Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.16238 |
Resumo: | Este trabalho evidencia as experiências autoformadoras do PIBID com as narrativas de licenciados do curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Canindé. Objetiva-se compreender a autoformação de licenciados em Educação Física do Programa enquanto aprendizagem para a docência. Esta investigação descritiva de abordagem qualitativa adotou o método autobiográfico, tomando como corpus de análise o contexto das narrativas de si e apresenta análises interpretativas fundamentadas nas formulações de autores como Pineau (1988), Ferrarroti (2014), Mizukami (2010) e Josso (2004, 2007). As análises, a partir das experiências em foco, evidenciam que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desenvolveu experiências autoformadoras, uma vez que produziu aprendizagens docentes existenciais, instrumentais e relacionais como representações das marcas do vivido. |
id |
RCAP_6e24eb7df940ce21b7e94740554cdf93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16238 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para DocênciaExperiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para DocênciaOriginal ArticleEste trabalho evidencia as experiências autoformadoras do PIBID com as narrativas de licenciados do curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Canindé. Objetiva-se compreender a autoformação de licenciados em Educação Física do Programa enquanto aprendizagem para a docência. Esta investigação descritiva de abordagem qualitativa adotou o método autobiográfico, tomando como corpus de análise o contexto das narrativas de si e apresenta análises interpretativas fundamentadas nas formulações de autores como Pineau (1988), Ferrarroti (2014), Mizukami (2010) e Josso (2004, 2007). As análises, a partir das experiências em foco, evidenciam que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desenvolveu experiências autoformadoras, uma vez que produziu aprendizagens docentes existenciais, instrumentais e relacionais como representações das marcas do vivido. This work evidences the self-training experiences of the PIBID with the autobiographical narratives of graduates in Physical Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará - Canindé campus. It aims to understand the self-training of graduates in Physical Education of the Program as learning for teaching. This descriptive research adopted the qualitative approach and the autobiographical method, taking as corpus of analysis the context of the autobiographical narratives and presents interpretative analyzes based on the formulations of authors as Pineau (1988), Ferrarroti (2014), Mizukami (2010) and Josso (2004, 2007). The analyzes, based on the focused experiences, show that the Institutional Program of Scholarship for Teaching Initiation developed self-training experiences because it produced existential, instrumental and relational teaching learning as representations of lived experience.Edições Sílabas Didáticas2018-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.16238por2182-29721646-107XAbreu, Samara BarretoBrito, Andreyson CalixtoFechine, Basílio Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:07.412994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência |
title |
Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência |
spellingShingle |
Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência Abreu, Samara Barreto Original Article |
title_short |
Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência |
title_full |
Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência |
title_fullStr |
Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência |
title_full_unstemmed |
Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência |
title_sort |
Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência |
author |
Abreu, Samara Barreto |
author_facet |
Abreu, Samara Barreto Brito, Andreyson Calixto Fechine, Basílio Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Andreyson Calixto Fechine, Basílio Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Samara Barreto Brito, Andreyson Calixto Fechine, Basílio Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Original Article |
topic |
Original Article |
description |
Este trabalho evidencia as experiências autoformadoras do PIBID com as narrativas de licenciados do curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Canindé. Objetiva-se compreender a autoformação de licenciados em Educação Física do Programa enquanto aprendizagem para a docência. Esta investigação descritiva de abordagem qualitativa adotou o método autobiográfico, tomando como corpus de análise o contexto das narrativas de si e apresenta análises interpretativas fundamentadas nas formulações de autores como Pineau (1988), Ferrarroti (2014), Mizukami (2010) e Josso (2004, 2007). As análises, a partir das experiências em foco, evidenciam que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desenvolveu experiências autoformadoras, uma vez que produziu aprendizagens docentes existenciais, instrumentais e relacionais como representações das marcas do vivido. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.6063/motricidade.16238 |
url |
https://doi.org/10.6063/motricidade.16238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2972 1646-107X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130168617336832 |