Determinantes de comércio electrónico em PMEs: identificação, estruturação e análise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/17267 |
Resumo: | A crescente aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no quotidiano das empresas levou a que estas utilizassem novos modelos para operar os seus negócios, como, por exemplo, o comércio eletrónico. Porém, empresas com menores recursos – como as pequenas e médias empresas (PMEs) – têm mostrado alguma relutância em adotar os canais eletrónicos nas suas transações. Esta aversão aos novos modelos de negócio é motivada pela falta de conhecimento e de capacidades na implementação de práticas de comércio eletrónico. Posto isto, de forma a melhorar o seu negócio, parece evidente que os decisores das PMEs beneficiariam de uma nova abordagem que facultasse uma melhor compreensão dos determinantes de comércio eletrónico. De forma a promover essa compreensão, a presente dissertação propõe a utilização de técnicas de mapeamento cognitivo difuso. Com base no conhecimento e na experiência de um painel de especialistas em comércio eletrónico, os resultados mostram que o perfil do empreendedor, o mercado, a gestão operacional, o marketing e promoção, o website e plataforma digital, assim como o produto são os determinantes que apresentam maiores graus de centralidade na estrutura cognitiva desenvolvida, permitindo uma melhor compreensão das suas relações de causalidade. As vantagens e limitações desta abordagem construtivista e a formulação de recomendações para investigação futura são também discutidas. |
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Determinantes de comércio electrónico em PMEs: identificação, estruturação e análiseTomada de decisãoTIC - Tecnologias da informação e comunicaçãoComércio eletrónicoModelos cognitivosAnálise de dadosPME Pequenas e Médias EmpresasSmall and Medium-sized Enterprises (SMEs)e-CommerceDecision Support SystemsFuzzy Cognitive MappingA crescente aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no quotidiano das empresas levou a que estas utilizassem novos modelos para operar os seus negócios, como, por exemplo, o comércio eletrónico. Porém, empresas com menores recursos – como as pequenas e médias empresas (PMEs) – têm mostrado alguma relutância em adotar os canais eletrónicos nas suas transações. Esta aversão aos novos modelos de negócio é motivada pela falta de conhecimento e de capacidades na implementação de práticas de comércio eletrónico. Posto isto, de forma a melhorar o seu negócio, parece evidente que os decisores das PMEs beneficiariam de uma nova abordagem que facultasse uma melhor compreensão dos determinantes de comércio eletrónico. De forma a promover essa compreensão, a presente dissertação propõe a utilização de técnicas de mapeamento cognitivo difuso. Com base no conhecimento e na experiência de um painel de especialistas em comércio eletrónico, os resultados mostram que o perfil do empreendedor, o mercado, a gestão operacional, o marketing e promoção, o website e plataforma digital, assim como o produto são os determinantes que apresentam maiores graus de centralidade na estrutura cognitiva desenvolvida, permitindo uma melhor compreensão das suas relações de causalidade. As vantagens e limitações desta abordagem construtivista e a formulação de recomendações para investigação futura são também discutidas.The increasing use of information technology in enterprises’ daily operations has led to multiple innovative ways to run a business, including electronic commerce (or e-commerce). However, firms with fewer resources, such as small and medium-sized enterprises (SMEs), are more reluctant to use electronic channels during transactions. This aversion to contemporary business models is a result of these companies’ lack of knowledge and capabilities regarding e-commerce. To improve their businesses, SMEs’ managers and decision makers could benefit from a methodological framework that fosters a deeper understanding of the determinants of e-commerce. This study sought to explore the use of fuzzy cognitive mapping to address this need. The results are grounded in the knowledge and experience of a panel of experts in e-commerce. The fuzzy cognitive map developed shows that entrepreneur profile, market, operational management, marketing and promotions, website and digital platform, and products present the highest centrality indices as determinants of SME e-commerce. The findings offer a better understanding of the cause-and-effect relationships between these determinants. The advantages, limitations, and shortcomings of our constructivist proposal are also discussed.2019-02-12T14:44:50Z2022-02-12T00:00:00Z2018-07-20T00:00:00Z2018-07-202018-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/17267TID:201953854porBarroso, Ricardo Marin Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:14Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:00.249813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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