Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Fátima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Paixão, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8358
Resumo: Este trabalho reporta um estudo desenvolvido no âmbito da formação contínua de educadores e professores com foco no desenvolvimento de uma ação de curta duração centrada na realização de uma atividade de trabalho experimental, integrando ciências naturais, matemática e arte, tomando como contexto uma obra do artista plástico Manuel Cargaleiro. Os conteúdos da atividade focaram a pavimentação do plano com figuras poligonais e fenómenos da interação da luz com a matéria, evidenciando as cores. A ação tem vindo a ser oferecida como oficina de trabalho em diversas situações. Impôs-se, pois, analisar qual o interesse que despertava nos formandos, tendo-se estabelecido como objetivo do estudo avaliar a ação de formação através das opiniões dos participantes. Adotou-se uma metodologia de índole descritiva, tendo os dados sido recolhidos através de notas de campo e de um questionário construído para o efeito, contemplando um conjunto de questões fechadas associadas a uma escala de Likert e uma questão aberta. A análise dos dados foi orientada por duas categorias de análise: (i) perspetivas do potencial da atividade para a aprendizagem das crianças/alunos; (ii) perspetiva de ensino dos docentes. Os resultados sustentam que os participantes avaliaram positivamente a ação, nomeadamente ao nível da compreensão da natureza do trabalho experimental, do contributo da atividade para gerar motivação e desenvolver capacidades de questionamento, testagem, interpretação de dados e experimentação. Na perspetiva do ensino dos docentes, as opiniões convergem para o reconhecimento da relevância da ação para a formação contínua, para a interação entre contextos de educação formal e não formal e a integração de áreas curriculares.
id RCAP_6e24db8ff4029527ca85887a1f4ae10c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínuaExperimental work in the implementation of cross curricular activities : evaluation of a continuing education actionFormação contínuaEducação em CiênciasTrabalho experimentalContextos não-formaisIntegração curricularContinuing educationScience educationExperimental workNon-formal contextsCurriculum integrationEste trabalho reporta um estudo desenvolvido no âmbito da formação contínua de educadores e professores com foco no desenvolvimento de uma ação de curta duração centrada na realização de uma atividade de trabalho experimental, integrando ciências naturais, matemática e arte, tomando como contexto uma obra do artista plástico Manuel Cargaleiro. Os conteúdos da atividade focaram a pavimentação do plano com figuras poligonais e fenómenos da interação da luz com a matéria, evidenciando as cores. A ação tem vindo a ser oferecida como oficina de trabalho em diversas situações. Impôs-se, pois, analisar qual o interesse que despertava nos formandos, tendo-se estabelecido como objetivo do estudo avaliar a ação de formação através das opiniões dos participantes. Adotou-se uma metodologia de índole descritiva, tendo os dados sido recolhidos através de notas de campo e de um questionário construído para o efeito, contemplando um conjunto de questões fechadas associadas a uma escala de Likert e uma questão aberta. A análise dos dados foi orientada por duas categorias de análise: (i) perspetivas do potencial da atividade para a aprendizagem das crianças/alunos; (ii) perspetiva de ensino dos docentes. Os resultados sustentam que os participantes avaliaram positivamente a ação, nomeadamente ao nível da compreensão da natureza do trabalho experimental, do contributo da atividade para gerar motivação e desenvolver capacidades de questionamento, testagem, interpretação de dados e experimentação. Na perspetiva do ensino dos docentes, as opiniões convergem para o reconhecimento da relevância da ação para a formação contínua, para a interação entre contextos de educação formal e não formal e a integração de áreas curriculares.Abstract: This paper reports a study developed in the context of continuing education of educators and teachers with focus on the development of a short-term action focused on the implementation of an experimental work activity, integrating natural sciences, mathematics and art, taking as context a work by the artist Manuel Cargaleiro. The contents of the activity focused on the paving of the plane with polygonal figures and phenomena of the interaction of light with matter, highlighting colors. The action has been offered as a workshop in several situations. Therefore, it was necessary to analyze what interest it aroused in the trainees, and the objective of the study was to evaluate the training action through the participants' opinions. A descriptive methodology was adopted, and the data were collected through field notes and a questionnaire built for this purpose, including a set of closed questions associated with a Likert scale and an open question. Data analysis was guided by two categories of analysis: (i) perspectives of the activity's potential for children/students' learning; (ii) teachers' teaching perspective. The results support that the participants evaluated the action positively, namely in terms of understanding the nature of experimental work, the contribution of the activity to generate motivation and develop questioning, testing, data interpretation and experimentation skills. From the teachers' teaching perspective, the opinions converge towards the recognition of the relevance of the action for continuing education, the interaction between formal and non-formal education contexts, and the integration of curricular areas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora LtdaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoJorge, FátimaPaixão, Fátima2023-02-24T12:15:55Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8358porJorge, F.R. & Paixão, F. (2022). Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua. Brazilian Journal of Development, 8(5), 35587-35600. https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-1892525-8761https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-189info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-18T01:47:55Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:10.937938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua
Experimental work in the implementation of cross curricular activities : evaluation of a continuing education action
title Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua
spellingShingle Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua
Jorge, Fátima
Formação contínua
Educação em Ciências
Trabalho experimental
Contextos não-formais
Integração curricular
Continuing education
Science education
Experimental work
Non-formal contexts
Curriculum integration
title_short Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua
title_full Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua
title_fullStr Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua
title_full_unstemmed Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua
title_sort Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua
author Jorge, Fátima
author_facet Jorge, Fátima
Paixão, Fátima
author_role author
author2 Paixão, Fátima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Fátima
Paixão, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua
Educação em Ciências
Trabalho experimental
Contextos não-formais
Integração curricular
Continuing education
Science education
Experimental work
Non-formal contexts
Curriculum integration
topic Formação contínua
Educação em Ciências
Trabalho experimental
Contextos não-formais
Integração curricular
Continuing education
Science education
Experimental work
Non-formal contexts
Curriculum integration
description Este trabalho reporta um estudo desenvolvido no âmbito da formação contínua de educadores e professores com foco no desenvolvimento de uma ação de curta duração centrada na realização de uma atividade de trabalho experimental, integrando ciências naturais, matemática e arte, tomando como contexto uma obra do artista plástico Manuel Cargaleiro. Os conteúdos da atividade focaram a pavimentação do plano com figuras poligonais e fenómenos da interação da luz com a matéria, evidenciando as cores. A ação tem vindo a ser oferecida como oficina de trabalho em diversas situações. Impôs-se, pois, analisar qual o interesse que despertava nos formandos, tendo-se estabelecido como objetivo do estudo avaliar a ação de formação através das opiniões dos participantes. Adotou-se uma metodologia de índole descritiva, tendo os dados sido recolhidos através de notas de campo e de um questionário construído para o efeito, contemplando um conjunto de questões fechadas associadas a uma escala de Likert e uma questão aberta. A análise dos dados foi orientada por duas categorias de análise: (i) perspetivas do potencial da atividade para a aprendizagem das crianças/alunos; (ii) perspetiva de ensino dos docentes. Os resultados sustentam que os participantes avaliaram positivamente a ação, nomeadamente ao nível da compreensão da natureza do trabalho experimental, do contributo da atividade para gerar motivação e desenvolver capacidades de questionamento, testagem, interpretação de dados e experimentação. Na perspetiva do ensino dos docentes, as opiniões convergem para o reconhecimento da relevância da ação para a formação contínua, para a interação entre contextos de educação formal e não formal e a integração de áreas curriculares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-02-24T12:15:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8358
url http://hdl.handle.net/10400.11/8358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jorge, F.R. & Paixão, F. (2022). Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua. Brazilian Journal of Development, 8(5), 35587-35600. https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-189
2525-8761
https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130943395463168