Manuais digitais: que variáveis influenciam a leitura contínua?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Ana Rita Gonçalves Salazar de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23408
Resumo: A introdução das novas tecnologias no contexto educativo e o constante desenvolvimento tecnológico pressiona a mudança dos manuais impressos. Exemplo disto foi o aparecimento de um novo formato, com a possibilidade de incorporação de elementos multimédia – o ebook. Esta dissertação apresenta um modelo de estudo com o objetivo de avaliar as variáveis que influenciam leitura, a nível da legibilidade e da leiturabilidade do conteúdo para o utilizador. Apresenta-se o modelo e os resultados de um estudo de uma avaliação quaseexperimental com estudantes do Ensino Superior Público. No desenrolar desta investigação, espera-se identificar as diferentes variáveis que influenciam — tais como o tamanho (corpo) e o tipo de letra, as margens, ou as quebras erradas no conteúdo — o processo de leitura. Para a criação do modelo de avaliação desenvolveu-se um software Open Source personalizável para correr estudos de eye tracking. A principal vantagem deste modelo é utilizar equipamento de baixo custo, fácil e acessível de implementar em contextos variados, onde não é possível usar soluções profissionais. Os resultados obtidos verificaram que as quebras no conteúdo, assim como o tamanho da letra, afectam a leitura do conteúdo. Os gaze plots obtidos da recolha do eye tracking comprovam que os movimentos sacádicos dos utilizadores são bastante distintos quando comparado o tamanho da letra e o número de quebras erradas no conteúdo.
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