Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Samara Barreto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brito, Andreyson Calixto, Fechine, Basílio Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.16238
Resumo: Este trabalho evidencia as experiências autoformadoras do PIBID com as narrativas de licenciados do curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Canindé. Objetiva-se compreender a autoformação de licenciados em Educação Física do Programa enquanto aprendizagem para a docência. Esta investigação descritiva de abordagem qualitativa adotou o método autobiográfico, tomando como corpus de análise o contexto das narrativas de si e apresenta análises interpretativas fundamentadas nas formulações de autores como Pineau (1988), Ferrarroti (2014), Mizukami (2010) e Josso (2004, 2007). As análises, a partir das experiências em foco, evidenciam que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desenvolveu experiências autoformadoras, uma vez que produziu aprendizagens docentes existenciais, instrumentais e relacionais como representações das marcas do vivido.  
id RCAP_6e24eb7df940ce21b7e94740554cdf93
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16238
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para DocênciaExperiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para DocênciaOriginal ArticleEste trabalho evidencia as experiências autoformadoras do PIBID com as narrativas de licenciados do curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Canindé. Objetiva-se compreender a autoformação de licenciados em Educação Física do Programa enquanto aprendizagem para a docência. Esta investigação descritiva de abordagem qualitativa adotou o método autobiográfico, tomando como corpus de análise o contexto das narrativas de si e apresenta análises interpretativas fundamentadas nas formulações de autores como Pineau (1988), Ferrarroti (2014), Mizukami (2010) e Josso (2004, 2007). As análises, a partir das experiências em foco, evidenciam que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desenvolveu experiências autoformadoras, uma vez que produziu aprendizagens docentes existenciais, instrumentais e relacionais como representações das marcas do vivido.  This work evidences the self-training experiences of the PIBID with the autobiographical narratives of graduates in Physical Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará - Canindé campus. It aims to understand the self-training of graduates in Physical Education of the Program as learning for teaching. This descriptive research adopted the qualitative approach and the autobiographical method, taking as corpus of analysis the context of the autobiographical narratives and presents interpretative analyzes based on the formulations of authors as Pineau (1988), Ferrarroti (2014), Mizukami (2010) and Josso (2004, 2007). The analyzes, based on the focused experiences, show that the Institutional Program of Scholarship for Teaching Initiation developed self-training experiences because it produced existential, instrumental and relational teaching learning as representations of lived experience.Edições Sílabas Didáticas2018-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.16238por2182-29721646-107XAbreu, Samara BarretoBrito, Andreyson CalixtoFechine, Basílio Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:07.412994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência
Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência
title Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência
spellingShingle Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência
Abreu, Samara Barreto
Original Article
title_short Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência
title_full Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência
title_fullStr Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência
title_full_unstemmed Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência
title_sort Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência
author Abreu, Samara Barreto
author_facet Abreu, Samara Barreto
Brito, Andreyson Calixto
Fechine, Basílio Almeida
author_role author
author2 Brito, Andreyson Calixto
Fechine, Basílio Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Samara Barreto
Brito, Andreyson Calixto
Fechine, Basílio Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Original Article
topic Original Article
description Este trabalho evidencia as experiências autoformadoras do PIBID com as narrativas de licenciados do curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Canindé. Objetiva-se compreender a autoformação de licenciados em Educação Física do Programa enquanto aprendizagem para a docência. Esta investigação descritiva de abordagem qualitativa adotou o método autobiográfico, tomando como corpus de análise o contexto das narrativas de si e apresenta análises interpretativas fundamentadas nas formulações de autores como Pineau (1988), Ferrarroti (2014), Mizukami (2010) e Josso (2004, 2007). As análises, a partir das experiências em foco, evidenciam que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desenvolveu experiências autoformadoras, uma vez que produziu aprendizagens docentes existenciais, instrumentais e relacionais como representações das marcas do vivido.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.16238
url https://doi.org/10.6063/motricidade.16238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130168617336832