Determinantes de comércio electrónico em PMEs: identificação, estruturação e análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Ricardo Marin Reis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17267
Resumo: A crescente aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no quotidiano das empresas levou a que estas utilizassem novos modelos para operar os seus negócios, como, por exemplo, o comércio eletrónico. Porém, empresas com menores recursos – como as pequenas e médias empresas (PMEs) – têm mostrado alguma relutância em adotar os canais eletrónicos nas suas transações. Esta aversão aos novos modelos de negócio é motivada pela falta de conhecimento e de capacidades na implementação de práticas de comércio eletrónico. Posto isto, de forma a melhorar o seu negócio, parece evidente que os decisores das PMEs beneficiariam de uma nova abordagem que facultasse uma melhor compreensão dos determinantes de comércio eletrónico. De forma a promover essa compreensão, a presente dissertação propõe a utilização de técnicas de mapeamento cognitivo difuso. Com base no conhecimento e na experiência de um painel de especialistas em comércio eletrónico, os resultados mostram que o perfil do empreendedor, o mercado, a gestão operacional, o marketing e promoção, o website e plataforma digital, assim como o produto são os determinantes que apresentam maiores graus de centralidade na estrutura cognitiva desenvolvida, permitindo uma melhor compreensão das suas relações de causalidade. As vantagens e limitações desta abordagem construtivista e a formulação de recomendações para investigação futura são também discutidas.
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