Reposicionamento da marca WEBCOMUM como referência na área do desenvolvimento e gestão de e-commerce em 2022
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33755 |
Resumo: | O comércio eletrónico tem vindo, dia após dia, a conquistar o mercado de forma cada vez mais profunda e impactante. Apesar do seu acentuado crescimento nos últimos anos, a pandemia do Covid-19 veio acelerar exponencialmente esta tendência. Desta forma, é crescente o número de empresas que procura este meio como alternativa para chegar aos seus clientes e, assim, evoluir os seus negócios. Da mesma forma, são cada vez mais os consumidores que veem no e-commerce uma alternativa mais rápida, completa e eficaz para adquirir produtos ou serviços. No seguimento desta tendência, este estudo pretende reposicionar a marca Webcomum, uma agência de marketing digital e desenvolvimento web, como uma marca de referência no desenvolvimento e gestão de e-commerce na área do Grande Porto. De forma a dar resposta a este objetivo, foi inicialmente desenvolvida uma revisão da literatura focada no conceito de marca, gestão da marca e nos seus envolventes, bem como no marketing digital e e-commerce. Como metodologia de investigação, adotou-se o estudo de caso e foi realizado um inquérito por questionário aos colaboradores da empresa objeto de estudo (23 respostas), bem como uma entrevista ao seu CEO, Fernando Félix, e a um líder de opinião da área do marketing digital e comércio eletrónico, Filipe Carrera. Esta recolha de dados teve como objetivo a análise do estado atual da marca Webcomum e a recolha de tendências acerca do mercado de e-commerce em Portugal. Foi ainda realizada uma análise interna da empresa e uma análise de mercado, concorrência e tendências que, combinada com os dados primários recolhidos, permitiu descobrir falhas e desenvolver um novo posicionamento de mercado para a marca. Por fim, obtiveram-se conclusões que viabilizaram a elaboração de recomendações prioritárias para a empresa em estudo. |
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Reposicionamento da marca WEBCOMUM como referência na área do desenvolvimento e gestão de e-commerce em 2022MarketingDesenvolvimento WebE-CommerceMarketing digitalPosicionamentoReposicionamentoBrandingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO comércio eletrónico tem vindo, dia após dia, a conquistar o mercado de forma cada vez mais profunda e impactante. Apesar do seu acentuado crescimento nos últimos anos, a pandemia do Covid-19 veio acelerar exponencialmente esta tendência. Desta forma, é crescente o número de empresas que procura este meio como alternativa para chegar aos seus clientes e, assim, evoluir os seus negócios. Da mesma forma, são cada vez mais os consumidores que veem no e-commerce uma alternativa mais rápida, completa e eficaz para adquirir produtos ou serviços. No seguimento desta tendência, este estudo pretende reposicionar a marca Webcomum, uma agência de marketing digital e desenvolvimento web, como uma marca de referência no desenvolvimento e gestão de e-commerce na área do Grande Porto. De forma a dar resposta a este objetivo, foi inicialmente desenvolvida uma revisão da literatura focada no conceito de marca, gestão da marca e nos seus envolventes, bem como no marketing digital e e-commerce. Como metodologia de investigação, adotou-se o estudo de caso e foi realizado um inquérito por questionário aos colaboradores da empresa objeto de estudo (23 respostas), bem como uma entrevista ao seu CEO, Fernando Félix, e a um líder de opinião da área do marketing digital e comércio eletrónico, Filipe Carrera. Esta recolha de dados teve como objetivo a análise do estado atual da marca Webcomum e a recolha de tendências acerca do mercado de e-commerce em Portugal. Foi ainda realizada uma análise interna da empresa e uma análise de mercado, concorrência e tendências que, combinada com os dados primários recolhidos, permitiu descobrir falhas e desenvolver um novo posicionamento de mercado para a marca. Por fim, obtiveram-se conclusões que viabilizaram a elaboração de recomendações prioritárias para a empresa em estudo.Mena, RicardoRepositório ComumFerreira, Ana2020-10-22T11:34:06Z2020-09-28T00:00:00Z2020-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33755202522199pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:28.329704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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