Motivação para a compra online em supermercados : estudo exploratório em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Inês Galharda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7850
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_6dccfe552800aa41b1e8bbc060b97539
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7850
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para a compra online em supermercados : estudo exploratório em PortugalComportamento do ConsumidorMotivaçãoCompras onlineCompras de mercearia pela InternetSupermercadosPortugalConsumer BehaviorMotivationOnline shoppingE-grocerySupermarketsMestrado em MarketingO comércio online tem crescido muito rapidamente, com fortes possibilidades de se tornar num canal vital para compras de supermercado. Em Portugal, a compra online de bens alimentares e detergentes ainda é um nicho de mercado. Atendendo à escassez de estudos em Portugal, importa compreender o que motiva os consumidores a fazer compras online, inferindo sobre os motivos que os levam a iniciar e a continuar a comprar. São ainda apontados os inibidores de compra online de supermercado e analisadas sugestões dos consumidores para melhorar a experiência de compra. Foi realizado um estudo qualitativo, amostra não probabilística de conveniência e com recurso a entrevistas em profundidade com pessoas que tivessem efetuado compras online pelo menos uma vez. Os resultados indicam que os principais motivos para iniciar a compra online são variáveis situacionais (e.g., a falta ou avaria de um elevador) e os principais motivos para a continuação da compra são o não ter de carregar as compras, a comodidade, a poupança de tempo e o evitar as compras supérfluas. Muitos dos resultados confirmam estudos académicos internacionais, havendo também conclusões que poderão complementar a literatura existente.Online shopping has been growing at a fast pace, possibly becoming a vital channel in grocery shopping. In Portugal, the online purchase of groceries and detergents is still a niche market. Considering the lack of studies in Portugal it is important to understand what motivates the consumer to shop online, inferring about the reasons that lead them to start and continue to buy. The inhibitor causes for supermarket online purchases are identified and the consumer's suggestions for the improvement of the online shopping experience are analyzed. A qualitative study was conducted, in a non-probabilistic sample, performing in-depth interviews to customers who had made purchases online at least once. The results show that the main reason to start online shopping are situational variables (e.g., the lack or failure of a lift) and the main reasons for the continued purchase are not having to carry groceries, convenience, saving time and avoiding unnecessary purchases. Many of the results confirm international academic studies and there are also conclusions which may complement the existing literature on the subject.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaAraújo, Inês Galharda2015-01-27T15:06:17Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7850porAraújo, Inês Galharda (2014). "Motivação para a compra online em supermercados : estudo exploratório em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:57.117675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a compra online em supermercados : estudo exploratório em Portugal
title Motivação para a compra online em supermercados : estudo exploratório em Portugal
spellingShingle Motivação para a compra online em supermercados : estudo exploratório em Portugal
Araújo, Inês Galharda
Comportamento do Consumidor
Motivação
Compras online
Compras de mercearia pela Internet
Supermercados
Portugal
Consumer Behavior
Motivation
Online shopping
E-grocery
Supermarkets
title_short Motivação para a compra online em supermercados : estudo exploratório em Portugal
title_full Motivação para a compra online em supermercados : estudo exploratório em Portugal
title_fullStr Motivação para a compra online em supermercados : estudo exploratório em Portugal
title_full_unstemmed Motivação para a compra online em supermercados : estudo exploratório em Portugal
title_sort Motivação para a compra online em supermercados : estudo exploratório em Portugal
author Araújo, Inês Galharda
author_facet Araújo, Inês Galharda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Inês Galharda
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do Consumidor
Motivação
Compras online
Compras de mercearia pela Internet
Supermercados
Portugal
Consumer Behavior
Motivation
Online shopping
E-grocery
Supermarkets
topic Comportamento do Consumidor
Motivação
Compras online
Compras de mercearia pela Internet
Supermercados
Portugal
Consumer Behavior
Motivation
Online shopping
E-grocery
Supermarkets
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-27T15:06:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7850
url http://hdl.handle.net/10400.5/7850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, Inês Galharda (2014). "Motivação para a compra online em supermercados : estudo exploratório em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131026670223360