Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28746 |
Resumo: | Depois de um ano letivo atípico em que a pandemia da COVID-19 levou à suspensão de todas as atividades letivas e não letivas a partir de 16 de março de 2020 e à implementação de ensino a distância, o sistema educativo acentuou fragilidades nos extratos da população escolar mais vulnerável. Para a retoma das atividades educativas no ano letivo 2020/21 estabeleceu-se um conjunto de medidas excecionais e temporárias em colaboração com os restantes parceiros sociais para minorar as problemáticas identificadas. A 31 de julho de 2020 o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) apresentou o Edital de abertura de candidaturas à conceção de Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos, a todas as Escolas do Continente. A apresentação dos PDPSC teve como grande objetivo a mitigação das “desigualdades socioeducativas, garantindo o acesso ao conhecimento como a chave para a mobilidade social e o êxito educativo de todos e cada um dos alunos e contrariando o absentismo e o abandono”. Foram 668 as Escolas, de um total de 810 elegíveis, que entre o período de 8 e 28 de agosto de 2020, gizaram e apresentaram à Estrutura de Missão do PNPSE 1316 medidas de intervenção socioeducativa, numa média de 2 medidas por plano. Dos planos apresentados resultou, à data, a alocação de um total nacional de 931 técnicos especializados (a tempo total ou parcial) que vieram reforçar as Equipas Multidisciplinares. |
id |
RCAP_6dfa71866eb0478cd6e0848adcf9f830 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28746 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativosPromoção do sucesso escolar, inclusão educativa, desenvolvimento pessoal, social e comunitárioDepois de um ano letivo atípico em que a pandemia da COVID-19 levou à suspensão de todas as atividades letivas e não letivas a partir de 16 de março de 2020 e à implementação de ensino a distância, o sistema educativo acentuou fragilidades nos extratos da população escolar mais vulnerável. Para a retoma das atividades educativas no ano letivo 2020/21 estabeleceu-se um conjunto de medidas excecionais e temporárias em colaboração com os restantes parceiros sociais para minorar as problemáticas identificadas. A 31 de julho de 2020 o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) apresentou o Edital de abertura de candidaturas à conceção de Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos, a todas as Escolas do Continente. A apresentação dos PDPSC teve como grande objetivo a mitigação das “desigualdades socioeducativas, garantindo o acesso ao conhecimento como a chave para a mobilidade social e o êxito educativo de todos e cada um dos alunos e contrariando o absentismo e o abandono”. Foram 668 as Escolas, de um total de 810 elegíveis, que entre o período de 8 e 28 de agosto de 2020, gizaram e apresentaram à Estrutura de Missão do PNPSE 1316 medidas de intervenção socioeducativa, numa média de 2 medidas por plano. Dos planos apresentados resultou, à data, a alocação de um total nacional de 931 técnicos especializados (a tempo total ou parcial) que vieram reforçar as Equipas Multidisciplinares.NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 152021-01-22T18:44:37Z2021-01-222020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28746http://hdl.handle.net/10174/28746porndndndndndndndBoletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar229Verdasca, JoséNeves, AnaFonseca, HelenaFateixa, JoséProcópio, MartaJoão, OdeteMagro-C, Teodolindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:42.326472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos |
title |
Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos |
spellingShingle |
Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos Verdasca, José Promoção do sucesso escolar, inclusão educativa, desenvolvimento pessoal, social e comunitário |
title_short |
Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos |
title_full |
Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos |
title_fullStr |
Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos |
title_full_unstemmed |
Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos |
title_sort |
Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos |
author |
Verdasca, José |
author_facet |
Verdasca, José Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta João, Odete Magro-C, Teodolinda |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta João, Odete Magro-C, Teodolinda |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verdasca, José Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta João, Odete Magro-C, Teodolinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção do sucesso escolar, inclusão educativa, desenvolvimento pessoal, social e comunitário |
topic |
Promoção do sucesso escolar, inclusão educativa, desenvolvimento pessoal, social e comunitário |
description |
Depois de um ano letivo atípico em que a pandemia da COVID-19 levou à suspensão de todas as atividades letivas e não letivas a partir de 16 de março de 2020 e à implementação de ensino a distância, o sistema educativo acentuou fragilidades nos extratos da população escolar mais vulnerável. Para a retoma das atividades educativas no ano letivo 2020/21 estabeleceu-se um conjunto de medidas excecionais e temporárias em colaboração com os restantes parceiros sociais para minorar as problemáticas identificadas. A 31 de julho de 2020 o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) apresentou o Edital de abertura de candidaturas à conceção de Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos, a todas as Escolas do Continente. A apresentação dos PDPSC teve como grande objetivo a mitigação das “desigualdades socioeducativas, garantindo o acesso ao conhecimento como a chave para a mobilidade social e o êxito educativo de todos e cada um dos alunos e contrariando o absentismo e o abandono”. Foram 668 as Escolas, de um total de 810 elegíveis, que entre o período de 8 e 28 de agosto de 2020, gizaram e apresentaram à Estrutura de Missão do PNPSE 1316 medidas de intervenção socioeducativa, numa média de 2 medidas por plano. Dos planos apresentados resultou, à data, a alocação de um total nacional de 931 técnicos especializados (a tempo total ou parcial) que vieram reforçar as Equipas Multidisciplinares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01T00:00:00Z 2021-01-22T18:44:37Z 2021-01-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28746 http://hdl.handle.net/10174/28746 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nd nd nd nd nd nd nd Boletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 15 |
publisher.none.fl_str_mv |
NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 15 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136669009444864 |