A documentação pedagógica e a participação das crianças no seu processo de construção de aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sílvia Liliana Figueiras da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59812
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_e49764c261d4b60c2a84431979247875
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A documentação pedagógica e a participação das crianças no seu processo de construção de aprendizagensThe pedagogical documentation and the children involvement in their learning building processDocumentação pedagógicaTrabalho de projetoParticipação das criançasPedagogical documentationProject workChildren involvementCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório descreve e analisa um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I, do plano de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção pedagógica centrou-se no desenvolvimento de um trabalho de projeto com um grupo de crianças de três anos, adotou uma metodologia baseada na investigação-ação e visou: a) criar oportunidades de participação das crianças na construção das suas aprendizagens; b) evidenciar as aprendizagens das crianças; c) compreender a relação da documentação pedagógica com o processo de aprendizagem das crianças. A estratégia de documentação pedagógica viabilizou a escuta dos interesses e capacidades do grupo e potenciou a sua participação no processo de construção de conhecimento no âmbito do trabalho de projeto. A análise de dados centrou-se nas interações entre pares e entre crianças e com adulto, procurando revelar o modo como ambos contribuem para os progressos na aprendizagem. O trabalho desenvolvido põe em evidência a importância da documentação pedagógica para o desenho de estratégias de intervenção que ampliam as aprendizagens das crianças num contexto de prática situado e contextualizado, bem como, a realização de uma prática pedagógica reflexiva e critica que potencia uma educação verdadeiramente participada pelas crianças.This report describes and analyzes a project of pedagogical intervention developed within the Supervised Teaching Practice I, the study plan leading to the Master´s degree in Pre-School and Primary School Education. The pedagogical intervention focused on the development of a project work with a group of three-year-old children, adopted a methodology based on research- action and aimed to: a) create opportunities for children involvement in their learning building; b) highlight the learning of children; c) understand the relation between pedagogical documentation and the learning process of children. The pedagogical documentation strategy enabled to listen to the interests and capacities of the group and allowed their involvement in the knowledge building process under the project work. Data analysis focused on interactions between peers and between children and adult in order to demonstrate how knowledge building is processed, trying to reveal how both contribute to progress in learning. The developed work highlights the importance of pedagogical documentation in the development of intervention strategies that extend children learning in a situated and contextualized practice environment and the implementation of reflexive and critical teaching practice that enables a truly participatory education for children.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoRocha, Sílvia Liliana Figueiras da20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59812por202204812info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:57.906368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A documentação pedagógica e a participação das crianças no seu processo de construção de aprendizagens
The pedagogical documentation and the children involvement in their learning building process
title A documentação pedagógica e a participação das crianças no seu processo de construção de aprendizagens
spellingShingle A documentação pedagógica e a participação das crianças no seu processo de construção de aprendizagens
Rocha, Sílvia Liliana Figueiras da
Documentação pedagógica
Trabalho de projeto
Participação das crianças
Pedagogical documentation
Project work
Children involvement
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A documentação pedagógica e a participação das crianças no seu processo de construção de aprendizagens
title_full A documentação pedagógica e a participação das crianças no seu processo de construção de aprendizagens
title_fullStr A documentação pedagógica e a participação das crianças no seu processo de construção de aprendizagens
title_full_unstemmed A documentação pedagógica e a participação das crianças no seu processo de construção de aprendizagens
title_sort A documentação pedagógica e a participação das crianças no seu processo de construção de aprendizagens
author Rocha, Sílvia Liliana Figueiras da
author_facet Rocha, Sílvia Liliana Figueiras da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sílvia Liliana Figueiras da
dc.subject.por.fl_str_mv Documentação pedagógica
Trabalho de projeto
Participação das crianças
Pedagogical documentation
Project work
Children involvement
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Documentação pedagógica
Trabalho de projeto
Participação das crianças
Pedagogical documentation
Project work
Children involvement
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/59812
url http://hdl.handle.net/1822/59812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202204812
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132815699214336