valor através de recursos subutilizados. Dada a sua novidade, a pesquisa de marketing em tais contextos ainda não foi devidamente explorada. Oportunamente, os investigadores de marketing têm mostrado um interesse crescente no papel ativo que o consumidor tem na sua criação de valor. A noção de cocriação de valor e a service-dominant logic (SD-logic) impulsionou os investigadores em direção a um novo paradigma de pesquisa de marketing, que se revela como uma lente apropriada para estudar este novo tipo de sistemas. Esta dissertação explora as implicações de marketing dos hóspedes participarem em cocriação de valor para os próprios e para o sistema do Airbnb. Deste modo, procura cumprir os seguintes objetivos: 1. Avaliar a participação dos hóspedes na cocriação de valor em experiências de Airbnb; 2. Avaliar a participação dos hóspedes na codestruição de valor em experiências de Airbnb. Realizamos um questionário online a hóspedes portugueses do Airbnb e obtemos 101 respostas válidas. Descobrimos que apesar dos hóspedes participarem nos processos e práticas de cocriação que testamos, a sua participação parece ter uma relação insignificante com os construtos de satisfação e probabilidade de voltar a escolher um sistema de partilha. Descobrimos ainda que a participação é relativamente homogénea em termos de idade, género, duração, partilha de habitação, e encontramos pequenas diferenças por objetivo de viagem e tamanho de grupo. Este estudo propõe que práticas isoladas ou processos gerais de cocriação podem ter uma relação demasiado fraca para ser medida de acordo com os métodos e critérios atuais. Também inclui a abordagem de práticas e processos que podem ter mais poder analítico para praticantes de marketing. Neste seguimento, propõe sugestões e direções para elaborar investigação neste tópico. Para a indústria, este estudo informa decisores, praticantes, e empreendedores sobre as idiossincrasias de desenhar, gerir e promover sistemas de partilha tendo em conta a cocriação de valor. As limitações do estudo devem-se ao estado subdesenvolvido da investigação em cocriação, (nomeadamente, a falta de escalas desenvolvidas e testadas), o uso de uma amostra de conveniência e o enviesamento do consumidor.Eiriz, VascoUniversidade do MinhoSilva, Pedro Poças Reis da20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54172eng201894904info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:21.453657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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