O papel da responsabilidade social na reputação das organizações: através da visão das relações públicas e dos social media
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11380 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
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O papel da responsabilidade social na reputação das organizações: através da visão das relações públicas e dos social mediaRelações públicasSocial mediaReputação organizacionalResponsabilidade socialPublic relationsOrganizational reputationSocial responsibilityDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.A consolidação do campo de estudo e da área prática das Relações Públicas trouxe alguns desafios para o profissional que exerce esta mesma função, bem como o papel que possui dentro das organizações e a influência que tem no desenvolvimento de uma reputação positiva. Por outro lado, a Responsabilidade Social, que se carateriza por ser um conjunto de processos nos quais as organizações procuram apresentar melhores práticas no que diz respeito a aspetos associados ao desenvolvimento humano, social e ambiental, tem vindo a ganhar cada vez mais relevância e sendo uma temática cada vez mais associada a uma boa gestão da reputação corporativa. A verdade é que, com as mudanças que têm sido denotadas no mundo em que vivemos atualmente, um mundo moderno, globalizado e digital, a reputação de uma organização pode ser construída ou destruída com alguma facilidade, daí a importância da perceção do parte do profissional de Relações Públicas dos fenómenos anteriormente descritos. Contudo, também é importante que o profissional de Relações Públicas esteja atento aos desenvolvimentos de novos canais de comunicação e a novas formas de tirar proveito deles em prol de uma eficaz gestão da reputação das organizações. Assim, esta investigação procura relacionar as 3 temáticas abordadas anteriormente e perceber qual a perceção dos profissionais sobre esta mesma relação, através da realização de entrevistas a profissionais de Relações Públicas, bem como estudar uma campanha relativa à temática da Responsabilidade Social implementada através dos Social media e o impacto que possui na reputação da organização em estudo.ABSTRACT: The consolidation of the field study and the practical area of Public Relations has brought some challenges to the professional who performs this same function, as well as the role he or she has within organizations and the influence this professional has on the development of a positive reputation. On the other hand, Social Responsibility, which is characterized by being a set of processes in which organizations seek to present best practices with regard to aspects associated with human, social and environmental development, has been gaining increasing relevance and is a theme increasingly associated with good management of corporate reputation. The truth is that, with the changes that have been denoted in the world in which we currently live, a modern, globalized and digital world, the reputation of an organization can be built or destroyed with some ease, hence the importance of the perception by the public relations professional of the phenomena described above. However, it is also important for the PR professional to be alert to the development of new communication channels and new ways of taking advantage of them to effectively manage the reputation of organizations. Thus, this research seeks to relate the three themes addressed above and to understand the professionals' perception of this same relationship, through interviews with Public Relations professionals, as well as to study a campaign on the issue of Social Responsibility implemented through Social media and its impact on the reputation of the organization under study.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialAntunes, Ana Cristina CoelhoRCIPLBesugo, Inês Filipa Ramalho2020-03-31T14:37:53Z2019-12-122019-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11380TID:202335798pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:38.610657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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