Inteligências Múltiplas e a educação especial: um debate sobre cinema e educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144460 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo pesquisar em uma escola de educação especial se o cinema pode desenvolver algumas das Inteligências Múltiplas? A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner (1983) e questiona o conceito de inteligência como uma única faculdade intelectual. Parte do princípio que o ser humano pode apresentar mais de uma inteligência e desempenhar habilidades e competências em diversas áreas de conhecimento. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foram selecionados 14 alunos deficientes intelectuais leves para participar de um grupo. Esta pesquisa foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na cidade de Rio Claro. A proposta da pesquisa é compreender o estudo das Inteligências Múltiplas e a contribuição que o cinema pode desempenhar aos alunos deficientes intelectuais. Pautados nesse princípio, destaca-se a importância do cineasta francês Alain Bergala que tem inspirado educadores, pois discute possibilidades metodológicas para a utilização de filmes dentro da escola que visam trabalhar o cinema como arte e como hipótese de alteridade. A partir dessas concepções, foram desenvolvidas com o grupo de alunos na APAE atividades de exibição de filmes. A escolha desses filmes aconteceram por meio de uma seleção com alguns critérios. Os filmes selecionados possuem personagens deficientes intelectuais e são filmes que podem representar conteúdos relevantes para o aprendizado desses alunos. Por isso foram selecionados cinco filmes e temáticas para serem discutidas com o grupo. Os filmes selecionados e as temáticas foram: Simples como Amar, que discute as relações amorosas/sexualidade/constituição familiar, De porta em porta que discute trabalho / autonomia e independência, Meu nome é rádio que discute discriminação e o preconceito, o quarto filme escolhido Colegas para discutir a importância dos vínculos sociais (a amizade) e O guardião de Memórias, que aborda o tema da rejeição familiar e preconceito sobre o deficiente intelectual/ Síndrome de Down. A metodologia utilizada é a pesquisa de intervenção, sendo desenvolvidas atividades práticas com os alunos. Desta forma, a pesquisa visa discutir a teoria das Inteligências Múltiplas na área da educação especial e o cinema por meio da perspectiva de Alain Bergala. |
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Inteligências Múltiplas e a educação especial: um debate sobre cinema e educaçãoMultiple Intelligences and special education: a debate on cinema and educationCinemaEducação EspecialInteligências MúltiplasSpecial EducationMultiple IntelligencesO presente trabalho tem como objetivo pesquisar em uma escola de educação especial se o cinema pode desenvolver algumas das Inteligências Múltiplas? A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner (1983) e questiona o conceito de inteligência como uma única faculdade intelectual. Parte do princípio que o ser humano pode apresentar mais de uma inteligência e desempenhar habilidades e competências em diversas áreas de conhecimento. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foram selecionados 14 alunos deficientes intelectuais leves para participar de um grupo. Esta pesquisa foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na cidade de Rio Claro. A proposta da pesquisa é compreender o estudo das Inteligências Múltiplas e a contribuição que o cinema pode desempenhar aos alunos deficientes intelectuais. Pautados nesse princípio, destaca-se a importância do cineasta francês Alain Bergala que tem inspirado educadores, pois discute possibilidades metodológicas para a utilização de filmes dentro da escola que visam trabalhar o cinema como arte e como hipótese de alteridade. A partir dessas concepções, foram desenvolvidas com o grupo de alunos na APAE atividades de exibição de filmes. A escolha desses filmes aconteceram por meio de uma seleção com alguns critérios. Os filmes selecionados possuem personagens deficientes intelectuais e são filmes que podem representar conteúdos relevantes para o aprendizado desses alunos. Por isso foram selecionados cinco filmes e temáticas para serem discutidas com o grupo. Os filmes selecionados e as temáticas foram: Simples como Amar, que discute as relações amorosas/sexualidade/constituição familiar, De porta em porta que discute trabalho / autonomia e independência, Meu nome é rádio que discute discriminação e o preconceito, o quarto filme escolhido Colegas para discutir a importância dos vínculos sociais (a amizade) e O guardião de Memórias, que aborda o tema da rejeição familiar e preconceito sobre o deficiente intelectual/ Síndrome de Down. A metodologia utilizada é a pesquisa de intervenção, sendo desenvolvidas atividades práticas com os alunos. Desta forma, a pesquisa visa discutir a teoria das Inteligências Múltiplas na área da educação especial e o cinema por meio da perspectiva de Alain Bergala.This study aims to search for a special education school if cinema can develop some of Multiple Intelligences? The theory of multiple intelligences was developed by psychologist Howard Gardner (1983), which questions the concept of intelligence as a unique human faculty. It assumes that a human being can have more of an intelligence and play skills and expertise in various fields of knowledge. For the development of this survey were selected 14 mild intellectual disabled students to participate in a group. This research was conducted in the Association of Parents and Friends of Exceptional (APAE) in the city of Rio Claro. The purpose of the research is to understand the study of Multiple Intelligences and the contribution that cinema can play in intellectual disabled students. Our hypothesis is that teachers working in APAE understand the film only as an entertainment, disregarding other ways, such as: language, art and learning. As asks Silva (2007, p.52), "Does the movie is just fun without any educational value?". Guided by this principle, we highlight the importance of French filmmaker Alain Bergala that has inspired educators, it discusses methodological possibilities for the use of film in school aimed at working cinema as art and as otherness hypothesis. From these concepts were developed with the group of students in APAE film screenings activities. The choice of these films took place through a selection of some criteria. The selected films have intellectual disabilities are characters and films that may represent relevant content for the learning of these students. So we selected five films and themes to be discussed with the group. The selected films and the themes were: Simple as Amar, discussing love relationships / sexuality / family constitution, Door to door discussing work / autonomy and independence, my name is radio discussing discrimination and prejudice, the chosen room movie colleagues to discuss the importance of social ties (friendship) and The Memoirs of guardian, which addresses the issue of family rejection and prejudice on the intellectual disabled / Down Syndrome. The methodology used is the intervention research, being developed practical activities with the students. Thus, the research aims to discuss the theory of Multiple Intelligences in the field of special education and film by Alain Bergala perspective.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Persegueiro, Karoline Gessiane [UNESP]2016-10-27T17:38:23Z2016-10-27T17:38:23Z2016-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14446000087485433004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-11T06:12:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144460Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:59:52.305429Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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