A estimulação precoce e a educação de surdos no município de Cabo Frio - RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14624 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar os impactos da estimulação precoce para o desenvolvimento dos alunos surdos na perspectiva de educadores que atuam diretamente com eles numa escola de surdos. A pesquisa partiu da concepção da surdez e suas implicações para o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança e buscou compreender a importância do diagnóstico e da estimulação precoce com a participação da família e apoio educacional a partir de ações pedagógicas desenvolvidas por equipe multiprofissional na perspectiva bilíngue, visando o desempenho pessoal e acadêmico do aluno surdo. Participaram da pesquisa onze profissionais que atuam na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, localizada no município de Cabo Frio- RJ, tendo duas profissionais surdas entrevistadas. Os instrumentos metodológicos utilizados para desenvolver a pesquisa foram o estudo de caso e as entrevistas estruturadas. As entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo e triangulação de dados. Os resultados demonstram a relevância da detecção e estimulação precoce para o desenvolvimento dos alunos surdos e apontam a necessidade de um trabalho efetivo entre família, escola e sistema político educacional como garantia de uma educação de atenda o direito à aprendizagem, respeitando o surdo em suas necessidades. |
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A estimulação precoce e a educação de surdos no município de Cabo Frio - RJEducação de surdosEstimulação precoceAbordagem bilíngueDesenvolvimento acadêmicoDeaf educationEarly stimulationBilingual approachAcademic developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar os impactos da estimulação precoce para o desenvolvimento dos alunos surdos na perspectiva de educadores que atuam diretamente com eles numa escola de surdos. A pesquisa partiu da concepção da surdez e suas implicações para o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança e buscou compreender a importância do diagnóstico e da estimulação precoce com a participação da família e apoio educacional a partir de ações pedagógicas desenvolvidas por equipe multiprofissional na perspectiva bilíngue, visando o desempenho pessoal e acadêmico do aluno surdo. Participaram da pesquisa onze profissionais que atuam na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, localizada no município de Cabo Frio- RJ, tendo duas profissionais surdas entrevistadas. Os instrumentos metodológicos utilizados para desenvolver a pesquisa foram o estudo de caso e as entrevistas estruturadas. As entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo e triangulação de dados. Os resultados demonstram a relevância da detecção e estimulação precoce para o desenvolvimento dos alunos surdos e apontam a necessidade de um trabalho efetivo entre família, escola e sistema político educacional como garantia de uma educação de atenda o direito à aprendizagem, respeitando o surdo em suas necessidades.This research has as main objective to investigate the impacts of the early stimulation for the development of the deaf students from the perspective of educators who work directly with them in a school of the deaf.The research started from the conception of deafness and its implications for the linguistic and cognitive development of the child and sought to understand the importance of diagnosis and early stimulation with family participation and educational support from pedagogical actions undertaken by a multiprofessional team from a bilingual perspective, aiming at the personal and academic performance of the deaf student.Eleven professionals working at the Arlete Rosa Castanho Municipal School, located in the municipality of Cabo Frio, RJ, participated in the study, with two deaf professionals interviewed. The methodological tools used to develop the research were case study and structured interviews. The interviews were submitted to content analysis and data triangulation. The results demonstrate the relevance of detection and early stimulation for the development of deaf students and point out the need for an effective work between family, school and educational political system as a guarantee of an education to attend the right to learning, respecting the deaf in their needs.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPaiva, Margarida Maria Ferreira DelgadoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSimões, Cláudia Cristina Carvalho2019-09-17T11:56:17Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14624TID:202284506porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:26.845650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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