Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.16241 |
Resumo: | No cotidiano escolar, comumente utilizado em vários componentes curriculares, o livro didático aparece como um dos materiais possíveis para auxiliar o exercício docente. Tal recurso, utilizado tanto para o docente quanto para o estudante, permite um encadeamento do que deve ser pauta nas relações educativas, através de propostas de atividades e textos que norteiam discussões, vivências e pesquisas. Foi no Estado do Paraná o pioneirismo na produção do livro didático público para a Educação Física escolar, uma iniciativa similar encontrada no Nordeste, é a publicação do Livro Público do Município de João Pessoa, capital da Paraíba. A pesquisa tem o objetivo principal de analisar os livros didáticos para o ensino da Educação Física escolar desses dois sistemas públicos de ensino, que contemplam níveis de ensino diferentes e representativos para a área de atuação profissional, considerando as configurações das obras e seus conteúdos. Com o caráter qualitativo, a pesquisa se encaminha para as discussões a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Por terem a característica da disponibilidade online podem servir de material de apoio para outros professores de outros sistemas de ensino, não exclusivamente para aquele espaço geográfico que foi primeiramente pensado e escrito. |
id |
RCAP_2094c0de4baa3d69c32bd5435b0cfdad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16241 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do ParanáLivro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do ParanáOriginal ArticleNo cotidiano escolar, comumente utilizado em vários componentes curriculares, o livro didático aparece como um dos materiais possíveis para auxiliar o exercício docente. Tal recurso, utilizado tanto para o docente quanto para o estudante, permite um encadeamento do que deve ser pauta nas relações educativas, através de propostas de atividades e textos que norteiam discussões, vivências e pesquisas. Foi no Estado do Paraná o pioneirismo na produção do livro didático público para a Educação Física escolar, uma iniciativa similar encontrada no Nordeste, é a publicação do Livro Público do Município de João Pessoa, capital da Paraíba. A pesquisa tem o objetivo principal de analisar os livros didáticos para o ensino da Educação Física escolar desses dois sistemas públicos de ensino, que contemplam níveis de ensino diferentes e representativos para a área de atuação profissional, considerando as configurações das obras e seus conteúdos. Com o caráter qualitativo, a pesquisa se encaminha para as discussões a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Por terem a característica da disponibilidade online podem servir de material de apoio para outros professores de outros sistemas de ensino, não exclusivamente para aquele espaço geográfico que foi primeiramente pensado e escrito. In everyday scholastic life, generally used in many curricular components, the didactic book shows up like one of the possible materials to auxiliary the university professor. Such resource is used as well for university professor and student, allows the chaining of what will be the agenda in the education’s relations, through proposes of activities and texts that will guide discussions, life experiences, and search. Was in the State of Paraná the pioneering to produce the public didactic book for the scholar Physical Education, a similar initiative found on Nordeste, it is the publication of the Public Book of the City of João Pessoa, Paraiba’s capital. The searching has the main objective of analyses the didactic books for the teaching of the scholar Physical Education of these two teaching public systems, that contemplates different levels of teaching and representatives for the professional field, considering the work configurations and his contents. With the qualitative character, the searching route to the discussions starting from the analysis of content proposed by Bardin (2011). For having the online available characteristic, they could be used as a support material to other professors of another teaching systemsEdições Sílabas Didáticas2018-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.16241por2182-29721646-107XCarlos, Camila BatistaMelo, José Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:07.575631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná |
title |
Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná |
spellingShingle |
Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná Carlos, Camila Batista Original Article |
title_short |
Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná |
title_full |
Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná |
title_fullStr |
Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná |
title_full_unstemmed |
Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná |
title_sort |
Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná |
author |
Carlos, Camila Batista |
author_facet |
Carlos, Camila Batista Melo, José Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Melo, José Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Camila Batista Melo, José Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Original Article |
topic |
Original Article |
description |
No cotidiano escolar, comumente utilizado em vários componentes curriculares, o livro didático aparece como um dos materiais possíveis para auxiliar o exercício docente. Tal recurso, utilizado tanto para o docente quanto para o estudante, permite um encadeamento do que deve ser pauta nas relações educativas, através de propostas de atividades e textos que norteiam discussões, vivências e pesquisas. Foi no Estado do Paraná o pioneirismo na produção do livro didático público para a Educação Física escolar, uma iniciativa similar encontrada no Nordeste, é a publicação do Livro Público do Município de João Pessoa, capital da Paraíba. A pesquisa tem o objetivo principal de analisar os livros didáticos para o ensino da Educação Física escolar desses dois sistemas públicos de ensino, que contemplam níveis de ensino diferentes e representativos para a área de atuação profissional, considerando as configurações das obras e seus conteúdos. Com o caráter qualitativo, a pesquisa se encaminha para as discussões a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Por terem a característica da disponibilidade online podem servir de material de apoio para outros professores de outros sistemas de ensino, não exclusivamente para aquele espaço geográfico que foi primeiramente pensado e escrito. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.6063/motricidade.16241 |
url |
https://doi.org/10.6063/motricidade.16241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2972 1646-107X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130168622579712 |