Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3283 |
Resumo: | A pandemia de COVID-19 determinou alterações significativas nas rotinas das famílias, designadamente, a necessidade de uma adaptação radical e súbita na educação, em todos os níveis de ensino. Docentes e estudantes viram-se impedidos de manter as suas rotinas, interiorizadas durante os anos anteriores. Nesse sentido, houve a necessidade de promover a transição, praticamente instantânea, de um ensino totalmente presencial para um ensino totalmente a distância, com os inerentes constrangimentos. O trabalho que se apresenta pretende: a) mostrar algumas das adaptações realizadas em unidades curriculares de cursos da Escola Superior Agrária de Santarém; b) analisar o impacto, no sucesso escolar dos estudantes, com a adaptação do ensino às plataformas digitais. A análise dos resultados permite destacar algumas das experiências adquiridas durante o período a que o estudo reporta e mostrar não haver diferenças significativas entre o desempenho dos estudantes no ensino presencial e o desempenho dos estudantes no ensino a distância. |
id |
RCAP_6d8e2bf68d94d74c00a001d9e5cc2410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3283 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemiaHigher education: adaptation and resources in times of pandemicEnsino superiorAvaliaçãoEnsino a distânciaImpactoA pandemia de COVID-19 determinou alterações significativas nas rotinas das famílias, designadamente, a necessidade de uma adaptação radical e súbita na educação, em todos os níveis de ensino. Docentes e estudantes viram-se impedidos de manter as suas rotinas, interiorizadas durante os anos anteriores. Nesse sentido, houve a necessidade de promover a transição, praticamente instantânea, de um ensino totalmente presencial para um ensino totalmente a distância, com os inerentes constrangimentos. O trabalho que se apresenta pretende: a) mostrar algumas das adaptações realizadas em unidades curriculares de cursos da Escola Superior Agrária de Santarém; b) analisar o impacto, no sucesso escolar dos estudantes, com a adaptação do ensino às plataformas digitais. A análise dos resultados permite destacar algumas das experiências adquiridas durante o período a que o estudo reporta e mostrar não haver diferenças significativas entre o desempenho dos estudantes no ensino presencial e o desempenho dos estudantes no ensino a distância.The COVID-19 pandemic set on significant changes in the families’ routines, namely, the need for a radical and sudden adaptation at all levels of education. Teachers and students were prevented from maintaining their well-known routines. In this sense, there was a need to promote the adjustment, practically instantaneous, from totally face-to-face teaching to a full distance teaching, with the inherent constraints. This study intended to: a) show some of the adaptations made in course units of the Escola Superior Agrária de Santarém; b) analyse the impact on students' academic success, with the adaptation of face-to-face teaching to digital platforms. The results highlight some of the experiences obtained during the period to which the study reports and show that there are no significant differences between the performance of students in classroom teaching and the performance of students in distance learning.Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFerreira, AlbertinaSantos Coelho, RosaGrifo, Anabela2021-01-29T20:22:50Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3283porFerreira, A., Santos Coelho, R. & Grifo, A. (2020). Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia. Conferência Virtual A Transformação Digital e Tecnologias em Tempo de Pandemia. Revista da UI_IPSantarém. Edição Temática: Ciências Exatas e Engenharias. 8(4), 27-37. https://revistas.rcaap.pt/uiips/2182-9608https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21967info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:01Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:08.261952Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia Higher education: adaptation and resources in times of pandemic |
title |
Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia |
spellingShingle |
Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia Ferreira, Albertina Ensino superior Avaliação Ensino a distância Impacto |
title_short |
Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia |
title_full |
Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia |
title_fullStr |
Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia |
title_full_unstemmed |
Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia |
title_sort |
Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia |
author |
Ferreira, Albertina |
author_facet |
Ferreira, Albertina Santos Coelho, Rosa Grifo, Anabela |
author_role |
author |
author2 |
Santos Coelho, Rosa Grifo, Anabela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Albertina Santos Coelho, Rosa Grifo, Anabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Avaliação Ensino a distância Impacto |
topic |
Ensino superior Avaliação Ensino a distância Impacto |
description |
A pandemia de COVID-19 determinou alterações significativas nas rotinas das famílias, designadamente, a necessidade de uma adaptação radical e súbita na educação, em todos os níveis de ensino. Docentes e estudantes viram-se impedidos de manter as suas rotinas, interiorizadas durante os anos anteriores. Nesse sentido, houve a necessidade de promover a transição, praticamente instantânea, de um ensino totalmente presencial para um ensino totalmente a distância, com os inerentes constrangimentos. O trabalho que se apresenta pretende: a) mostrar algumas das adaptações realizadas em unidades curriculares de cursos da Escola Superior Agrária de Santarém; b) analisar o impacto, no sucesso escolar dos estudantes, com a adaptação do ensino às plataformas digitais. A análise dos resultados permite destacar algumas das experiências adquiridas durante o período a que o estudo reporta e mostrar não haver diferenças significativas entre o desempenho dos estudantes no ensino presencial e o desempenho dos estudantes no ensino a distância. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-29T20:22:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3283 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, A., Santos Coelho, R. & Grifo, A. (2020). Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia. Conferência Virtual A Transformação Digital e Tecnologias em Tempo de Pandemia. Revista da UI_IPSantarém. Edição Temática: Ciências Exatas e Engenharias. 8(4), 27-37. https://revistas.rcaap.pt/uiips/ 2182-9608 https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21967 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137040999120896 |