A Marcação do Género e do Número em Francês Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Paulo Ricardo Freitas de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/31715
Resumo: Relatório de Estágio em Ensino do Português e de Língua Estrangeira (Francês) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
id RCAP_6e1cc97f113f4df5468429bee619400c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/31715
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Marcação do Género e do Número em Francês Língua EstrangeiraLes Marques du Genre et du Nombre en Français Langue ÉtrangèreGender and Number Marking in French as a Foreign LanguageFrancês Língua EstrangeiraDidática da GramáticaMorfossintaxeMarcação do Género e do NúmeroLaboratório GramaticalRelatório de Estágio em Ensino do Português e de Língua Estrangeira (Francês) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de CoimbraNa sequência de investigação anterior (Freitas, 2014), pretendemos com o presente relatório apresentar os resultados qualitativos de um projeto de investigação-ação inserido num curso de formação inicial de professores (Castro, 2010). O trabalho incide sobre o ensino e a aprendizagem da gramática do Francês Língua Estrangeira em contexto escolar, através da abordagem da marcação do género e do número (Franceschina, 2005; Wilmet, 2007), e assenta numa metodologia que privilegia a utilização de laboratórios gramaticais com os quais se trabalhará os conteúdos referidos (Brito, 1997). Além de apresentar a experiência de estágio, analisaremos o desempenho dos alunos ao longo do ano letivo utilizando as notas da observação de aulas, os resultados de dois testes de avaliação efetuados antes e depois da aplicação do laboratório gramatical, e os resultados de um teste de diagnóstico realizado no final do ano letivo. Verifica-se que os alunos aprendem facilmente as regras, ainda que evidenciem maiores dificuldades nas exceções, na relação entre oral e escrito e, sobretudo, nas interferências causadas pela influência da língua materna. Na parte final, apresentar-se-á algumas considerações finais, bem como ideias de estudos futuros.Sur la base d’une recherche antérieure (Freitas, 2014), notre objectif avec ce rapport est celui de présenter les résultats qualitatifs d'un projet de recherche-action integré dans un master de formation initiale de professeurs (Castro, 2010). Le travail se centre sur l'enseignement et l’apprentissage de la grammaire du Français comme langue étrangère en contexte scolaire, en abordant les marques du genre et du nombre (Franceschina, 2005; Wilmet, 2007) et se base sur une méthodologie qui favorise l'utilisation des laboratoires grammaticaux avec lesquels nous travaillerons ces contenus (Brito, 1997). En plus de présenter l'expérience de stage, nous analyserons les performances des élèves tout au long de l'année scolaire, en utilisant les notes d'observation en classe, les résultats de deux tests d'évaluation effectués avant et après l'application du laboratoire grammatical et les résultats d'un test diagnostic réalisé à la fin de l'année scolaire. On constate que les élèves apprennent facilement les règles, quoiqu’ils montrent plus de difficultés dans les exceptions, dans le rapport entre l’oral et l’écrit et, surtout, dans les interférences causées par l'influence de la langue maternelle. Dans la dernière partie, nous présenterons quelques considérations finales et des idées pour de futures recherches.Following the results of previous work (Freitas, 2014), this report presents a research-and action project for grammar teaching in school within an initial teacher training experience in French as a Foreign Language (Castro, 2010). The project analyses gender and number marking learning (Franceschina, 2005; Wilmet, 2007) and is based on a methodology that favours the use of grammatical laboratories (Brito, 1997). The report describes the teacher training experience and the pupils’ progress throughout the year, according to class observation notes, the results of two tests (before and after the grammar laboratory experience), and the results of a diagnosis test at the end of the year. General rules for gender and number marking are easily learned, but pupils show some difficulties in exceptions, in the relationship between oral and written forms and especially in interferences from their mother tongue. In the final part, we will present some final considerations and future research ideas.2016-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31715http://hdl.handle.net/10316/31715porSousa, Paulo Ricardo Freitas deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:08.803012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Marcação do Género e do Número em Francês Língua Estrangeira
Les Marques du Genre et du Nombre en Français Langue Étrangère
Gender and Number Marking in French as a Foreign Language
title A Marcação do Género e do Número em Francês Língua Estrangeira
spellingShingle A Marcação do Género e do Número em Francês Língua Estrangeira
Sousa, Paulo Ricardo Freitas de
Francês Língua Estrangeira
Didática da Gramática
Morfossintaxe
Marcação do Género e do Número
Laboratório Gramatical
title_short A Marcação do Género e do Número em Francês Língua Estrangeira
title_full A Marcação do Género e do Número em Francês Língua Estrangeira
title_fullStr A Marcação do Género e do Número em Francês Língua Estrangeira
title_full_unstemmed A Marcação do Género e do Número em Francês Língua Estrangeira
title_sort A Marcação do Género e do Número em Francês Língua Estrangeira
author Sousa, Paulo Ricardo Freitas de
author_facet Sousa, Paulo Ricardo Freitas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Paulo Ricardo Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Francês Língua Estrangeira
Didática da Gramática
Morfossintaxe
Marcação do Género e do Número
Laboratório Gramatical
topic Francês Língua Estrangeira
Didática da Gramática
Morfossintaxe
Marcação do Género e do Número
Laboratório Gramatical
description Relatório de Estágio em Ensino do Português e de Língua Estrangeira (Francês) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/31715
http://hdl.handle.net/10316/31715
url http://hdl.handle.net/10316/31715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133702769344512