As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PALMEIRA, ROBSON LIMA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva, Andrezza Araújo Rodrigues, Ribeiro, Wagner Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10810
Resumo: Este artigo aborda o uso das metodologias ativas como recurso didático a ser aplicado, notadamente no ensino remoto, durante o período de isolamento social, ocasionado em virtude da pandemia da Covid-19, bem como no contexto pós isolamento social, com a finalidade de promover a formação integral do estudante do nível superior. Focaliza o papel das ferramentas tecnológicas, sobretudo salas de aula e ambientes virtuais, para potencializar o processo de ensino e aprendizagem centrado no desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e analítico dos discentes. Propõem-se como questões de pesquisa: “Que oportunidades de aprendizagem os professores podem propor para o período de ensino remoto? Quais estratégias e metodologias pedagógicas deveriam ser utilizadas?”. O objetivo é analisar as estratégias didáticas passíveis de serem utilizadas pelos professores de instituições de ensino superior para dar continuidade aos semestres acadêmicos de forma remota, buscando perceber na literatura o potencial de aplicação de metodologias ativas na prática docente inserida nessa nova modalidade de ensino a distância.
id IFRN-3_9851399b7a1686d4d9f0b7b9bbbb3d82
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/10810
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação SuperiorPandemiaMetodologias AtivasEnsino superiorEnsino a DistânciaEste artigo aborda o uso das metodologias ativas como recurso didático a ser aplicado, notadamente no ensino remoto, durante o período de isolamento social, ocasionado em virtude da pandemia da Covid-19, bem como no contexto pós isolamento social, com a finalidade de promover a formação integral do estudante do nível superior. Focaliza o papel das ferramentas tecnológicas, sobretudo salas de aula e ambientes virtuais, para potencializar o processo de ensino e aprendizagem centrado no desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e analítico dos discentes. Propõem-se como questões de pesquisa: “Que oportunidades de aprendizagem os professores podem propor para o período de ensino remoto? Quais estratégias e metodologias pedagógicas deveriam ser utilizadas?”. O objetivo é analisar as estratégias didáticas passíveis de serem utilizadas pelos professores de instituições de ensino superior para dar continuidade aos semestres acadêmicos de forma remota, buscando perceber na literatura o potencial de aplicação de metodologias ativas na prática docente inserida nessa nova modalidade de ensino a distância.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1081010.15628/holos.2020.10810HOLOS; v. 5 (2020); 1-131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10810/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPALMEIRA, ROBSON LIMAda Silva, Andrezza Araújo RodriguesRibeiro, Wagner Leite2022-05-01T19:16:13Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10810Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:13Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior
title As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior
spellingShingle As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior
PALMEIRA, ROBSON LIMA
Pandemia
Metodologias Ativas
Ensino superior
Ensino a Distância
title_short As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior
title_full As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior
title_fullStr As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior
title_full_unstemmed As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior
title_sort As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior
author PALMEIRA, ROBSON LIMA
author_facet PALMEIRA, ROBSON LIMA
da Silva, Andrezza Araújo Rodrigues
Ribeiro, Wagner Leite
author_role author
author2 da Silva, Andrezza Araújo Rodrigues
Ribeiro, Wagner Leite
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PALMEIRA, ROBSON LIMA
da Silva, Andrezza Araújo Rodrigues
Ribeiro, Wagner Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Metodologias Ativas
Ensino superior
Ensino a Distância
topic Pandemia
Metodologias Ativas
Ensino superior
Ensino a Distância
description Este artigo aborda o uso das metodologias ativas como recurso didático a ser aplicado, notadamente no ensino remoto, durante o período de isolamento social, ocasionado em virtude da pandemia da Covid-19, bem como no contexto pós isolamento social, com a finalidade de promover a formação integral do estudante do nível superior. Focaliza o papel das ferramentas tecnológicas, sobretudo salas de aula e ambientes virtuais, para potencializar o processo de ensino e aprendizagem centrado no desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e analítico dos discentes. Propõem-se como questões de pesquisa: “Que oportunidades de aprendizagem os professores podem propor para o período de ensino remoto? Quais estratégias e metodologias pedagógicas deveriam ser utilizadas?”. O objetivo é analisar as estratégias didáticas passíveis de serem utilizadas pelos professores de instituições de ensino superior para dar continuidade aos semestres acadêmicos de forma remota, buscando perceber na literatura o potencial de aplicação de metodologias ativas na prática docente inserida nessa nova modalidade de ensino a distância.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10810
10.15628/holos.2020.10810
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10810
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.10810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10810/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2020); 1-13
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625645096960