Liderança e Inteligência Emocional nas Bibliotecas Escolares (Distrito da Guarda)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1387 |
Resumo: | A biblioteca escolar tem vindo, na última década, a ocupar um lugar de destaque na escola como estrutura indispensável a uma aprendizagem sólida por parte dos alunos e ao apoio dos docentes. Juntamente com ela, o professor bibliotecário enfrenta novos desafios enquanto seu líder. Assumindo que, grande parte dos coordenadores das bibliotecas escolares, não têm formação em gestão de organizações, este trabalho de investigação procura refletir sobre a sua liderança e os fatores da inteligência emocional que os podem favorecer ou condicionar. No enquadramento teórico procurou-se abordar os três principais temas sobre os quais versa este estudo: as bibliotecas escolares; os principais pressupostos da liderança e as mais marcantes e atuais teorias sobre a inteligência emocional. Abordaram-se, assim, autores diversos e doutrinas consonantes que desembocam nos pressupostos que servem de base a esta investigação e dar resposta às hipóteses ventiladas: se existe relação entre a inteligência emocional e a liderança e, em caso afirmativo, se há níveis diferentes nesta relação. No que respeita ao estudo empírico, fez-se um estudo de caso, com base numa metodologia de investigação mista (quantitativa e qualitativa), utilizando um questionário onde, os professores bibliotecários do distrito da Guarda, expressaram o seu grau de concordância sobre dois conjuntos de afirmações: um sobre as características da sua inteligência emocional e outro sobre a forma como lideram a sua biblioteca escolar. A análise dos dados foi feita tendo em conta os resultados obtidos, dos quais resultou uma análise descritiva e crítica das respostas a cada uma das afirmações, bem como o cruzamento de dados. Posteriormente foram elaboradas análises inferenciais, através de testes estatísticos não paramétricos, para permitir uma maior credibilidade e fiabilidade dos resultados. As conclusões apontam para uma relação entre a inteligência emocional e a liderança e também confirmam não só a existência de níveis diferentes de relação entre elas, como também de relações diferentes. Deste modo, o professor bibliotecário tem de se autoconhecer muito bem para gerir as suas emoções, de modo a que estas favoreçam uma liderança eficaz e paradigmática. |
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