A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33412 |
Resumo: | Esta Dissertação apresenta um estudo de investigação praxeológica sobre a exploração comunicativa das crianças dos 0 aos 3 anos. Assumindo-se como um estudo subjetivo, articula os fundamentos teóricos da investigação em educação com a experiência profissional vivida com um grupo de crianças em contexto de creche, durante três anos. A investigação ambicionou compreender o valor de um ambiente educativo promotor da exploração e da comunicação das crianças nestas idades. A partir dos instrumentos e procedimentos de investigação escolhidos, bem como do modo como foi percecionada esta realidade de prática, fundamentada na Pedagogogia-em-Participação, são descritas e interpretadas as conceções profissionais e o estilo de mediação adotado pela equipa. Finalmente são tecidas considerações sobre as diversas vertentes da intervenção investigativa, com especial ênfase colocado nas aprendizagens alcançadas neste processo. |
id |
RCAP_6d692d907148e9145f20749fd4e53e03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33412 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e culturalExploração comunicativaCrechePedagogia-em-participaçãoDocumentação pedagógicaInvestigação praxeológicaExplorational communicationChilcare contextPedagogy-in-participationPedagogical documentationPraxeological researchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEsta Dissertação apresenta um estudo de investigação praxeológica sobre a exploração comunicativa das crianças dos 0 aos 3 anos. Assumindo-se como um estudo subjetivo, articula os fundamentos teóricos da investigação em educação com a experiência profissional vivida com um grupo de crianças em contexto de creche, durante três anos. A investigação ambicionou compreender o valor de um ambiente educativo promotor da exploração e da comunicação das crianças nestas idades. A partir dos instrumentos e procedimentos de investigação escolhidos, bem como do modo como foi percecionada esta realidade de prática, fundamentada na Pedagogogia-em-Participação, são descritas e interpretadas as conceções profissionais e o estilo de mediação adotado pela equipa. Finalmente são tecidas considerações sobre as diversas vertentes da intervenção investigativa, com especial ênfase colocado nas aprendizagens alcançadas neste processo.This Dissertation presents a study of praxeological research about the communicative exploration of children aged 0 to 3 years old. Assuming itself as a subjective study, it articulates the theoretical fundamentals of educational research with the professional experience acquired with a children's group in chilcare context, during 3 years. The investigation ambitioned to understand the value of an educational environment that promotes exploration and communication of children aged in this range. With the instruments and investigational procedures chosen, as well as how the results of undergoing this methodology were perceived, fundamented in Pedagogy-in-Participation, the professional conception is both described and interpreted, just like the mediation style adopted by the team. Finally, the considerations related to the diverse aspects of the interventional investigation are constructed, with a special emphasis placed on the knowledge acquired during this process.Oliveira, Júlia Fátima Domingues Basto deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Ana Teresa Fonseca Melo2021-06-01T16:19:04Z2021-02-1120192021-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33412TID:202723968porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:04Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:10.073835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural |
title |
A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural |
spellingShingle |
A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural Gonçalves, Ana Teresa Fonseca Melo Exploração comunicativa Creche Pedagogia-em-participação Documentação pedagógica Investigação praxeológica Explorational communication Chilcare context Pedagogy-in-participation Pedagogical documentation Praxeological research Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural |
title_full |
A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural |
title_fullStr |
A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural |
title_full_unstemmed |
A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural |
title_sort |
A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural |
author |
Gonçalves, Ana Teresa Fonseca Melo |
author_facet |
Gonçalves, Ana Teresa Fonseca Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Júlia Fátima Domingues Basto de Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Teresa Fonseca Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exploração comunicativa Creche Pedagogia-em-participação Documentação pedagógica Investigação praxeológica Explorational communication Chilcare context Pedagogy-in-participation Pedagogical documentation Praxeological research Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Exploração comunicativa Creche Pedagogia-em-participação Documentação pedagógica Investigação praxeológica Explorational communication Chilcare context Pedagogy-in-participation Pedagogical documentation Praxeological research Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Esta Dissertação apresenta um estudo de investigação praxeológica sobre a exploração comunicativa das crianças dos 0 aos 3 anos. Assumindo-se como um estudo subjetivo, articula os fundamentos teóricos da investigação em educação com a experiência profissional vivida com um grupo de crianças em contexto de creche, durante três anos. A investigação ambicionou compreender o valor de um ambiente educativo promotor da exploração e da comunicação das crianças nestas idades. A partir dos instrumentos e procedimentos de investigação escolhidos, bem como do modo como foi percecionada esta realidade de prática, fundamentada na Pedagogogia-em-Participação, são descritas e interpretadas as conceções profissionais e o estilo de mediação adotado pela equipa. Finalmente são tecidas considerações sobre as diversas vertentes da intervenção investigativa, com especial ênfase colocado nas aprendizagens alcançadas neste processo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-06-01T16:19:04Z 2021-02-11 2021-02-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/33412 TID:202723968 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/33412 |
identifier_str_mv |
TID:202723968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131988774354944 |