A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/802 |
Resumo: | Dissertação mest., Psicologia de Educação, Universidade do Algarve, 2006 |
id |
RCAP_8050bf4eeed7852747d064650ad70dcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/802 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativoTesesDesenvolvimento humanoNecessidades educativos especiaisInclusãoParceriasSucesso educativoDissertação mest., Psicologia de Educação, Universidade do Algarve, 2006O principal objectivo da nossa investigação centra-se no estudo do trabalho de parceria entre o Professor Titular de Turma e o Professor de Apoio Educativo, tendo em vista compreender de que modo a (in)relação favorece (ou não) a inclusão dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com necessidades educativa especiais. Este estudo emerge da necessidade de adquirir suportes teóricos sobre o trabalho de parceria entre o professor titular de turma e o professor de apoio educativo, temática que se revela fundamental na inclusão das crianças com necessidades educativas especiais, no intuito de fazer face à heterogeneidade das salas do Ensino Regular resultante de uma filosofia de escola inclusiva. O universo do estudo é constituído intencionalmente por três professores titulares de turma e por três professores de apoio educativo dos conselhos de Loulé e Albufeira (Algarve). Os instrumentos utilizados nesta dissertação baseiam-se fundamentalmente na entrevista semi-estruturada e como instrumento de trabalho de auto-regulação, procedemos à avaliação sistemática da dissertação para nos certificar da coerência entre a progressão do nosso estudo e o seu objectivo inicial. O estudo pretende, consequentemente, analisar os testemunhos dos professores sobre as concepções de inclusão e trabalho de parceria dos professores do ensino regular e do apoio educativo, para melhor compreender as metodologias utilizadas nas práticas actuais e a sua eventual correlação com o trabalho de parceria, no âmbito das necessidades educativas especiais. Perceber ainda, até que ponto se desenvolvem actividades que promovam estratégias de diferenciação pedagógica em relação a alunos com necessidades educativas especiais.Sousa, CarolinaSapientiaPablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa2011-09-07T16:05:37Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10400.1/802por373.2 PAB*Inc Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:38Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:05.970297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo |
title |
A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo |
spellingShingle |
A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo Pablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa Teses Desenvolvimento humano Necessidades educativos especiais Inclusão Parcerias Sucesso educativo |
title_short |
A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo |
title_full |
A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo |
title_fullStr |
A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo |
title_full_unstemmed |
A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo |
title_sort |
A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo |
author |
Pablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa |
author_facet |
Pablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Carolina Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Desenvolvimento humano Necessidades educativos especiais Inclusão Parcerias Sucesso educativo |
topic |
Teses Desenvolvimento humano Necessidades educativos especiais Inclusão Parcerias Sucesso educativo |
description |
Dissertação mest., Psicologia de Educação, Universidade do Algarve, 2006 |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-01-01T00:00:00Z 2011-09-07T16:05:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/802 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
373.2 PAB*Inc Cave |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133151475269632 |