Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdasca, José
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neves, Ana, Fonseca, Helena, Fateixa, José, Procópio, Marta, João, Odete, Magro-C, Teodolinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28746
Resumo: Depois de um ano letivo atípico em que a pandemia da COVID-19 levou à suspensão de todas as atividades letivas e não letivas a partir de 16 de março de 2020 e à implementação de ensino a distância, o sistema educativo acentuou fragilidades nos extratos da população escolar mais vulnerável. Para a retoma das atividades educativas no ano letivo 2020/21 estabeleceu-se um conjunto de medidas excecionais e temporárias em colaboração com os restantes parceiros sociais para minorar as problemáticas identificadas. A 31 de julho de 2020 o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) apresentou o Edital de abertura de candidaturas à conceção de Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos, a todas as Escolas do Continente. A apresentação dos PDPSC teve como grande objetivo a mitigação das “desigualdades socioeducativas, garantindo o acesso ao conhecimento como a chave para a mobilidade social e o êxito educativo de todos e cada um dos alunos e contrariando o absentismo e o abandono”. Foram 668 as Escolas, de um total de 810 elegíveis, que entre o período de 8 e 28 de agosto de 2020, gizaram e apresentaram à Estrutura de Missão do PNPSE 1316 medidas de intervenção socioeducativa, numa média de 2 medidas por plano. Dos planos apresentados resultou, à data, a alocação de um total nacional de 931 técnicos especializados (a tempo total ou parcial) que vieram reforçar as Equipas Multidisciplinares.
id RCAP_6dfa71866eb0478cd6e0848adcf9f830
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativosPromoção do sucesso escolar, inclusão educativa, desenvolvimento pessoal, social e comunitárioDepois de um ano letivo atípico em que a pandemia da COVID-19 levou à suspensão de todas as atividades letivas e não letivas a partir de 16 de março de 2020 e à implementação de ensino a distância, o sistema educativo acentuou fragilidades nos extratos da população escolar mais vulnerável. Para a retoma das atividades educativas no ano letivo 2020/21 estabeleceu-se um conjunto de medidas excecionais e temporárias em colaboração com os restantes parceiros sociais para minorar as problemáticas identificadas. A 31 de julho de 2020 o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) apresentou o Edital de abertura de candidaturas à conceção de Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos, a todas as Escolas do Continente. A apresentação dos PDPSC teve como grande objetivo a mitigação das “desigualdades socioeducativas, garantindo o acesso ao conhecimento como a chave para a mobilidade social e o êxito educativo de todos e cada um dos alunos e contrariando o absentismo e o abandono”. Foram 668 as Escolas, de um total de 810 elegíveis, que entre o período de 8 e 28 de agosto de 2020, gizaram e apresentaram à Estrutura de Missão do PNPSE 1316 medidas de intervenção socioeducativa, numa média de 2 medidas por plano. Dos planos apresentados resultou, à data, a alocação de um total nacional de 931 técnicos especializados (a tempo total ou parcial) que vieram reforçar as Equipas Multidisciplinares.NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 152021-01-22T18:44:37Z2021-01-222020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28746http://hdl.handle.net/10174/28746porndndndndndndndBoletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar229Verdasca, JoséNeves, AnaFonseca, HelenaFateixa, JoséProcópio, MartaJoão, OdeteMagro-C, Teodolindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:42.326472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos
title Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos
spellingShingle Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos
Verdasca, José
Promoção do sucesso escolar, inclusão educativa, desenvolvimento pessoal, social e comunitário
title_short Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos
title_full Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos
title_fullStr Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos
title_full_unstemmed Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos
title_sort Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos
author Verdasca, José
author_facet Verdasca, José
Neves, Ana
Fonseca, Helena
Fateixa, José
Procópio, Marta
João, Odete
Magro-C, Teodolinda
author_role author
author2 Neves, Ana
Fonseca, Helena
Fateixa, José
Procópio, Marta
João, Odete
Magro-C, Teodolinda
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdasca, José
Neves, Ana
Fonseca, Helena
Fateixa, José
Procópio, Marta
João, Odete
Magro-C, Teodolinda
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção do sucesso escolar, inclusão educativa, desenvolvimento pessoal, social e comunitário
topic Promoção do sucesso escolar, inclusão educativa, desenvolvimento pessoal, social e comunitário
description Depois de um ano letivo atípico em que a pandemia da COVID-19 levou à suspensão de todas as atividades letivas e não letivas a partir de 16 de março de 2020 e à implementação de ensino a distância, o sistema educativo acentuou fragilidades nos extratos da população escolar mais vulnerável. Para a retoma das atividades educativas no ano letivo 2020/21 estabeleceu-se um conjunto de medidas excecionais e temporárias em colaboração com os restantes parceiros sociais para minorar as problemáticas identificadas. A 31 de julho de 2020 o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) apresentou o Edital de abertura de candidaturas à conceção de Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos, a todas as Escolas do Continente. A apresentação dos PDPSC teve como grande objetivo a mitigação das “desigualdades socioeducativas, garantindo o acesso ao conhecimento como a chave para a mobilidade social e o êxito educativo de todos e cada um dos alunos e contrariando o absentismo e o abandono”. Foram 668 as Escolas, de um total de 810 elegíveis, que entre o período de 8 e 28 de agosto de 2020, gizaram e apresentaram à Estrutura de Missão do PNPSE 1316 medidas de intervenção socioeducativa, numa média de 2 medidas por plano. Dos planos apresentados resultou, à data, a alocação de um total nacional de 931 técnicos especializados (a tempo total ou parcial) que vieram reforçar as Equipas Multidisciplinares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01T00:00:00Z
2021-01-22T18:44:37Z
2021-01-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28746
http://hdl.handle.net/10174/28746
url http://hdl.handle.net/10174/28746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
nd
nd
nd
nd
nd
nd
Boletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 15
publisher.none.fl_str_mv NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 15
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136669009444864