A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Teresa Fonseca Melo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33412
Resumo: Esta Dissertação apresenta um estudo de investigação praxeológica sobre a exploração comunicativa das crianças dos 0 aos 3 anos. Assumindo-se como um estudo subjetivo, articula os fundamentos teóricos da investigação em educação com a experiência profissional vivida com um grupo de crianças em contexto de creche, durante três anos. A investigação ambicionou compreender o valor de um ambiente educativo promotor da exploração e da comunicação das crianças nestas idades. A partir dos instrumentos e procedimentos de investigação escolhidos, bem como do modo como foi percecionada esta realidade de prática, fundamentada na Pedagogogia-em-Participação, são descritas e interpretadas as conceções profissionais e o estilo de mediação adotado pela equipa. Finalmente são tecidas considerações sobre as diversas vertentes da intervenção investigativa, com especial ênfase colocado nas aprendizagens alcançadas neste processo.
id RCAP_6d692d907148e9145f20749fd4e53e03
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e culturalExploração comunicativaCrechePedagogia-em-participaçãoDocumentação pedagógicaInvestigação praxeológicaExplorational communicationChilcare contextPedagogy-in-participationPedagogical documentationPraxeological researchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEsta Dissertação apresenta um estudo de investigação praxeológica sobre a exploração comunicativa das crianças dos 0 aos 3 anos. Assumindo-se como um estudo subjetivo, articula os fundamentos teóricos da investigação em educação com a experiência profissional vivida com um grupo de crianças em contexto de creche, durante três anos. A investigação ambicionou compreender o valor de um ambiente educativo promotor da exploração e da comunicação das crianças nestas idades. A partir dos instrumentos e procedimentos de investigação escolhidos, bem como do modo como foi percecionada esta realidade de prática, fundamentada na Pedagogogia-em-Participação, são descritas e interpretadas as conceções profissionais e o estilo de mediação adotado pela equipa. Finalmente são tecidas considerações sobre as diversas vertentes da intervenção investigativa, com especial ênfase colocado nas aprendizagens alcançadas neste processo.This Dissertation presents a study of praxeological research about the communicative exploration of children aged 0 to 3 years old. Assuming itself as a subjective study, it articulates the theoretical fundamentals of educational research with the professional experience acquired with a children's group in chilcare context, during 3 years. The investigation ambitioned to understand the value of an educational environment that promotes exploration and communication of children aged in this range. With the instruments and investigational procedures chosen, as well as how the results of undergoing this methodology were perceived, fundamented in Pedagogy-in-Participation, the professional conception is both described and interpreted, just like the mediation style adopted by the team. Finally, the considerations related to the diverse aspects of the interventional investigation are constructed, with a special emphasis placed on the knowledge acquired during this process.Oliveira, Júlia Fátima Domingues Basto deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Ana Teresa Fonseca Melo2021-06-01T16:19:04Z2021-02-1120192021-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33412TID:202723968porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:04Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:10.073835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural
title A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural
spellingShingle A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural
Gonçalves, Ana Teresa Fonseca Melo
Exploração comunicativa
Creche
Pedagogia-em-participação
Documentação pedagógica
Investigação praxeológica
Explorational communication
Chilcare context
Pedagogy-in-participation
Pedagogical documentation
Praxeological research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural
title_full A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural
title_fullStr A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural
title_full_unstemmed A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural
title_sort A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural
author Gonçalves, Ana Teresa Fonseca Melo
author_facet Gonçalves, Ana Teresa Fonseca Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Júlia Fátima Domingues Basto de
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Teresa Fonseca Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Exploração comunicativa
Creche
Pedagogia-em-participação
Documentação pedagógica
Investigação praxeológica
Explorational communication
Chilcare context
Pedagogy-in-participation
Pedagogical documentation
Praxeological research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Exploração comunicativa
Creche
Pedagogia-em-participação
Documentação pedagógica
Investigação praxeológica
Explorational communication
Chilcare context
Pedagogy-in-participation
Pedagogical documentation
Praxeological research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Esta Dissertação apresenta um estudo de investigação praxeológica sobre a exploração comunicativa das crianças dos 0 aos 3 anos. Assumindo-se como um estudo subjetivo, articula os fundamentos teóricos da investigação em educação com a experiência profissional vivida com um grupo de crianças em contexto de creche, durante três anos. A investigação ambicionou compreender o valor de um ambiente educativo promotor da exploração e da comunicação das crianças nestas idades. A partir dos instrumentos e procedimentos de investigação escolhidos, bem como do modo como foi percecionada esta realidade de prática, fundamentada na Pedagogogia-em-Participação, são descritas e interpretadas as conceções profissionais e o estilo de mediação adotado pela equipa. Finalmente são tecidas considerações sobre as diversas vertentes da intervenção investigativa, com especial ênfase colocado nas aprendizagens alcançadas neste processo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-06-01T16:19:04Z
2021-02-11
2021-02-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33412
TID:202723968
url http://hdl.handle.net/10400.14/33412
identifier_str_mv TID:202723968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131988774354944