Kandengues do futuro: design participativo e educação para a cidadania em Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14726 |
Resumo: | O estudo que aqui se apresenta tem como principal objetivo a educação ambiental no ensino básico em Angola, identificada como uma grave lacuna na formação destas crianças.Nesse sentido, propomo-nos desenvolver um livro em que são tratados temas como o tratamento dos dejetos, a poupança energética, água e transportes, entre outros. Têm-se como principais destinatários os alunos que frequentam o 3º e 4º ano letivos, com idades entre os 8 e os 10 anos.O design desempenha aqui um papel importante, no entendimento dos pressupostos a comunicar e na adequação formal e expressiva ao público-alvo.Assim, em termos editoriais, este livro tem como referência o estilo pop up, permitindo deste modo que seja mais dinâmico e visualmente atrativo de maneira a melhor captar o interesse dos alunos destas idades. Pretende-se, com uma abordagem lúdica, sensibilizar as crianças para aspetos fundamentais para a sua formação ética e cívica, assumindo-se como os Kandengues do Futuro. |
id |
RCAP_6dfedda40653f279dd32695ce372880c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14726 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Kandengues do futuro: design participativo e educação para a cidadania em AngolaDesignLivros infantisEducação ambiental - Ensino básico - AngolaLudicidadeO estudo que aqui se apresenta tem como principal objetivo a educação ambiental no ensino básico em Angola, identificada como uma grave lacuna na formação destas crianças.Nesse sentido, propomo-nos desenvolver um livro em que são tratados temas como o tratamento dos dejetos, a poupança energética, água e transportes, entre outros. Têm-se como principais destinatários os alunos que frequentam o 3º e 4º ano letivos, com idades entre os 8 e os 10 anos.O design desempenha aqui um papel importante, no entendimento dos pressupostos a comunicar e na adequação formal e expressiva ao público-alvo.Assim, em termos editoriais, este livro tem como referência o estilo pop up, permitindo deste modo que seja mais dinâmico e visualmente atrativo de maneira a melhor captar o interesse dos alunos destas idades. Pretende-se, com uma abordagem lúdica, sensibilizar as crianças para aspetos fundamentais para a sua formação ética e cívica, assumindo-se como os Kandengues do Futuro.The study presented here aims to environmental education in basic education in Angola, identified as a serious gap in the education of these children. In this sense, we propose to develop a book about the treatment of waste, energy saving, water and transport, among others. The target of this book are students in the 3rd and 4th academic year, aged 8 to 10 years old. Design plays an important role in communicating the issues in formal and expressive language to the children. So, in editorial terms, this book makes reference to the style pop up, thus allowing it to be more dynamic and visually attractive in order to capture the interest of students of these ages.It is intended, with a playful approach, make children aware of fundamental aspects for its ethical and civic shaping, assuming as “Kandengues do Futuro”.Universidade de Aveiro2015-09-25T15:45:21Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14726TID:201587661porSilva, Nádia Nair Costa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:00Zoai:ria.ua.pt:10773/14726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:15.013666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Kandengues do futuro: design participativo e educação para a cidadania em Angola |
title |
Kandengues do futuro: design participativo e educação para a cidadania em Angola |
spellingShingle |
Kandengues do futuro: design participativo e educação para a cidadania em Angola Silva, Nádia Nair Costa da Design Livros infantis Educação ambiental - Ensino básico - Angola Ludicidade |
title_short |
Kandengues do futuro: design participativo e educação para a cidadania em Angola |
title_full |
Kandengues do futuro: design participativo e educação para a cidadania em Angola |
title_fullStr |
Kandengues do futuro: design participativo e educação para a cidadania em Angola |
title_full_unstemmed |
Kandengues do futuro: design participativo e educação para a cidadania em Angola |
title_sort |
Kandengues do futuro: design participativo e educação para a cidadania em Angola |
author |
Silva, Nádia Nair Costa da |
author_facet |
Silva, Nádia Nair Costa da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nádia Nair Costa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Livros infantis Educação ambiental - Ensino básico - Angola Ludicidade |
topic |
Design Livros infantis Educação ambiental - Ensino básico - Angola Ludicidade |
description |
O estudo que aqui se apresenta tem como principal objetivo a educação ambiental no ensino básico em Angola, identificada como uma grave lacuna na formação destas crianças.Nesse sentido, propomo-nos desenvolver um livro em que são tratados temas como o tratamento dos dejetos, a poupança energética, água e transportes, entre outros. Têm-se como principais destinatários os alunos que frequentam o 3º e 4º ano letivos, com idades entre os 8 e os 10 anos.O design desempenha aqui um papel importante, no entendimento dos pressupostos a comunicar e na adequação formal e expressiva ao público-alvo.Assim, em termos editoriais, este livro tem como referência o estilo pop up, permitindo deste modo que seja mais dinâmico e visualmente atrativo de maneira a melhor captar o interesse dos alunos destas idades. Pretende-se, com uma abordagem lúdica, sensibilizar as crianças para aspetos fundamentais para a sua formação ética e cívica, assumindo-se como os Kandengues do Futuro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-25T15:45:21Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14726 TID:201587661 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14726 |
identifier_str_mv |
TID:201587661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137553026121728 |