Artes visuais e emoções: uma ligação para o conhecimento emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andreia Catarina Figueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35846
Resumo: O presente relatório remete-se às práticas desenvolvidas no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio em Educação de Infância I, II e III. Este apresenta uma investigação abrangente aos contextos de estágio, divididos em quatro momentos, dois em cada contexto, de creche e de jardim de infância. O estudo intitulado “Artes Visuais e Emoções: uma ligação para o conhecimento emocional”, tem como objetivos compreender melhor o que são as emoções, como é que as emoções se desenvolvem nas crianças e de que forma as emoções podem ser ligadas às artes visuais. Para atingir estes objetivos, tentei responder à questão de investigação: “Como promover o conhecimento emocional através de atividades de artes visuais, em educação de infância?”. A metodologia de investigação utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi a investigação qualitativa e a investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha e registo de dados recorri à observação, aos registos fotográficos, às notas de campo e às entrevistas realizadas às educadoras cooperantes. Com base nas técnicas e instrumentos de recolha, descrevo e analiso as intervenções realizadas nos contextos, acompanhando-as de fotografias, notas de campo e recorrendo à visão das educadoras cooperantes obtidas através das entrevistas. Ao longo do processo de investigação e com o apoio dos momentos de estágio, apercebi-me que as emoções são um tema muito pouco abordado em educação de infância e que por isso, detêm um papel de pouca importância. Aliando o meu gosto pessoal pelas artes visuais ao interesse pela temática das emoções em contexto de educação de infância, percebi que existe uma ligação entre ambas as áreas e que o educador tem um papel fundamental enquanto intermediário.
id RCAP_6e37f8435d9498afca331f4be61454f5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/35846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Artes visuais e emoções: uma ligação para o conhecimento emocionalEducação de InfânciaCrecheJardim de InfânciaArtes VisuaisEmoçõesConhecimento EmocionalEarly Childhood EducationNurseryKindergartenVisual ArtsEmotionsEmotional KnowledgeO presente relatório remete-se às práticas desenvolvidas no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio em Educação de Infância I, II e III. Este apresenta uma investigação abrangente aos contextos de estágio, divididos em quatro momentos, dois em cada contexto, de creche e de jardim de infância. O estudo intitulado “Artes Visuais e Emoções: uma ligação para o conhecimento emocional”, tem como objetivos compreender melhor o que são as emoções, como é que as emoções se desenvolvem nas crianças e de que forma as emoções podem ser ligadas às artes visuais. Para atingir estes objetivos, tentei responder à questão de investigação: “Como promover o conhecimento emocional através de atividades de artes visuais, em educação de infância?”. A metodologia de investigação utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi a investigação qualitativa e a investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha e registo de dados recorri à observação, aos registos fotográficos, às notas de campo e às entrevistas realizadas às educadoras cooperantes. Com base nas técnicas e instrumentos de recolha, descrevo e analiso as intervenções realizadas nos contextos, acompanhando-as de fotografias, notas de campo e recorrendo à visão das educadoras cooperantes obtidas através das entrevistas. Ao longo do processo de investigação e com o apoio dos momentos de estágio, apercebi-me que as emoções são um tema muito pouco abordado em educação de infância e que por isso, detêm um papel de pouca importância. Aliando o meu gosto pessoal pelas artes visuais ao interesse pela temática das emoções em contexto de educação de infância, percebi que existe uma ligação entre ambas as áreas e que o educador tem um papel fundamental enquanto intermediário.This report refers to the practices developed in the Masters Degree in Pre-School Education, within the Curricular Units of Internship in Early Childhood Education I, II and III. It presents a comprehensive investigation of the contexts of internship, divided into four moments, two in each context, nursery and kindergarten. The study entitled “Visual Arts and Emotions: A Link to Emotional Knowledge” aims to better understand what emotions are, how emotions develop in children and how emotions can be linked to the visual arts. To achieve these goals, I tried to answer the research question: “How to promote emotional knowledge through visual arts activities in childhood education?”. The research methodology used for the development of this study was the qualitative research and action research. As techniques and tools for gathering information I resorted to observation, photographic records, field notes and interviews with cooperating educators. Based on the techniques and instruments of collection, I describe and analyse the interventions carried out in the contexts, accompanying them with photographs, field notes and using the view of the cooperating educators obtained through the interviews. Throughout the research process and with the support of the internship moments, I have realized that emotions are a very little addressed topic in childhood education and therefore have a minor role. Combining my personal taste for visual arts with an interest in the subject of emotions in the context of early childhood education, I realized that there is a connection between both areas and that the educator has a fundamental role as an intermediary.Felício, PedroRepositório ComumFernandes, Andreia Catarina Figueira2021-03-08T15:41:35Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/35846TID:202579492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/35846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:38.643273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Artes visuais e emoções: uma ligação para o conhecimento emocional
title Artes visuais e emoções: uma ligação para o conhecimento emocional
spellingShingle Artes visuais e emoções: uma ligação para o conhecimento emocional
Fernandes, Andreia Catarina Figueira
Educação de Infância
Creche
Jardim de Infância
Artes Visuais
Emoções
Conhecimento Emocional
Early Childhood Education
Nursery
Kindergarten
Visual Arts
Emotions
Emotional Knowledge
title_short Artes visuais e emoções: uma ligação para o conhecimento emocional
title_full Artes visuais e emoções: uma ligação para o conhecimento emocional
title_fullStr Artes visuais e emoções: uma ligação para o conhecimento emocional
title_full_unstemmed Artes visuais e emoções: uma ligação para o conhecimento emocional
title_sort Artes visuais e emoções: uma ligação para o conhecimento emocional
author Fernandes, Andreia Catarina Figueira
author_facet Fernandes, Andreia Catarina Figueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felício, Pedro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Andreia Catarina Figueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Infância
Creche
Jardim de Infância
Artes Visuais
Emoções
Conhecimento Emocional
Early Childhood Education
Nursery
Kindergarten
Visual Arts
Emotions
Emotional Knowledge
topic Educação de Infância
Creche
Jardim de Infância
Artes Visuais
Emoções
Conhecimento Emocional
Early Childhood Education
Nursery
Kindergarten
Visual Arts
Emotions
Emotional Knowledge
description O presente relatório remete-se às práticas desenvolvidas no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio em Educação de Infância I, II e III. Este apresenta uma investigação abrangente aos contextos de estágio, divididos em quatro momentos, dois em cada contexto, de creche e de jardim de infância. O estudo intitulado “Artes Visuais e Emoções: uma ligação para o conhecimento emocional”, tem como objetivos compreender melhor o que são as emoções, como é que as emoções se desenvolvem nas crianças e de que forma as emoções podem ser ligadas às artes visuais. Para atingir estes objetivos, tentei responder à questão de investigação: “Como promover o conhecimento emocional através de atividades de artes visuais, em educação de infância?”. A metodologia de investigação utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi a investigação qualitativa e a investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha e registo de dados recorri à observação, aos registos fotográficos, às notas de campo e às entrevistas realizadas às educadoras cooperantes. Com base nas técnicas e instrumentos de recolha, descrevo e analiso as intervenções realizadas nos contextos, acompanhando-as de fotografias, notas de campo e recorrendo à visão das educadoras cooperantes obtidas através das entrevistas. Ao longo do processo de investigação e com o apoio dos momentos de estágio, apercebi-me que as emoções são um tema muito pouco abordado em educação de infância e que por isso, detêm um papel de pouca importância. Aliando o meu gosto pessoal pelas artes visuais ao interesse pela temática das emoções em contexto de educação de infância, percebi que existe uma ligação entre ambas as áreas e que o educador tem um papel fundamental enquanto intermediário.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2020-11-01T00:00:00Z
2021-03-08T15:41:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/35846
TID:202579492
url http://hdl.handle.net/10400.26/35846
identifier_str_mv TID:202579492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135386016940032