A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/802
Resumo: Dissertação mest., Psicologia de Educação, Universidade do Algarve, 2006
id RCAP_8050bf4eeed7852747d064650ad70dcd
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/802
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativoTesesDesenvolvimento humanoNecessidades educativos especiaisInclusãoParceriasSucesso educativoDissertação mest., Psicologia de Educação, Universidade do Algarve, 2006O principal objectivo da nossa investigação centra-se no estudo do trabalho de parceria entre o Professor Titular de Turma e o Professor de Apoio Educativo, tendo em vista compreender de que modo a (in)relação favorece (ou não) a inclusão dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com necessidades educativa especiais. Este estudo emerge da necessidade de adquirir suportes teóricos sobre o trabalho de parceria entre o professor titular de turma e o professor de apoio educativo, temática que se revela fundamental na inclusão das crianças com necessidades educativas especiais, no intuito de fazer face à heterogeneidade das salas do Ensino Regular resultante de uma filosofia de escola inclusiva. O universo do estudo é constituído intencionalmente por três professores titulares de turma e por três professores de apoio educativo dos conselhos de Loulé e Albufeira (Algarve). Os instrumentos utilizados nesta dissertação baseiam-se fundamentalmente na entrevista semi-estruturada e como instrumento de trabalho de auto-regulação, procedemos à avaliação sistemática da dissertação para nos certificar da coerência entre a progressão do nosso estudo e o seu objectivo inicial. O estudo pretende, consequentemente, analisar os testemunhos dos professores sobre as concepções de inclusão e trabalho de parceria dos professores do ensino regular e do apoio educativo, para melhor compreender as metodologias utilizadas nas práticas actuais e a sua eventual correlação com o trabalho de parceria, no âmbito das necessidades educativas especiais. Perceber ainda, até que ponto se desenvolvem actividades que promovam estratégias de diferenciação pedagógica em relação a alunos com necessidades educativas especiais.Sousa, CarolinaSapientiaPablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa2011-09-07T16:05:37Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10400.1/802por373.2 PAB*Inc Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:38Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:05.970297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo
title A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo
spellingShingle A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo
Pablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa
Teses
Desenvolvimento humano
Necessidades educativos especiais
Inclusão
Parcerias
Sucesso educativo
title_short A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo
title_full A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo
title_fullStr A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo
title_full_unstemmed A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo
title_sort A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo
author Pablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa
author_facet Pablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Carolina
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Desenvolvimento humano
Necessidades educativos especiais
Inclusão
Parcerias
Sucesso educativo
topic Teses
Desenvolvimento humano
Necessidades educativos especiais
Inclusão
Parcerias
Sucesso educativo
description Dissertação mest., Psicologia de Educação, Universidade do Algarve, 2006
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:05:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/802
url http://hdl.handle.net/10400.1/802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 373.2 PAB*Inc Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133151475269632