Avaliação das inteligências múltiplas em crianças do 2º ano de escolaridade do regime educativo comum e do regime educativo especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebocho, Mónica de Jesus Quintal
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16336
Resumo: A escola atual caminha cada vez mais para a heterogeneidade, tendo alunos com Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem aos quais é necessário dar resposta, no sentido do desenvolvimento pleno das crianças, todavia, estamos limitados a currículos pouco flexíveis, os quais têm em conta o aluno “médio” e dão Luna íntima margem para as crianças com dificuldades. Avaliam-se os alunos através de padrões estereotipados, sem ter em conta o verdadeiro potencial cognitivo dos mesmos. Há uma preocupação constante com reformas, passando por mudanças legislativas cada vez mais anacrónicas, ignorando-se a contribuição que cada individuo pode dar à sociedade, se forem tidos em conta os seus interesses e potencialidades únicas. É neste sentido que pretendemos desenvolver um Estudo Exploratório de um modelo de avaliação baseado no Projeto Spectrum, adaptado por professores da Universidade de Múrcia para crianças de 7 anos. Este inclui um conjunto de tarefas e de métodos de recolha e análise de dados amplo e diversificado, sobre o espectro das múltiplas habilidades do ser humano. Neste sentido pretendemos avaliar o potencial cognitivo, em crianças do Regime Educativo Comum e em crianças com NEE, atendendo aos seus pontos fortes e não apenas às áreas onde apresentem maior dificuldade, em turmas do 2° ano de escolaridade, pelo facto do 2° ano ser um ano “chave” ao nível da avaliação de crianças com NEE e para a deteção de outras que não estejam sinalizadas através do sistema tradicional, através de uma análise correlacional e de uma avaliação quantitativa e qualitativa. Tudo isto, tendo presente os pressupostos da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, a Inteligência Emocional e a Inteligência Social e de testes de Competência Social e Emocional, procurando identificar uma diversidade mais ampla de capacidades e interesses das crianças, do que a que existe nas escolas e se centra em programas tradicionais. Pretendemos também compreender o perfil dos alunos do Regime Educativo Comum e dos alunos com NEE. Os resultados deste estudo sugerem a importância do formato das provas de Inteligências Múltiplas, assente no desempenho, especialmente, através do uso da linguagem verbal, lógico-matemática, musical, corporal-cinestésica, visuo-espacial e interpessoal constituindo uma mais-valia para avaliar o potencial das crianças, independentemente das suas necessidades/capacidades, contrariamente à avaliação académica tradicional que penaliza os alunos com NEE. /ABSTRACT - The actual school moves very often to the heterogeneousity, but it has students with Special Educational Needs and difficulties in learning to which it is necessary to give answers, so that children can have a total development; however, we are limited to few flexible curricular which are done for the “medium” student and they give a short possibility to the children who have difficulties. Children are evaluated through stereotyped patterns, without understanding the real knowing potential of them. There is a permanent concern about reformation which leads to legislative changes each time more anachronics, ignoring the contribution that each person can give to the society if their interests and unic potentialities are expected. It is in this way that want to develop an exploratory study of the Evaluation Model based on spectrum project, adapted by teachers of the University of Múrcia for seven years old children. This includes a set of tasks and methods of research and analysis of data which is wide and diverse and it is about the specter of human being multiple abilities. In this way we want to evaluate the knowing potential children in the Common Educational Regime and children with Special Educational Needs, paying attention to theirs strongers and not only to the subjects where they have more difficulties in the classes of the second level became it is a “Key” year in terms of evaluation of the children with Special Educational Needs and also to detect other children which have not been signaled through the traditional system, using a correlational analysis and a quantitative and qualitative evaluation. Everything will be done having in mind the purposes of Multiples Knowledge Theory and the thesis of social and emotional competence, trying to identify a diversity of capacities and interests of the children wider them that one which is at schools focused on traditional programmes. We also want to understand the profile of the children of the Common Educational Regime and also the one of children with Special Educational Needs. The results of this research suggest the importance of the size of the test of multiple intelligences, based on the performance evaluation through, verbal language, logic- mathematics, musical, corporal-cinestesic, Visio-spatial and interpersonal is a good Way to evaluated children potential, a part from their capacities/needs, otherwise traditional academic evaluation Which is a penalty for the children With special education needs. Key Words: special education needs the theory of multiple intelligences, cognitive potential and profile.
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Neste sentido pretendemos avaliar o potencial cognitivo, em crianças do Regime Educativo Comum e em crianças com NEE, atendendo aos seus pontos fortes e não apenas às áreas onde apresentem maior dificuldade, em turmas do 2° ano de escolaridade, pelo facto do 2° ano ser um ano “chave” ao nível da avaliação de crianças com NEE e para a deteção de outras que não estejam sinalizadas através do sistema tradicional, através de uma análise correlacional e de uma avaliação quantitativa e qualitativa. Tudo isto, tendo presente os pressupostos da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, a Inteligência Emocional e a Inteligência Social e de testes de Competência Social e Emocional, procurando identificar uma diversidade mais ampla de capacidades e interesses das crianças, do que a que existe nas escolas e se centra em programas tradicionais. Pretendemos também compreender o perfil dos alunos do Regime Educativo Comum e dos alunos com NEE. 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There is a permanent concern about reformation which leads to legislative changes each time more anachronics, ignoring the contribution that each person can give to the society if their interests and unic potentialities are expected. It is in this way that want to develop an exploratory study of the Evaluation Model based on spectrum project, adapted by teachers of the University of Múrcia for seven years old children. This includes a set of tasks and methods of research and analysis of data which is wide and diverse and it is about the specter of human being multiple abilities. 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Este inclui um conjunto de tarefas e de métodos de recolha e análise de dados amplo e diversificado, sobre o espectro das múltiplas habilidades do ser humano. Neste sentido pretendemos avaliar o potencial cognitivo, em crianças do Regime Educativo Comum e em crianças com NEE, atendendo aos seus pontos fortes e não apenas às áreas onde apresentem maior dificuldade, em turmas do 2° ano de escolaridade, pelo facto do 2° ano ser um ano “chave” ao nível da avaliação de crianças com NEE e para a deteção de outras que não estejam sinalizadas através do sistema tradicional, através de uma análise correlacional e de uma avaliação quantitativa e qualitativa. Tudo isto, tendo presente os pressupostos da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, a Inteligência Emocional e a Inteligência Social e de testes de Competência Social e Emocional, procurando identificar uma diversidade mais ampla de capacidades e interesses das crianças, do que a que existe nas escolas e se centra em programas tradicionais. Pretendemos também compreender o perfil dos alunos do Regime Educativo Comum e dos alunos com NEE. 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