Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Albertina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos Coelho, Rosa, Grifo, Anabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3283
Resumo: A pandemia de COVID-19 determinou alterações significativas nas rotinas das famílias, designadamente, a necessidade de uma adaptação radical e súbita na educação, em todos os níveis de ensino. Docentes e estudantes viram-se impedidos de manter as suas rotinas, interiorizadas durante os anos anteriores. Nesse sentido, houve a necessidade de promover a transição, praticamente instantânea, de um ensino totalmente presencial para um ensino totalmente a distância, com os inerentes constrangimentos. O trabalho que se apresenta pretende: a) mostrar algumas das adaptações realizadas em unidades curriculares de cursos da Escola Superior Agrária de Santarém; b) analisar o impacto, no sucesso escolar dos estudantes, com a adaptação do ensino às plataformas digitais. A análise dos resultados permite destacar algumas das experiências adquiridas durante o período a que o estudo reporta e mostrar não haver diferenças significativas entre o desempenho dos estudantes no ensino presencial e o desempenho dos estudantes no ensino a distância.
id RCAP_6d8e2bf68d94d74c00a001d9e5cc2410
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3283
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemiaHigher education: adaptation and resources in times of pandemicEnsino superiorAvaliaçãoEnsino a distânciaImpactoA pandemia de COVID-19 determinou alterações significativas nas rotinas das famílias, designadamente, a necessidade de uma adaptação radical e súbita na educação, em todos os níveis de ensino. Docentes e estudantes viram-se impedidos de manter as suas rotinas, interiorizadas durante os anos anteriores. Nesse sentido, houve a necessidade de promover a transição, praticamente instantânea, de um ensino totalmente presencial para um ensino totalmente a distância, com os inerentes constrangimentos. O trabalho que se apresenta pretende: a) mostrar algumas das adaptações realizadas em unidades curriculares de cursos da Escola Superior Agrária de Santarém; b) analisar o impacto, no sucesso escolar dos estudantes, com a adaptação do ensino às plataformas digitais. A análise dos resultados permite destacar algumas das experiências adquiridas durante o período a que o estudo reporta e mostrar não haver diferenças significativas entre o desempenho dos estudantes no ensino presencial e o desempenho dos estudantes no ensino a distância.The COVID-19 pandemic set on significant changes in the families’ routines, namely, the need for a radical and sudden adaptation at all levels of education. Teachers and students were prevented from maintaining their well-known routines. In this sense, there was a need to promote the adjustment, practically instantaneous, from totally face-to-face teaching to a full distance teaching, with the inherent constraints. This study intended to: a) show some of the adaptations made in course units of the Escola Superior Agrária de Santarém; b) analyse the impact on students' academic success, with the adaptation of face-to-face teaching to digital platforms. The results highlight some of the experiences obtained during the period to which the study reports and show that there are no significant differences between the performance of students in classroom teaching and the performance of students in distance learning.Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFerreira, AlbertinaSantos Coelho, RosaGrifo, Anabela2021-01-29T20:22:50Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3283porFerreira, A., Santos Coelho, R. & Grifo, A. (2020). Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia. Conferência Virtual A Transformação Digital e Tecnologias em Tempo de Pandemia. Revista da UI_IPSantarém. Edição Temática: Ciências Exatas e Engenharias. 8(4), 27-37. https://revistas.rcaap.pt/uiips/2182-9608https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21967info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:01Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:08.261952Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia
Higher education: adaptation and resources in times of pandemic
title Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia
spellingShingle Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia
Ferreira, Albertina
Ensino superior
Avaliação
Ensino a distância
Impacto
title_short Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia
title_full Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia
title_fullStr Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia
title_full_unstemmed Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia
title_sort Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia
author Ferreira, Albertina
author_facet Ferreira, Albertina
Santos Coelho, Rosa
Grifo, Anabela
author_role author
author2 Santos Coelho, Rosa
Grifo, Anabela
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Albertina
Santos Coelho, Rosa
Grifo, Anabela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Avaliação
Ensino a distância
Impacto
topic Ensino superior
Avaliação
Ensino a distância
Impacto
description A pandemia de COVID-19 determinou alterações significativas nas rotinas das famílias, designadamente, a necessidade de uma adaptação radical e súbita na educação, em todos os níveis de ensino. Docentes e estudantes viram-se impedidos de manter as suas rotinas, interiorizadas durante os anos anteriores. Nesse sentido, houve a necessidade de promover a transição, praticamente instantânea, de um ensino totalmente presencial para um ensino totalmente a distância, com os inerentes constrangimentos. O trabalho que se apresenta pretende: a) mostrar algumas das adaptações realizadas em unidades curriculares de cursos da Escola Superior Agrária de Santarém; b) analisar o impacto, no sucesso escolar dos estudantes, com a adaptação do ensino às plataformas digitais. A análise dos resultados permite destacar algumas das experiências adquiridas durante o período a que o estudo reporta e mostrar não haver diferenças significativas entre o desempenho dos estudantes no ensino presencial e o desempenho dos estudantes no ensino a distância.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-29T20:22:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3283
url http://hdl.handle.net/10400.15/3283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, A., Santos Coelho, R. & Grifo, A. (2020). Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemia. Conferência Virtual A Transformação Digital e Tecnologias em Tempo de Pandemia. Revista da UI_IPSantarém. Edição Temática: Ciências Exatas e Engenharias. 8(4), 27-37. https://revistas.rcaap.pt/uiips/
2182-9608
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21967
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137040999120896