Conceções e práticas sobre emoções em faz-de-conta no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Filipa Nepomuceno Ramirez
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5645
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Teatro na Educação
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spelling Conceções e práticas sobre emoções em faz-de-conta no jardim de infânciaFaz-de-contaJardim de infânciaCompetências emocionaisEmoçõesDesenvolvimento emocionalPretend playNursery schoolEmotional skillsEmotionsEmotional developmentDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Teatro na EducaçãoAs emoções estão presentes em todos os momentos da vida de todos os seres humanos, dos mais novos aos mais velhos, e a capacidade de lidar com elas in-terfere no bem-estar de cada um. Através da investigação que está na base desta dissertação, que assumiu o formato de estudo de caso, pretendeu-se conhecer as conceções de uma educadora e as práticas concretas do seu grupo, para com-preender em que medida a brincadeira de faz-de-conta proporciona a emergência de competências emocionais de crianças entre os três e os seis anos. A educa-dora foi escolhida por conveniência num jardim de infância da rede pública do concelho de Cascais, por seguir um modelo de trabalho na área de faz-de-conta/teatro que se enquadra no paradigma da educação artística. A amostra de crianças foi definida aleatoriamente a partir do seu grupo, no ano letivo de 2014-2015. Os dados foram recolhidos através de três técnicas distintas – entrevista semies-truturada, questionário de respostas abertas e observação direta, com captação videográfica. Numa primeira fase realizou-se a entrevista e o questionário à edu-cadora, com o objetivo de compreender as suas conceções sobre as variáveis em análise (faz-de-conta e desenvolvimento emocional). Os dados recolhidos nas ob-servações realizadas em três sessões de faz-de-conta espontâneo foram transcri-tos para fichas de observação naturalista. O tratamento dos dados dos inquéritos foi realizado em conjunto através de análise de conteúdo e o das observações através de procedimento estatístico. Os resultados do estudo permitem afirmar que emergem das brincadeiras de faz-de-conta de crianças entre os três e os seis anos manifestações de competências emocionais, em particular de comportamentos pró-sociais. As competências de nomeação emocional não foram observadas. Tendo em conta o enquadramento teórico mobilizado (Fehr & Russ, 2014; Guimarães e Costa, 1996; Gottman & De-Claire, 1999; entre outros) e os resultados obtidos, fica patente a relevância do faz-de-conta enquanto prática que poderá contribuir para a promoção do bem-estar emocional de crianças entre os três e os seis anos.Abstract Emotions long last every moment throughout all human beings lifetime, from the youngest to the eldest and the ability to deal with emotions interferes with each one's wellbeing. Throughout the research which supports this study, a case study, it was intended to assess what the nursery school teacher’ concepts were as well as atual practices within the group, to apprehend engagement in pretend play as a means of activating emotional skills in children between three and six years old. The nursery school teacher was suitability chosen from a Nursery public school in Cascais, for ensuing a pretend (and dramatic) play working model which lies within the scope of the artistic education paradigm. The sample of children was randomly defined within the teacher’s group for the 2014-2015 school year. Data were collected through three dissimilar techniques - semistructured interview, open-ended questionnaire and non-participating direct observation with video cap-ture. At an initial stage the teacher was interviewed and a questionnaire was held in order to understand what her concepts were of the variables under review (Pre-tend Play and emotional development). Data was collected from the observation carried out in three spontaneous Pretend Play sessions and later transcribed into naturalistic observation files. The handling of survey data was conducted simulta-neously through content analysis and observation of statistical procedures. The results of the study show that children between three and six years old, when engaging in pretend play actively try-out emotional skills and particularly prossocial roles of life. Emotional nomination skills were not detected. Concerning the theo-retical framework (Fehr & Russ, 2014; Guimarães and Costa, 1996; Gottman & DeClaire, 1999; among others) and the results achieved, it is clear the importance of pretend play as a practice that can contribute to the promotion of emotional well-being of children between three and six years old.Falcão, MiguelAlmeida, TiagoRCIPLPereira, Filipa Nepomuceno Ramirez2016-02-05T15:45:20Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5645TID:201344670porPereira, Fi. N. (2015). 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