Reconhecer o AVC pela Cincinnati PreHospital Stroke Scale - CPSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bule, Maria José
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pires, Elsa, Fernandes, Manuel Agostinho, Sim-Sim, Margarida, Teixeira, Camila
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14888
Resumo: Objetivos: - Analisar a capacidade dos idosos reconhecerem sinais indiciadores de AVC; - Identificar áreas de intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação dirigidas à prevenção de complicações e tratamento precoce do AVC, em idosos. Materiais e Métodos Estudo quantitativo transversal, integrado no Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde e aprovado pela Comissão de Ética para a Investigação nas Áreas da Saúde Humana e Bem-estar da Universidade de Évora. Amostra de conveniência de 35 idosos de ambos os sexos, com média de idades 72.11 anos (DP= 6,868) que frequentam três associações de recreio da cidade de Évora. O formulário de recolha de dados, além dos aspetos sociodemográficos, apresentava a CPSS e três questões referentes às ações imediatas dos sujeitos perante pessoa com episódio agudo de AVC. Formulário aplicado após verificação cognitiva do estado mental (Morgado, Rocha, Maruta, Guerreiro & Martins, 2009). Solicitou-se o consentimento informado. Para análise dos dados foi usado o software IBM SPSS 20,0. CONCLUSÕES Os sujeitos revelaram capacidade para identificar os sinais de AVC a partir do estímulo da CPSS. O conhecimento da população sobre AVC e a atuação dirigida ao correto encaminhamento são importantes na prevenção de complicações e no acesso ao tratamento precoce 4-7. O enfermeiro de reabilitação tem um papel importante no ensino e treino das comunidades com vista aos ganhos em saúde. Surgem indícios da necessidade dos idosos serem capacitados para agir perante uma vítima de AVC.
id RCAP_6dc10337d080ffbece5bb5ef22c91c98
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14888
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reconhecer o AVC pela Cincinnati PreHospital Stroke Scale - CPSSAVCIdososObjetivos: - Analisar a capacidade dos idosos reconhecerem sinais indiciadores de AVC; - Identificar áreas de intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação dirigidas à prevenção de complicações e tratamento precoce do AVC, em idosos. Materiais e Métodos Estudo quantitativo transversal, integrado no Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde e aprovado pela Comissão de Ética para a Investigação nas Áreas da Saúde Humana e Bem-estar da Universidade de Évora. Amostra de conveniência de 35 idosos de ambos os sexos, com média de idades 72.11 anos (DP= 6,868) que frequentam três associações de recreio da cidade de Évora. O formulário de recolha de dados, além dos aspetos sociodemográficos, apresentava a CPSS e três questões referentes às ações imediatas dos sujeitos perante pessoa com episódio agudo de AVC. Formulário aplicado após verificação cognitiva do estado mental (Morgado, Rocha, Maruta, Guerreiro & Martins, 2009). Solicitou-se o consentimento informado. Para análise dos dados foi usado o software IBM SPSS 20,0. CONCLUSÕES Os sujeitos revelaram capacidade para identificar os sinais de AVC a partir do estímulo da CPSS. O conhecimento da população sobre AVC e a atuação dirigida ao correto encaminhamento são importantes na prevenção de complicações e no acesso ao tratamento precoce 4-7. O enfermeiro de reabilitação tem um papel importante no ensino e treino das comunidades com vista aos ganhos em saúde. Surgem indícios da necessidade dos idosos serem capacitados para agir perante uma vítima de AVC.2015-08-11T14:19:21Z2015-08-112014-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/14888http://hdl.handle.net/10174/14888porBule, M. J., Sim- Sim, M., Fernandes, M. A., Pires, E., & Teixeira, C. (2014). [Reconhecer o AVC pela Cincinnati PreHospital Stroke Scale - CPSS].Póster apresentado no Encontro Internacional de Enfermagem de Reabilitação, Caldas da Rainha.simnaosimmjosebule@uevora.ptelsapires72@gmail.commf@uevora.ptmsimsim@uevora.ptcamilavasconcelosteixeira@gmail.com744Bule, Maria JoséPires, ElsaFernandes, Manuel AgostinhoSim-Sim, MargaridaTeixeira, Camilainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:45.841671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecer o AVC pela Cincinnati PreHospital Stroke Scale - CPSS
title Reconhecer o AVC pela Cincinnati PreHospital Stroke Scale - CPSS
spellingShingle Reconhecer o AVC pela Cincinnati PreHospital Stroke Scale - CPSS
Bule, Maria José
AVC
Idosos
title_short Reconhecer o AVC pela Cincinnati PreHospital Stroke Scale - CPSS
title_full Reconhecer o AVC pela Cincinnati PreHospital Stroke Scale - CPSS
title_fullStr Reconhecer o AVC pela Cincinnati PreHospital Stroke Scale - CPSS
title_full_unstemmed Reconhecer o AVC pela Cincinnati PreHospital Stroke Scale - CPSS
title_sort Reconhecer o AVC pela Cincinnati PreHospital Stroke Scale - CPSS
author Bule, Maria José
author_facet Bule, Maria José
Pires, Elsa
Fernandes, Manuel Agostinho
Sim-Sim, Margarida
Teixeira, Camila
author_role author
author2 Pires, Elsa
Fernandes, Manuel Agostinho
Sim-Sim, Margarida
Teixeira, Camila
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bule, Maria José
Pires, Elsa
Fernandes, Manuel Agostinho
Sim-Sim, Margarida
Teixeira, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv AVC
Idosos
topic AVC
Idosos
description Objetivos: - Analisar a capacidade dos idosos reconhecerem sinais indiciadores de AVC; - Identificar áreas de intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação dirigidas à prevenção de complicações e tratamento precoce do AVC, em idosos. Materiais e Métodos Estudo quantitativo transversal, integrado no Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde e aprovado pela Comissão de Ética para a Investigação nas Áreas da Saúde Humana e Bem-estar da Universidade de Évora. Amostra de conveniência de 35 idosos de ambos os sexos, com média de idades 72.11 anos (DP= 6,868) que frequentam três associações de recreio da cidade de Évora. O formulário de recolha de dados, além dos aspetos sociodemográficos, apresentava a CPSS e três questões referentes às ações imediatas dos sujeitos perante pessoa com episódio agudo de AVC. Formulário aplicado após verificação cognitiva do estado mental (Morgado, Rocha, Maruta, Guerreiro & Martins, 2009). Solicitou-se o consentimento informado. Para análise dos dados foi usado o software IBM SPSS 20,0. CONCLUSÕES Os sujeitos revelaram capacidade para identificar os sinais de AVC a partir do estímulo da CPSS. O conhecimento da população sobre AVC e a atuação dirigida ao correto encaminhamento são importantes na prevenção de complicações e no acesso ao tratamento precoce 4-7. O enfermeiro de reabilitação tem um papel importante no ensino e treino das comunidades com vista aos ganhos em saúde. Surgem indícios da necessidade dos idosos serem capacitados para agir perante uma vítima de AVC.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05T00:00:00Z
2015-08-11T14:19:21Z
2015-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14888
http://hdl.handle.net/10174/14888
url http://hdl.handle.net/10174/14888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bule, M. J., Sim- Sim, M., Fernandes, M. A., Pires, E., & Teixeira, C. (2014). [Reconhecer o AVC pela Cincinnati PreHospital Stroke Scale - CPSS].Póster apresentado no Encontro Internacional de Enfermagem de Reabilitação, Caldas da Rainha.
sim
nao
sim
mjosebule@uevora.pt
elsapires72@gmail.com
mf@uevora.pt
msimsim@uevora.pt
camilavasconcelosteixeira@gmail.com
744
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136552620654592