Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marta Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5199
Resumo: O presente Relatório é produzido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e visa rever os conceitos de storytelling (contar histórias) e reading aloud (ler histórias), comparando os benefícios de ambas as práticas na aula de LE, tendo em conta a teoria da aquisição da língua de Krashen e o seu conceito de comprehensible input. Os alunos aprendem melhor quando expostos a input que seja ligeiramente superior ao seu nível de proficiência actual. Acreditamos que as histórias constituem um recurso extraordinário e contextualizado para a aquisição na aula de LE. Neste sentido, foi realizado um estudo de natureza teórica e prática. No primeiro procedeu-se à revisão do uso das histórias nas principais metodologias de ensino da LE, à descrição dos tipos de livros existentes e à análise de um tipo de livros particularmente úteis, os picturebooks e, finalmente, procedeu-se ainda à leitura dos principais documentos legais que orientam a prática do ensino da LE em Portugal. O estudo de natureza prática foi levado a cabo através da implementação de aulas no 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, incluindo práticas de storytelling e reading aloud sempre que possível. This report is produced within the context of the Supervised Teaching Practice of English and Spanish in Basic School and attempts to revise the concepts of storytelling and reading aloud, balancing the benefits of both practices for the FL classroom, in the framework of Krashen‟s language acquisition theory of comprehensible input. Students are believed to learn better by exposure to comprehensible input, which is only one step above their level of proficiency in the language. We believe stories provide an excellent contextualized resource for language acquisition in the FL classroom. Thus, both a theoretical and a practical study were undertaken. The former revising the use of stories in the main teaching methodologies, describing the variety of story books available and analyzing a particularly useful type of books called picturebooks and finally reading the main legal documents that guide the FL teaching in Portugal (The teaching of English and Spanish); the later through the teaching of lessons in the first, second and third cycles of the Basic School, including storytelling and reading aloud practices as often as possible.
id RCAP_6e25e26372989f4bab1685932fb37036
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no ensino básicoStorytellingReading aloudPicturebookEnsinoEnsino básicoO presente Relatório é produzido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e visa rever os conceitos de storytelling (contar histórias) e reading aloud (ler histórias), comparando os benefícios de ambas as práticas na aula de LE, tendo em conta a teoria da aquisição da língua de Krashen e o seu conceito de comprehensible input. Os alunos aprendem melhor quando expostos a input que seja ligeiramente superior ao seu nível de proficiência actual. Acreditamos que as histórias constituem um recurso extraordinário e contextualizado para a aquisição na aula de LE. Neste sentido, foi realizado um estudo de natureza teórica e prática. No primeiro procedeu-se à revisão do uso das histórias nas principais metodologias de ensino da LE, à descrição dos tipos de livros existentes e à análise de um tipo de livros particularmente úteis, os picturebooks e, finalmente, procedeu-se ainda à leitura dos principais documentos legais que orientam a prática do ensino da LE em Portugal. O estudo de natureza prática foi levado a cabo através da implementação de aulas no 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, incluindo práticas de storytelling e reading aloud sempre que possível. This report is produced within the context of the Supervised Teaching Practice of English and Spanish in Basic School and attempts to revise the concepts of storytelling and reading aloud, balancing the benefits of both practices for the FL classroom, in the framework of Krashen‟s language acquisition theory of comprehensible input. Students are believed to learn better by exposure to comprehensible input, which is only one step above their level of proficiency in the language. We believe stories provide an excellent contextualized resource for language acquisition in the FL classroom. Thus, both a theoretical and a practical study were undertaken. The former revising the use of stories in the main teaching methodologies, describing the variety of story books available and analyzing a particularly useful type of books called picturebooks and finally reading the main legal documents that guide the FL teaching in Portugal (The teaching of English and Spanish); the later through the teaching of lessons in the first, second and third cycles of the Basic School, including storytelling and reading aloud practices as often as possible.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoRocha, MárioParra, Nelson Luís de CastroBiblioteca Digital do IPBPereira, Marta Alexandra da Silva2012-04-15T13:44:36Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5199porPereira, Marta Alexandra da Silva (2011). Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:14:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:50.657137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no ensino básico
title Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no ensino básico
Pereira, Marta Alexandra da Silva
Storytelling
Reading aloud
Picturebook
Ensino
Ensino básico
title_short Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no ensino básico
author Pereira, Marta Alexandra da Silva
author_facet Pereira, Marta Alexandra da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Mário
Parra, Nelson Luís de Castro
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marta Alexandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Storytelling
Reading aloud
Picturebook
Ensino
Ensino básico
topic Storytelling
Reading aloud
Picturebook
Ensino
Ensino básico
description O presente Relatório é produzido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e visa rever os conceitos de storytelling (contar histórias) e reading aloud (ler histórias), comparando os benefícios de ambas as práticas na aula de LE, tendo em conta a teoria da aquisição da língua de Krashen e o seu conceito de comprehensible input. Os alunos aprendem melhor quando expostos a input que seja ligeiramente superior ao seu nível de proficiência actual. Acreditamos que as histórias constituem um recurso extraordinário e contextualizado para a aquisição na aula de LE. Neste sentido, foi realizado um estudo de natureza teórica e prática. No primeiro procedeu-se à revisão do uso das histórias nas principais metodologias de ensino da LE, à descrição dos tipos de livros existentes e à análise de um tipo de livros particularmente úteis, os picturebooks e, finalmente, procedeu-se ainda à leitura dos principais documentos legais que orientam a prática do ensino da LE em Portugal. O estudo de natureza prática foi levado a cabo através da implementação de aulas no 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, incluindo práticas de storytelling e reading aloud sempre que possível. This report is produced within the context of the Supervised Teaching Practice of English and Spanish in Basic School and attempts to revise the concepts of storytelling and reading aloud, balancing the benefits of both practices for the FL classroom, in the framework of Krashen‟s language acquisition theory of comprehensible input. Students are believed to learn better by exposure to comprehensible input, which is only one step above their level of proficiency in the language. We believe stories provide an excellent contextualized resource for language acquisition in the FL classroom. Thus, both a theoretical and a practical study were undertaken. The former revising the use of stories in the main teaching methodologies, describing the variety of story books available and analyzing a particularly useful type of books called picturebooks and finally reading the main legal documents that guide the FL teaching in Portugal (The teaching of English and Spanish); the later through the teaching of lessons in the first, second and third cycles of the Basic School, including storytelling and reading aloud practices as often as possible.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-15T13:44:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5199
url http://hdl.handle.net/10198/5199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Marta Alexandra da Silva (2011). Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135194690617344