Intervenção e avaliação inclusivas: estudo de caracterização do desenvolvimento do potencial em jovens com necessidades específicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Maria Helena Sequeira Iglésias Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/19790
Resumo: Este estudo centra-se na intervenção e avaliação inclusivas com o objectivo de caracterizar o desenvolvimento do potencial de alunos, com necessidades educativas específicas que desenvolvem projectos inovadores. A fundamentação teórica apoia-se no modelo inclusivo de Ainscow (1998) que propõe uma avaliação ajustada à diversidade dos alunos, reorganização das escolas para responder adequadamente a todos, e nos modelos sobre potencial humano de Gardner (2000) e Sternberg (1985) focalizados na multiplicidade da inteligência. No estudo empírico de carácter qualitativo com metodologia de estudo de caso de 4 jovens da APPACDM - Évora, utilizaram-se como instrumentos de recolha de informação: entrevista; análise documental; portefólios; observação/avaliação de competências. Os resultados demonstraram que a avaliação inclusiva centrada nas potencialidades facilita a caracterização da funcionalidade de cada um na diversidade dos domínios do desenvolvimento. Os portefólios fomentaram uma avaliação follow-up, destacando-se a autoavaliação, o registo das mudanças do aluno, o feedback contínuo aos professores, aluno e fann1ia. ABSTRACT: This study focuses on the inclusive assessment and intervention in order to characterize the development potential of students with special educational needs who develop innovative projects. The theoretical framework relies on Ainscow's inclusive model (1998) which proposes an assessment tailored to student’s diversity, school’s reorganization to respond appropriately to everyone, and in models of human potential of Gardner (2000) and Sternberg (1985) focused at the multiplicity of intelligence. ln the empirical study of the qualitative methodology with a case study of 4 youths of APPACDM - Évora, were used, as instruments for collecting information: interviews, documental analysis, portfolios, observation and evaluation skills. The results showed that inclusive assessment focused at the potentialities facilitates the characterization of the functionality of each one in the diversity of fields development. Portfolios fostered a follow-up evaluation, especially the self-assessment, registration of students changes and continuous feedback to teachers, students and families.
id RCAP_f1aafd70ef897c741b821cf36eb9830d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/19790
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção e avaliação inclusivas: estudo de caracterização do desenvolvimento do potencial em jovens com necessidades específicasPráticas inclusivasAvaliação das inteligências múltiplasPotencial humanoNecessidades educativas específicasInclusive practicesEvaluation of multiple intelligencesHuman potentialSpecial educational needsEste estudo centra-se na intervenção e avaliação inclusivas com o objectivo de caracterizar o desenvolvimento do potencial de alunos, com necessidades educativas específicas que desenvolvem projectos inovadores. A fundamentação teórica apoia-se no modelo inclusivo de Ainscow (1998) que propõe uma avaliação ajustada à diversidade dos alunos, reorganização das escolas para responder adequadamente a todos, e nos modelos sobre potencial humano de Gardner (2000) e Sternberg (1985) focalizados na multiplicidade da inteligência. No estudo empírico de carácter qualitativo com metodologia de estudo de caso de 4 jovens da APPACDM - Évora, utilizaram-se como instrumentos de recolha de informação: entrevista; análise documental; portefólios; observação/avaliação de competências. Os resultados demonstraram que a avaliação inclusiva centrada nas potencialidades facilita a caracterização da funcionalidade de cada um na diversidade dos domínios do desenvolvimento. Os portefólios fomentaram uma avaliação follow-up, destacando-se a autoavaliação, o registo das mudanças do aluno, o feedback contínuo aos professores, aluno e fann1ia. ABSTRACT: This study focuses on the inclusive assessment and intervention in order to characterize the development potential of students with special educational needs who develop innovative projects. The theoretical framework relies on Ainscow's inclusive model (1998) which proposes an assessment tailored to student’s diversity, school’s reorganization to respond appropriately to everyone, and in models of human potential of Gardner (2000) and Sternberg (1985) focused at the multiplicity of intelligence. ln the empirical study of the qualitative methodology with a case study of 4 youths of APPACDM - Évora, were used, as instruments for collecting information: interviews, documental analysis, portfolios, observation and evaluation skills. The results showed that inclusive assessment focused at the potentialities facilitates the characterization of the functionality of each one in the diversity of fields development. Portfolios fostered a follow-up evaluation, especially the self-assessment, registration of students changes and continuous feedback to teachers, students and families.Universidade de Évora2017-01-17T16:39:22Z2017-01-172010-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/19790http://hdl.handle.net/10174/19790porEsc. C. S.mhpalma@gmail.com676Palma, Maria Helena Sequeira Iglésias Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:09:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/19790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:11:28.621284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção e avaliação inclusivas: estudo de caracterização do desenvolvimento do potencial em jovens com necessidades específicas
title Intervenção e avaliação inclusivas: estudo de caracterização do desenvolvimento do potencial em jovens com necessidades específicas
spellingShingle Intervenção e avaliação inclusivas: estudo de caracterização do desenvolvimento do potencial em jovens com necessidades específicas
Palma, Maria Helena Sequeira Iglésias Rodrigues
Práticas inclusivas
Avaliação das inteligências múltiplas
Potencial humano
Necessidades educativas específicas
Inclusive practices
Evaluation of multiple intelligences
Human potential
Special educational needs
title_short Intervenção e avaliação inclusivas: estudo de caracterização do desenvolvimento do potencial em jovens com necessidades específicas
title_full Intervenção e avaliação inclusivas: estudo de caracterização do desenvolvimento do potencial em jovens com necessidades específicas
title_fullStr Intervenção e avaliação inclusivas: estudo de caracterização do desenvolvimento do potencial em jovens com necessidades específicas
title_full_unstemmed Intervenção e avaliação inclusivas: estudo de caracterização do desenvolvimento do potencial em jovens com necessidades específicas
title_sort Intervenção e avaliação inclusivas: estudo de caracterização do desenvolvimento do potencial em jovens com necessidades específicas
author Palma, Maria Helena Sequeira Iglésias Rodrigues
author_facet Palma, Maria Helena Sequeira Iglésias Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Maria Helena Sequeira Iglésias Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas inclusivas
Avaliação das inteligências múltiplas
Potencial humano
Necessidades educativas específicas
Inclusive practices
Evaluation of multiple intelligences
Human potential
Special educational needs
topic Práticas inclusivas
Avaliação das inteligências múltiplas
Potencial humano
Necessidades educativas específicas
Inclusive practices
Evaluation of multiple intelligences
Human potential
Special educational needs
description Este estudo centra-se na intervenção e avaliação inclusivas com o objectivo de caracterizar o desenvolvimento do potencial de alunos, com necessidades educativas específicas que desenvolvem projectos inovadores. A fundamentação teórica apoia-se no modelo inclusivo de Ainscow (1998) que propõe uma avaliação ajustada à diversidade dos alunos, reorganização das escolas para responder adequadamente a todos, e nos modelos sobre potencial humano de Gardner (2000) e Sternberg (1985) focalizados na multiplicidade da inteligência. No estudo empírico de carácter qualitativo com metodologia de estudo de caso de 4 jovens da APPACDM - Évora, utilizaram-se como instrumentos de recolha de informação: entrevista; análise documental; portefólios; observação/avaliação de competências. Os resultados demonstraram que a avaliação inclusiva centrada nas potencialidades facilita a caracterização da funcionalidade de cada um na diversidade dos domínios do desenvolvimento. Os portefólios fomentaram uma avaliação follow-up, destacando-se a autoavaliação, o registo das mudanças do aluno, o feedback contínuo aos professores, aluno e fann1ia. ABSTRACT: This study focuses on the inclusive assessment and intervention in order to characterize the development potential of students with special educational needs who develop innovative projects. The theoretical framework relies on Ainscow's inclusive model (1998) which proposes an assessment tailored to student’s diversity, school’s reorganization to respond appropriately to everyone, and in models of human potential of Gardner (2000) and Sternberg (1985) focused at the multiplicity of intelligence. ln the empirical study of the qualitative methodology with a case study of 4 youths of APPACDM - Évora, were used, as instruments for collecting information: interviews, documental analysis, portfolios, observation and evaluation skills. The results showed that inclusive assessment focused at the potentialities facilitates the characterization of the functionality of each one in the diversity of fields development. Portfolios fostered a follow-up evaluation, especially the self-assessment, registration of students changes and continuous feedback to teachers, students and families.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-01T00:00:00Z
2017-01-17T16:39:22Z
2017-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/19790
http://hdl.handle.net/10174/19790
url http://hdl.handle.net/10174/19790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
mhpalma@gmail.com
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136596964933632