A estimulação precoce e a educação de surdos no município de Cabo Frio - RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Cláudia Cristina Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14624
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar os impactos da estimulação precoce para o desenvolvimento dos alunos surdos na perspectiva de educadores que atuam diretamente com eles numa escola de surdos. A pesquisa partiu da concepção da surdez e suas implicações para o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança e buscou compreender a importância do diagnóstico e da estimulação precoce com a participação da família e apoio educacional a partir de ações pedagógicas desenvolvidas por equipe multiprofissional na perspectiva bilíngue, visando o desempenho pessoal e acadêmico do aluno surdo. Participaram da pesquisa onze profissionais que atuam na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, localizada no município de Cabo Frio- RJ, tendo duas profissionais surdas entrevistadas. Os instrumentos metodológicos utilizados para desenvolver a pesquisa foram o estudo de caso e as entrevistas estruturadas. As entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo e triangulação de dados. Os resultados demonstram a relevância da detecção e estimulação precoce para o desenvolvimento dos alunos surdos e apontam a necessidade de um trabalho efetivo entre família, escola e sistema político educacional como garantia de uma educação de atenda o direito à aprendizagem, respeitando o surdo em suas necessidades.
id RCAP_6dd75acc5fd281185890671dafe05023
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A estimulação precoce e a educação de surdos no município de Cabo Frio - RJEducação de surdosEstimulação precoceAbordagem bilíngueDesenvolvimento acadêmicoDeaf educationEarly stimulationBilingual approachAcademic developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar os impactos da estimulação precoce para o desenvolvimento dos alunos surdos na perspectiva de educadores que atuam diretamente com eles numa escola de surdos. A pesquisa partiu da concepção da surdez e suas implicações para o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança e buscou compreender a importância do diagnóstico e da estimulação precoce com a participação da família e apoio educacional a partir de ações pedagógicas desenvolvidas por equipe multiprofissional na perspectiva bilíngue, visando o desempenho pessoal e acadêmico do aluno surdo. Participaram da pesquisa onze profissionais que atuam na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, localizada no município de Cabo Frio- RJ, tendo duas profissionais surdas entrevistadas. Os instrumentos metodológicos utilizados para desenvolver a pesquisa foram o estudo de caso e as entrevistas estruturadas. As entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo e triangulação de dados. Os resultados demonstram a relevância da detecção e estimulação precoce para o desenvolvimento dos alunos surdos e apontam a necessidade de um trabalho efetivo entre família, escola e sistema político educacional como garantia de uma educação de atenda o direito à aprendizagem, respeitando o surdo em suas necessidades.This research has as main objective to investigate the impacts of the early stimulation for the development of the deaf students from the perspective of educators who work directly with them in a school of the deaf.The research started from the conception of deafness and its implications for the linguistic and cognitive development of the child and sought to understand the importance of diagnosis and early stimulation with family participation and educational support from pedagogical actions undertaken by a multiprofessional team from a bilingual perspective, aiming at the personal and academic performance of the deaf student.Eleven professionals working at the Arlete Rosa Castanho Municipal School, located in the municipality of Cabo Frio, RJ, participated in the study, with two deaf professionals interviewed. The methodological tools used to develop the research were case study and structured interviews. The interviews were submitted to content analysis and data triangulation. The results demonstrate the relevance of detection and early stimulation for the development of deaf students and point out the need for an effective work between family, school and educational political system as a guarantee of an education to attend the right to learning, respecting the deaf in their needs.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPaiva, Margarida Maria Ferreira DelgadoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSimões, Cláudia Cristina Carvalho2019-09-17T11:56:17Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14624TID:202284506porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:26.845650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A estimulação precoce e a educação de surdos no município de Cabo Frio - RJ
title A estimulação precoce e a educação de surdos no município de Cabo Frio - RJ
spellingShingle A estimulação precoce e a educação de surdos no município de Cabo Frio - RJ
Simões, Cláudia Cristina Carvalho
Educação de surdos
Estimulação precoce
Abordagem bilíngue
Desenvolvimento acadêmico
Deaf education
Early stimulation
Bilingual approach
Academic development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A estimulação precoce e a educação de surdos no município de Cabo Frio - RJ
title_full A estimulação precoce e a educação de surdos no município de Cabo Frio - RJ
title_fullStr A estimulação precoce e a educação de surdos no município de Cabo Frio - RJ
title_full_unstemmed A estimulação precoce e a educação de surdos no município de Cabo Frio - RJ
title_sort A estimulação precoce e a educação de surdos no município de Cabo Frio - RJ
author Simões, Cláudia Cristina Carvalho
author_facet Simões, Cláudia Cristina Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Margarida Maria Ferreira Delgado
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Cláudia Cristina Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de surdos
Estimulação precoce
Abordagem bilíngue
Desenvolvimento acadêmico
Deaf education
Early stimulation
Bilingual approach
Academic development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação de surdos
Estimulação precoce
Abordagem bilíngue
Desenvolvimento acadêmico
Deaf education
Early stimulation
Bilingual approach
Academic development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar os impactos da estimulação precoce para o desenvolvimento dos alunos surdos na perspectiva de educadores que atuam diretamente com eles numa escola de surdos. A pesquisa partiu da concepção da surdez e suas implicações para o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança e buscou compreender a importância do diagnóstico e da estimulação precoce com a participação da família e apoio educacional a partir de ações pedagógicas desenvolvidas por equipe multiprofissional na perspectiva bilíngue, visando o desempenho pessoal e acadêmico do aluno surdo. Participaram da pesquisa onze profissionais que atuam na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, localizada no município de Cabo Frio- RJ, tendo duas profissionais surdas entrevistadas. Os instrumentos metodológicos utilizados para desenvolver a pesquisa foram o estudo de caso e as entrevistas estruturadas. As entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo e triangulação de dados. Os resultados demonstram a relevância da detecção e estimulação precoce para o desenvolvimento dos alunos surdos e apontam a necessidade de um trabalho efetivo entre família, escola e sistema político educacional como garantia de uma educação de atenda o direito à aprendizagem, respeitando o surdo em suas necessidades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-09-17T11:56:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14624
TID:202284506
url http://hdl.handle.net/10400.22/14624
identifier_str_mv TID:202284506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131436635127808